Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Vida de Webdesign - Como convencer seus clientes a fechar a criação de Site?

30/01/2018 às 17:10 Ajuda

Vida de Webdesign - Como convencer seus clientes a fechar a criação de Site?

A vida de webdesigners não é fácil como muitos pensam. Muitas vezes, o profissional é novo no mercado e não conhece estratégias de venda para vender serviços como a criação de um site. Isso porque é diferente vender um produto digital que é altamente personalizável, dependendo do projeto, o que aumenta os desafios para convencer consumidores a se tornarem clientes. Lembre-se sempre que neste caso você é o produto. Assim como advogados, cabeleireiros e consultores, o webdesigner é o foco principal neste caso. Sempre que se vende um serviço, o profissional é o produto principal e em cima dele que as estratégias de vendas devem rondar todas ações de vendas.

Na criação de sites, você vende um produto que ainda não existe e por isso é essencial que você cumpra aquilo que promete para que seu trabalho ganhe credibilidade no mercado. Uma vantagem é que neste caso você pode fornecer um produto sensacional, mas você deve realmente ser capaz de produzi-lo, diferentes de produtos físicos em que o consumidor está vendo o produto. Outro ponto que deve ser considerado é o prazo de entrega, já que a criação de um site não acontece de um dia pro outro, por isso é preciso orçar o tempo necessário para desenvolver um projeto. O prazo de entrega deve nortear sua produção para que você consiga entregar o resultado esperado, atingindo as expectativas de um cliente.

A busca por clientes também não é fácil, ou é preciso correr atrás de clientes locais ou então entrar numa feroz concorrência para vender seus serviços na web. Por isso, é interessante mapear onde está o seu público para conseguir chamar a atenção dele mais facilmente e garantir mais trabalhos.

Confira algumas dicas para conseguir vender mais criação de site:

Ganhe credibilidade no mercado!

Ao vender serviços, você está vendendo sua própria produção, o que exige um gasto maior de tempo e esforço para que o resultado atenda as expectativas. Estabelecer credibilidade no mercado é difícil e não acontece do dia pra noite. Desenvolver um bom relacionamento com os clientes leva tempo e se entender com eles para a realização de um projeto é essencial para a criação de um site.

Definir o seu valor é fundamental para fechar vendas no mercado digital. Sendo assim, elenque os benefícios que seu serviço oferece, mostre o que você sabe fazer, agregue o máximo de valor profissional possível para passar a ser reconhecido com um profissional de excelência no mercado. Entre as maneiras para gerar credibilidade com clientes está a criação de uma boa imagem profissional. Passar uma boa primeira impressão é essencial para fechar mais vendas. Ter uma imagem bacana lhe favorecerá no convencimento e na conquista de novos clientes.

Outra dica é não se levar a sério apenas por conta de diplomas e certificados na área. Apesar deles serem importantes, é essencial que você seja prático. Use isso a seu favor e mostre como cada formação pode ajudar a criar um site com a cara de seus clientes. Em vez de dizer que é formado em designer e tem X anos de experiência, diga que sua experiência lhe dá a capacidade de conseguir desenvolver trabalhos complexos por conta de seu conhecimento amplo na área. Dizer apenas que é experiente e que tem formação no ramo de atuação não garante e muito menos convence consumidores a fecharem um serviço com você.

Faça com que outros clientes que ficaram satisfeitos com seus serviços façam depoimentos e mostrem que realmente gostaram do seu trabalho. Essa é uma maneira de gerar uma “propaganda gratuita” sobre seu serviço. O boca a boca virtual é essencial para se tornar mais conhecido no mercado.

Criar um bom portfólio é uma boa opção para destacar seus melhores trabalhos. É a partir de trabalhos já realizados que você terá base para afirma que consegue desenvolver tal tipo de site sem nenhuma dificuldade, se mostrando capaz de realizar o serviço.

Confira também dicas para se tornar um blogueiro.

Seja claro sobre o que você pode fazer!

Um erro comum é enfeitar sobre os benefícios de seu serviço na hora de prospectar clientes. Na hora de vender a criação de site, é essencial que você entenda o que o cliente quer e consiga explicar claramente o que você pode fazer, de preferência dando dicas para incrementar ainda mais o projeto.

Ao vender serviços, você está vendendo algo intangível, ou seja, o cliente só pode imaginar como o site ficará, por isso sua explicação deve ser clara e objetiva para que ele consiga entender o que você pode fazer e como o site será feito. Ter clareza na hora de vender seu serviço é essencial para convencer e angariar novos clientes.

Ofereça informações suficientes para mostrar seus diferenciais perante a outros concorrentes de mercado. Destaque seus pontos fortes para conseguir mais trabalhos.

Seja flexível e entenda o que o cliente deseja!

Neste tipo de serviço, as pessoas não estão muito interessadas em saber o que você já fez. Claro, que isso pode chamar a atenção de clientes e fazer com que você passe a se tornar uma das opções para fechar um negócio, mas para vender a criação de sites é preciso passar uma sensação de confiança para desenvolver o site que o cliente deseja.

Para fechar uma venda será precisa mostrar claramente aos consumidores que você é capaz de realizar os seus desejos. Explique tudo o que você pode fazer, mostre que entendeu o que ele prefere e tire todas as suas dúvidas, demonstrando o máximo interesse pelo trabalho.

Além de passar uma ideia geral do que você pode oferecer, é preciso demonstrar o que você pode fazer num caso específico. Cada cliente irá querer um site diferente, então é preciso mostrar que você está pronto para desenvolver sites dos mais simples aos mais complexos para ganhar o serviço.

Nunca venda criação de site do mesmo jeito para todos os seus clientes, neste ramo cada consumidor deve ser tratado de forma específica, já que o serviço é altamente personalizável.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e baixe o Ebook Como Vender Criação de Site. Conheça o nosso serviço de Hospedagem WordPress

Gostou de nosso post? Compartilhe: