Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Você sabe o que é mobile first design?

16/04/2019 às 17:16 Ajuda

Você sabe o que é mobile first design?

O mercado dos designers é um dos que mais sofre transformações. Um designer que tinha todas as ferramentas para realizar seus trabalhos em 2010, por exemplo, não teria chance alguma no mercado de hoje em dia.

A explicação para isso é fácil, as tecnologias avançam, as ferramentas mudam e se aprimoram e novos tipos de dispositivos surgem. A junção de todos esses fatores foi o que fez o mobile first design existir, por exemplo.

E ainda que isso não seja exatamente uma novidade, é extremamente importante entender do que se trata. E aí, você sabe o que é o Mobile First Design? Se não, não tem problema. No texto de hoje vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre esse conceito.

O que é Mobile First Design?

Por definição mobile first design é um conceito usado em web design e na concepção de websites. Com base nesse conceito, uma versão otimizada para dispositivos móveis é criada primeiro e depois expandida.

Sendo assim, a estratégia “mobile first” segue a tendência de que cada vez mais usuários acessarão sites com seu smartphones ou tablets e não com os famosos computadores de mesa.

E no que isso muda no trabalho dos designers? Muita coisa! Desenvolver um site visualmente não significa fazer apenas que ele tenha um bom aspecto e que as pessoas que o acessem se sintam confortáveis ao o acessar, apesar de isso ser também importante.

É necessário pensar além, como no que mais atrai o olhar do usuário, onde ele mais costuma clicar e porque certas páginas geram mais cliques do que outras.

Essas questões fundamentais sofreram uma grande importância com o advento do mobile first design e essa é uma das razões do porque esse tipo de design é tão importante hoje em dia.

Você já conhece o nosso serviço de Loja Virtual? Nós possuimos preços a partir de R$39,00 mensais com 40 produtos (cada plano tem sua quantidade de produto limite). Teste por 30 dias grátis e confira todas as vantagens que esse serviço pode te oferecer!

Por que o Mobile First Design é tão importante?

Se você quer que seus usuários tenham a melhor experiência possível dentro do seu site tanto em dispositivos móveis quanto em desktops, o design direcionado para dispositivos móveis deve ser prioridade.

Não apenas porque a maior parte dos acessos vem deles, mas também porque é muito mais fácil que algo feito para uma tela menor seja bem visto em uma tela maior do que o contrário.

Você não precisa se preocupar com restrições de recursos para dispositivos móveis ou com o carregamento mais lento ao usar um dispositivo móvel.

O Google também não vai penalizar você por isso, pois seu website será carregado rapidamente de qualquer dispositivo de visualização.

Podemos então concluir que o mobile first design é importante porque é ele que vai fazer com que usuários que venham de todos os tipos de dispositivos, sejam móveis ou não, tenham uma boa experiência ao acessar o seu site.

E isso começa, inevitavelmente, com você adotando uma abordagem de first mobile design.

Leia também: Como aumentar o tráfego de sua loja virtual?

Principios do Mobile First Design

Se você não sabe o que é o Mobile First design, uma das primeiras coisas que deve aprender são os princípios que ele utiliza. Isso porque eles servem como uma base para que todo o resto seja criado ao seu redor, ou seja, são as regras elementares desse tipo de conceito.

O mobile first design surgiu de um problema: Como faço para que a leitura de sites em dispositivos móveis seja feita com facilidade? Foi pensando nisso que os princípios desse tipo de design começaram a surgir.

Não como respostas engessadas e formulas prontas para serem aplicadas, mas com a algumas outras questões fundamentais para seu desenvolvimento.

  • ·Qual é o aspecto central do meu site?
  • ·Quais elementos do meu site são absolutamente necessários para seu design?
  • ·Quais áreas devem funcionar tanto em desktops quanto em dispositivos móveis?
  • ·Para qual tamanho de tela meu conteúdo é feito?

Regras fundamentais do mobile first design

É a partir dessas perguntas vistas no tópico anterior que as regras para o mobile first design começaram a ser criadas. Algumas delas são:

Prioridades invertidas

Se há alguns anos atrás a prioridade era fazer sites que se encaixassem bem em desktops, hoje em dia é necessário fazer um site que possa ser bem visualizado em qualquer tipo de dispositivo, principalmente em smartphones, já que eles são os responsáveis pela gigantesca maioria dos acessos à internet hoje em dia, não importa qual seja o tipo de usuário.

Código-fonte reduzido

Certas funções, como JavaScript, nem sempre são levadas em consideração no mobile first design.

O site em si pode ser programado diretamente em em HTML, o que pode alterar bastante o trabalho de diversos tipos de profissionais, incluindo os designers.

Degradação graciosa

Outra regra fundamental para quem quer saber o que é mobile first design. O termo degradação graciosa surgiu da necessidade de ter uma função de design no maior número possível de navegadores e plataformas.

Designers de todas as partes queriam aproveitar as novas tecnologias sem excluir usuários com configurações que não tinham suporte.

A conclusão geral foi criar e oferecer a melhor experiência possível e, então, explicar cada possível degradação e garantir que, apesar de quaisquer deficiências, o site permaneça funcional.

Aprimoramento progressivo

Nesta regra, você coloca o seu melhor pé em frente na plataforma móvel, proporcionando aos usuários com espaço mínimo na tela, poder de processamento e plugins de terceiros uma experiência incrível que tanto parece ótimo e funciona perfeitamente.

Conforme a necessidade, o site pode ser gradualmente "aprimorado" e até mesmo completamente repensado para plataformas maiores com menos restrições

É claro que essas não são as únicas regras que existem, mas se você quer saber o que é mobile first design, elas são as principais para que você comece a entender melhor o que ele é e porque fazer sites responsivos e pensados principalmente para dispositivos móveis é tão importante hoje em dia.

Leia também: Passos para montar sua loja virtual

Entender conceitos como o do mobile first design significa estar atualizado com as tendências do mercado. Isso é importante para você em diversos sentidos.

Primeiro porque você vai estar preparado para qualquer exigência do tipo que clientes seus fizerem e, segundo, porque os clientes sabem quem são os profissionais que buscam estar sempre atualizados e sabem que é com esses que realmente vale a pena trabalhar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: