Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

VPS e Cloud: Quais diferenças e como saber qual usar?

27/11/2017 às 19:43 Ajuda

VPS e Cloud: Quais diferenças e como saber qual usar?

Quem trabalha com sites sabe da grande importância que um bom servidor e um bom serviço de hospedagem fazem a diferença. Deixar o site sair do ar ou pior, ver ele ficar todo desconfigurado por contas de invasões ou erros no sistema, é uma situação constrangedora para qualquer empreendedor. Nos dias atuais, tem se falado muito sobre o VPS e o Cloud Server, ambos são tipos de hospedagem e é essencial optar por um dos dois para manter seu site seguro. É preciso conhecer as principais vantagens e desvantagens de cada um, dentro de suas respectivas capacidades.

A escolha por um ou por outro irá influenciar diretamente o sucesso do seu site, principalmente se a sua empresa tem foco ou só trabalha no mercado digital, o que reforça a importância de uma boa aplicação. Essas alternativas são essenciais para garantir o bom funcionamento do seu negócio. Apesar terem pontos semelhantes, ambos são tipos distintos, cada um com suas vantagens, por isso sabre das características de cada um é muito importante para identificar as possibilidades e as formas que cada hospedagem pode ajudar na sua explicação.

Confira algumas características sobre cada um destes servidores de hospedagem:

VPS

A sigla significa: Servidor Virtual Privado. O VPS é um servidor dedicado em algumas áreas, atuando como um servidor individual. Resumindo, o servidor se trata de uma máquina que roda diversas aplicações como sites e softwares, porém disponibiliza espaço exclusivo para seus usuários. Esse servidor é uma solução barata e é indicado para clientes com necessidades específicas, que precisam de determinados recursos, como memória e processador, o que funciona melhor para certos tipos de negócios do que um servidor compartilhado consegue oferecer.

Porém, mesmo com sendo um servidor dedicado em parte, as configurações e segurança são de responsabilidade de que utiliza, o que gera alguns riscos, principalmente em relação a disponibilidade de horários, o que dificulta caso haja problemas nas aplicações, já que não há suporte contratado.

Cloud Server

Contratar uma hospedagem em Cloud Server significa que você terá seu serviço feito através de um espaço na nuvem e não numa máquina física. A estrutura é formas por máquinas físicas que dividem recursos na nuvem. Com isso, caso exista problema entre os servidores, o risco de problemas no seu site não serem corrigidos a tempo é menor, o que aumenta sua segurança em relação ao suporte. Esse tipo de hospedagem também dá a opção de escalar recursos, ou seja, conforme seu site for crescendo, você pode adquirir mais recursos para encorpar o seu sistema.

Confira também outras vantagens do Cloud Server.

Esse é um ponto que facilita para qualquer negócio. Ao hospedar o seu site por um servidor de Cloud Server você pode aumentar os recursos a qualquer momento, já que na nuvem não há limitações como numa máquina física, por exemplo. O Cloud Server deve ser contratado de acordo com as necessidades de sua empresa.

Principal diferença e semelhança desses servidores

O principal ponto em comum é os dois atuam como servidores dedicados. Mesmo assim, a principal diferença é em relação ao suporte de ambos, já que o VPS atua com uma máquina física e o Cloud Server utiliza a nuvem, o que amplia um pouco as possibilidades.

Vantagens e Desvantagens do VPS

  • Boa opção para quem precisa de mais memória e processador, se tornando uma alternativa do que um servidor compartilhado.
  • Não há como trocar dados entre clientes, já que os arquivos são separados por contar com uma máquina física individual para cada usuário.
  • Esse servidor pode ser reiniciado sem afetar outros servidores.

Vantagens do Cloud Server

  • O servidor é escalável, o que dá a possibilidade de aumentar os recursos quando quiser.
  • É um servidor mais seguro, já que caso uma das máquinas físicas que compõe o sistema, outro servidor assume sem deixar sua aplicação sair do ar.
  • O cliente pode escolher o seu próprio sistema operacional.
  • A hospedagem não é afetada caso seu sistema tenha um pico de acesso.

Desvantagens do VPS

  • Não tem suporte em caso de problemas no servidor, o usuário é 100% responsável por configurações e segurança.
  • Caso um servidor VPS falhe, todos os outros que fazem parte dele também irão falhar.
  • A CPU pode ser afetadas caso um VPS esteja com alta exigência.
  • Esse tipo de servidor não é escalável, ou seja, seu servidor está restrito. Resumindo, ao atingir a capacidade máxima do sistema, não há opções para aumentar os recursos, o que faz o usuário migrar para outro servidor, o que pode durar alguns dias e prejudicar sua empresa.

Desvantagens do Cloud Server

  • Para configurar o sistema é preciso ter bastante conhecimento técnico.

Qual é a melhor opção?

Ao pensar em negócios não há uma unanimidade entre a escolha do seu sistema, não há como apontar, a escolha depende das necessidades de sua empresa.

O VPS é indicado para sites que estão começando e não tem uma audiência muito grande, e por isso não sofrerá com picos de acesso. Essa opção também tende a ser mais barata do que o Cloud Server. Mesmo oferecendo recursos de um servidor dedicado, o servidor virtual privado é mais barato do que esse tipo de servidor mais individual.

Se o seu projeto apesar de novo, depender de muitos recursos ou se seu projeto tem como objetivo aumentar recursos dentro de um prazo determinado, escolher o Cloud Server pode ser uma melhor opção, por ser mais flexível.

Além das vantagens, o Cloud Server dá a possibilidade de escalar recursos, o que dispensa a migração dos servidores, favorecendo o seu site, já que o modelo disponibiliza espaço em nuvem, e utiliza diversas máquinas físicas para dar suporte.

Caso o seu site não pode em hipótese alguma ficar fora do ar, a melhor opção seria o Cloud Server que consegue lidar melhor com a queda e problemas em servidores, porém ambas as opções são bastantes interessantes e tem suas vantagens e desvantagens para uso.

Gostou? Confira nossas dicas e conheça o servidor de Cloud Gerenciado. Conheça os planos da ISBrasil para o servidor Cloud Server

Gostou de nosso post? Compartilhe: