Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

WordPress ou Blogger? Qual é o melhor? Saiba os prós e contras!

23/01/2017 às 13:59 Hospedagem de Sites WordPress

WordPress ou Blogger? Qual é o melhor? Saiba os prós e contras!

WordPress ou Blogger? Qual é o melhor? Saiba os prós e contras!

Todo iniciante que começa a criar um site tem uma dúvida comum que fica martelando na cabeça: qual será a melhor plataforma gratuita, WordPress ou Blogger? Pois é, elas são as principais e mais disputadas, parecidas apenas no fato de permitirem a hospedagem de um site simples e com algumas limitações, porque, de resto, muda muita coisa. 

Veja também nosso post: Criar blog   

Por isso, neste artigo você irá descobrir qual o melhor investimento, a criação de site em WordPress ou no Blogger. Listamos os prós e os contras de cada um e essas informações te ajudarão bastante na hora de escolher. Só vale lembrar que trata-se do serviço gratuito, e não daqueles que têm mais recursos e estão disponíveis geralmente em um servidor de hospedagem profissional. Vamos lá?

WordPress X Blogger: Comparação

Propriedade

O Blogger é um serviço de blogs fornecido pela Google, aquela empresa que todo mundo conhece e ama. É gratuito, confiável na maioria das vezes, e eficiente para  todas as publicações que você deseja fazer para seu site. No entanto, ele não é sua propriedade. A Google executa esse serviço diretamente e tem o direito de acesso a ele a qualquer momento. Ou seja, caso a página vá contra a política de privacidade ou receba várias denúncias, pode sair do ar e pegar você de surpresa.

Já com o WordPress, você usa um provedor de hospedagem próprio para hospedar seu site. Você é livre para decidir quanto tempo quer executá-lo e quando deseja desativá-lo. Além disso, todos os dados estão sob seu controle, assim como as informações que compartilha com terceiros. Logo, tem uma boa vantagem sobre o concorrente nesse quesito preliminar.


Controle

Blogger é um serviço aperfeiçoado, mas com ferramentas muito limitadas, permitindo que você execute apenas tarefas específicas em seu site. As coisas que você pode fazer em seu ‘’blogspot’’ são restritas e não tem como reverter esse quadro, ou seja, ter acesso às ferramentas que deixem seu site otimizado. 

O WordPress, por sua vez, é um software de código aberto, assim você pode facilmente estendê-lo para adicionar novos recursos. Existem milhares de plugins do WordPress que permitem modificar e expandir o conjunto de recursos padrão, como adicionar uma loja ao seu site, criar portfólio, entre outras funções. Comparando o WordPress com Blogger para sites de negócios, por exemplo, o WordPress é considerado a melhor solução, ainda mais para tarefas de longo prazo.

Design e aparência

Por padrão, o Blogger fornece apenas um conjunto limitado de modelos a serem usados. Você pode modificar as cores e o layout desses tipos usando as ferramentas internas, mas não pode criar seus próprios layouts ou fazer modificações. Existem alguns modelos não oficiais do Blogger disponíveis, mas geralmente são de qualidade muito baixa.

Paralelo a isso, existem milhares de temas gratuitos e Premium para WordPress que permitem criar sites profissionais facilmente, com testes rápidos, em alta qualidade e práticos de modificar e personalizar.

Portabilidade

Mover seu site do Blogger para uma plataforma diferente é uma tarefa complicada. Há um risco significativo de que você perca o seu SEO e outros recursos durante a portabilidade. Mesmo a plataforma permitindo exportar o seu conteúdo, seus dados permanecerão nos servidores do Google por um longo tempo.

Já usando WordPress, você pode mover o seu site em qualquer lugar que você deseja, para um novo servidor de hospedagem, mudando o domínio e até para outros sistemas de gerenciamento de conteúdo. Isso sem perder nenhum recurso importante e primordial para a página. 


Segurança

Usando o Blogger, você tem a vantagem adicional da robusta plataforma segura do Google. Assim, não precisa se preocupar com o gerenciamento dos recursos do seu servidor, protegendo seu blog ou criando backups necessários para não perder conteúdo.

O WordPress também é bastante seguro, mas precisa ser o responsável pela segurança e backups. Há muitos plugins do WordPress que ajudam bastante, mas é preciso se atentar para que tudo seja feito da melhor forma e sem prejuízos para seu site. 

Suporte

O Blogger tem uma documentação muito básica e um fórum de usuários que não é muito interessante. Em termos de suporte, não há recursos otimizados, ainda mais quando comparado com o concorrente. 

O WordPress, por sua vez, conta com um sistema de apoio comunitário muito ativo. Há documentação online, fóruns da comunidade e salas de bate-papo do IRC onde você pode obter ajuda de usuários experientes e desenvolvedores. Além do apoio desses grupos, existem muitas empresas de hospedagem que oferecem suporte premium para o WordPress.

Perspectivas Futuras

Vale esclarecer que o Blogger não recebeu nenhuma atualização importante recentemente. Há tempos ele se mantém com a mesma estrutura e nada de tão surpreendente para os usuários. Segundo especialistas, o que se viu foi o Google acabar com serviços populares, como o Google Reader. Nisso, como a empresa detém todos os direitos da plataforma, pode acabar com ela quando achar conveniente e pouco funcional. Tudo depende das estratégias do grupo, que dificilmente levarão em consideração os desenvolvedores que optam por essa plataforma. 

O WordPress muda bastante quando colocado lado a lado com o concorrente, pois é um software de código aberto. Isso significa que seu futuro não depende de uma empresa ou indivíduo único. É desenvolvido por uma comunidade de desenvolvedores e usuários, sendo o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular do mundo, com milhares de empresas e pessoas que dependem dele para manter seus projetos ativos. Por isso as perspectivas futuras são ótimas!

Pois é, você viu que há muitas diferenças entre o Blogger e o WordPress. A plataforma do Google não é tão incrível quanto parece, logo, o WordPress é a melhor indicação para desenvolvedores iniciantes que desejam ver seu site crescer com muitos recursos interessantes. Se você estava na dúvida, agora já deve estar mais tranquilo e pronto para dar início a seu projeto. Que tal?

Mais do que usar a ferramenta gratuita, assinar um serviço de hospedagem de site completo é primordial para qualquer página que precisa crescer. Então, não perca tempo em contratar seu plano com uma empresa confiável e com muitas vantagens, como a ISBrasil. Para saber mais, entre em contato.

Até a próxima!
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: