Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Você sabe quais são os canais de Marketing Digital?

13/07/2022 às 21:45 Ajuda

Você sabe quais são os canais de Marketing Digital?

Toda interação entre uma empresa e seu público com a finalidade de vender um produto ou serviço está englobada no conceito de marketing. Com o advento do marketing digital, o número de possibilidades se multiplicou exponencialmente.

Entendendo a empresa como um emissor de mensagens e o público-alvo da marca como o receptor, resta compreender melhor os canais pelos quais essa comunicação se desenvolve e como esse processo acontece em diferentes tipos de formas de contato.

Um dos processos principais no desenvolvimento de uma empresa bem estruturada é a formulação de um entendimento, sobre em quais canais de marketing digital essa empresa deverá estar presente, tudo vai depender do meio mais coerente com o público.

Várias questões devem ser levadas em conta ao realizar a escolha de investimento em um determinado canal de marketing. A possibilidade de investimento, a capacidade de acompanhamento de métricas e segmentação de linguagem e formato, entre outros fatores.

Se uma marca de bateria 80 ampere está buscando alcançar um número maior de pessoas mais conectadas e interessadas por um conteúdo relacionado à empresa, atuar nas redes sociais é uma boa alternativa, pois esse canal atende à demanda da estratégia.

Os canais de marketing digital são atualmente a principal origem de público consumidor, antes de chegar até o site ou instalação física da empresa, o cliente passará por fases preliminares.

No meio digital, esse passo anterior ao contato com o consumidor pode ser rastreado, otimizado e incentivado. As plataformas de marketing digital reúnem os diferentes canais de acordo com a sua origem.

“Social” é o termo técnico utilizado para as redes sociais, quando o público chega diretamente na empresa é chamado canal direto; e-mails, pesquisas, anúncios e referências são outras possibilidades de canais de marketing digital relevantes.

 

Quais são os canais de marketing digital disponíveis?

Compreender qual é o canal correto para aplicar uma determinada ação de marketing é tão importante quanto entender como e para quem a mensagem está destinada.

Os canais de marketing são os meios pelos quais as empresas conseguem contatar seu comprador.

Como todo termo abordado, estudado e explorado no marketing digital, os canais para ações marketeiras tem uma definição dinâmica e ampla, diversos padrões podem ser adotados para compreender o veículo que conecta vendedores e compradores.

Antes de tudo é importante compreender que todas as ações correm em algum meio, no marketing digital existem diversos parâmetros que podem ser relacionados com um canal e cada meio possui especificações diferentes que se adaptam a demandas diversas.

Para que uma empresa possa escolher entre diferentes canais de venda, um dos modelos de definição é o utilizado pelo Google, dividindo os canais de marketing digital em diferentes fontes de visitas.

  • Tráfego social; 

  • E-mail; 

  • Busca orgânica; 

  • Referência; 

  • Tráfego direto; 

  • Mídia paga. 

Uma empresa terceirizada de limpeza deve compreender que dentro dos canais relacionados às redes sociais o foco não é a marca, mas sim como ela pode interferir na vida do seu público.

Seja para empresas que conversam diretamente com o público ou que vendem para outras empresas, o foco da comunicação deve ser apresentar uma identidade e uma humanização que conecta com o público alvo da marca.

As redes sociais têm um papel muito claro e eficiente nas estratégias de marketing digital, a função mais potente desse canal é a geração de um encanto ou um despertar de interesse. Para isso a empresa pode gerar conteúdo como soluções de problemas, dicas, etc.

Com essas características, as redes sociais se constituem como excelente opção para primeiro contato com a empresa. Aqui a comunicação será desenvolvida para atrair e criar interesse com a marca.

A segmentação das redes sociais é outra questão fundamental. Isso permite à empresa comunicar diretamente com o seu público consumidor. Mantendo um relacionamento de utilidade e convencendo pessoas que ainda não consumiram a tomar a decisão de compra.

Empresas de diversos ramos como manutenção de válvulas industriais têm encontrado no e-mail marketing uma boa fonte de resultados para sua estratégia de promoção. Essa estratégia é direcionada para o curto prazo e é uma das que apresentam os melhores resultados.

Esse meio é bastante barato, com um investimento contido é possível alcançar uma grande base de pessoas cadastradas na campanha. Além de ter a entrada positiva para a venda direta, o endereço virtual também é um bom meio para nutrir relacionamentos e educar.

As buscas online também são um ecossistema responsável por conectar diversas empresas e consumidores. Chamado de tráfego orgânico, esse canal de marketing muitas vezes é entendido como o mais difícil de ser alcançado, mas oferece resultados mais consistentes.

A performance do canal direto vai depender de muitas questões, uma das mais relevantes é a presença de links da empresa nas buscas segmentadas, para reforçar esse ponto é preciso investir em SEO, Searching Engine Optimization, que são técnicas que melhoram os resultados,

Até em segmentos específicos como martelo pneumático industrial existe uma grande concorrência, por isso o site deve investir em criação de conteúdo e em infraestrutura de SEO, assim os domínios da marca chegam até mais pessoas.

A própria presença em resultados do Google ou em páginas do facebook são formas de gerar referências para o site, o mesmo pode ser feito junto a domínios menores de parceiros ou fornecedores.

Quando um conteúdo da marca é reproduzido em diversos domínios, os links que direcionam para o espaço de uma empresa de curso de nr 1, aumentando o número de acessos.

Em suma, os canais de marketing digital tendem a crescer e a se diversificarem cada vez mais, porque essa estratégia é capaz de oferecer uma grande capacidade de segmentação do público-alvo, de mensuração dos resultados e performance e o baixo custo inicial. 

Qual a importância de investir em canais de marketing digital

Todo tipo de comunicação depende do estabelecimento de um meio que atenda a alguns parâmetros que validam esse processo, quando se trata do marketing digital, os meios são parte fundamental da composição das estratégias de crescimento das empresas.

Para uma comunicação assertiva é necessário entender quais são as possibilidades oferecidas pelo marketing digital, das quais melhor atendem às demandas da empresa e que alcançam a audiência com maior efetividade.

Quando uma empresa investe em um site mas não na estrutura adequada para que as pessoas cheguem até o seu domínio, é como se ela abrisse a loja e instalasse um portão de correr fechado sem o controle, para otimizar os resultados é preciso conhecer canais.

Além de verificar se o canal de marketing digital é o mais eficiente, é necessário entender se ele se conecta com os hábitos virtuais da audiência da empresa, assim compreendendo quem é o seu público-alvo.

Uma das ferramentas mais sofisticadas e eficientes para isso é a criação de uma persona, um personagem semifictício que representa uma vista geral do público consumidor. A partir desse entendimento é possível entender qual abordagem será mais viável e rentável.

Entender os mecanismos mais eficientes entre os canais de marketing digital pode ser tão complicado quanto quebrar uma chave codificada chevrolet. Com isso é necessário ter um olhar afiado ao mercado para tomar a melhor decisão.

Um olhar atento pode identificar na concorrência quais ações atuam com maior eficiência e além de replicar, é possível aprimorar a presença digital da sua empresa com base na análise de conjuntura da empresa e do mercado como um todo.

Outro fator fundamental para a escolha mais precisa dos meios de atuação no marketing digital, está a compreensão do seu produto e onde ele pode se destacar e encontrar o público correto com um bom discurso de venda.

Diferentes canais dependem de uma atenção maior ou até um investimento mais significativo, portanto o orçamento e o tempo disponível para a campanha devem estar conectados à decisão final. 

Considerações finais

O marketing envolve toda a interação entre uma pessoa e uma empresa que tem como propósito atrair e vender. Essa comunicação ocorre em um meio, esse espaço pode ser físico ou digital e é estudado como diferentes formas de marketing.

O marketing digital expandiu o leque de possibilidades de conexão, atração, conversão e vendas que cumprem diferentes funções estratégicas para alcançar resultados. Uma empresa de barra de led 12v automotiva tem muitas possibilidades.

Para tomar as decisões corretas sobre qual meio interagir é necessário ter um largo conhecimento das opções viáveis, suas aplicações, funções e qual é a que cumpre melhor as demandas do projeto a partir do resultado pretendido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: