Vendarketing: 4 dicas para virar um profissional

18/08/2018 às 16:46 Loja Virtual

Vendarketing: 4 dicas para virar um profissional

O vendarketing é um conceito que surgiu a pouco tempo no mercado e visa unir os setores de vendas e marketing, como forma de integração e aumentar na conversão e na geração de leads.

Por isso, muitos profissionais estão buscando saber como eles podem se tornar bons profissionais de vendarketing e é isso que vamos mostrar nesse texto.

Bom, se você se interessou e abrir para ler artigo, com certeza, você já entende o conceito e a importância da união destes setores para uma empresa chegar ao sucesso.

Mas calma, se você ainda não entende o que é e como funciona o vendarketing, vamos falar um pouco mais sobre ele, antes de darmos as dicas.

Para muitos profissionais é muito importante adquirir conhecimento na área e se tornar um bom profissional de vendarketing, mas para isso é necessário desenvolver algumas habilidades que falaremos no decorrer desse texto.

O que é vendarketing?

Como já é notável, o termo vendarketing surgiu da junção entre as palavras vendas e marketing.

Esse conceito tem como objetivo promover a integração entre os setores de vendas e de marketing de uma empresa para que a geração de oportunidades de negócios seja mais efetiva.

Em suma, a ideia é acabar com os conflitos entre os setores, o que acaba prejudicando o trabalho de muitas empresas.

O vendarketing pode ser aplicado através da criação de processos padronizados que visam alinhar os objetivos, as métricas a serem analisadas por cada setor e definir qual é a função de cada profissional para que toda a jornada de compras do cliente, principalmente a etapa de passagem entre o meio e fundo do funil seja otimizada.

Bom, depois de saber um pouco melhor o que é o vendarketing, é hora de darmos as dicas que prometemos para que você se torne um profissional da área, vamos lá!

Saque bastante de marketing e de vendas

Tudo bem, essa dica é meio obvia, mas é necessário lembrarmos disso. Muita gente acha que é possível virar um profissional de vendarketing sabendo pouca coisa de cada um.

É fundamental entender a fundo como funciona o funil de marketing e o processo de vendas, antes de pensar em atuar no setor.

O primeiro ponto é aprender sobre marketing, é aonde o processo de vendarketing se inicia. A maioria dos dados para analisar as métricas de vendas são gerados pelo marketing.

É preciso saber como a estratégia da empresa acontece, definindo que são as personas do seu negócio.

A parte de marketing é indispensável para o profissional de vendarketing. Essa área envolve bastante os indicadores de performance, trabalha com as taxas de conversão e nela é possível identificar possíveis falhas no processo mais facilmente, corrigindo antes de prejudicar uma compra.

Tudo o que o marketing trabalha é essencial para o vendarketing e deve ser observado com total destreza.

Resumindo, adquirir um conhecimento apenas superficial não irá te transformar num profissional de vendarketing, por mais que você entenda tudo de vendas.

Por outro lado, também não adianta saber tudo sobre marketing e nada sobre vendas. É preciso ter um conhecimento equilibrado.

Além de entender como o marketing consegue atrair e gerar leads, é preciso desenvolver aptidão por vendas, para entender como fechar um negócio. É importante entender qual é o modelo de vendas aplicados na empresa onde você trabalha e conhecer os demais meios de gerar vendas.

Para finalizar esse tópico, vale ressaltar que você não deve esquecer que os setores ainda funcionam separadamente, ou seja, cada um com seus profissionais e gestores, eles apenas unificaram seus processos.

Confira quais são as vantagens de criar um blog.

Saiba trabalhar em grupo

Como já dissemos acima, o conceito de vendarketing surgiu por que marketing e vendas não conseguiam se entender.

E um dos motivos que contribui para isso é o péssimo trabalho em grupo de ambos os setores.

 Por isso, é muito importante saber trabalhar em grupo para alinhar os processos e unifica-los.

Apenas a boa convivência em grupo é o que fará essa estratégia dar certo em sua empresa, por isso se você não consegue lidar bem com os demais funcionários, trabalhe em cima disso.

A dica aqui é entender sobre ambas as partes, como explicamos acima, e ter paciência e pensamento crítico para estimular o trabalho em equipe e gerar discussões proveitosas entre os setores para chegar a melhor opção.

Seja organizado

Para trabalhar com vendarketing é preciso ser muito organizado. Quem trabalha em um dos setores sabe o quanto isso é importante! Se você já trabalha com marketing ou vendas, sabe que para acompanhar o andamento do outro setor é preciso ter tudo sob controle.

Ter controle sobre ambas as partes requer muita atenção a processos, documentações e planilhas.

Por isso, é importante gastar um tempo para buscar o máximo de aplicação possível neste ponto.

Dessa maneira é possível evitar erros bobos e deixar de gerar conflitos entre os setores, já que é com isso que o vendarketing promete acabar.

Além disso, se você estiver com todos os números organizados será possível gerar insights incríveis que podem garantir inúmeras oportunidades de negócio para sua empresa.

Seja bom em resolver problemas

Por último e não menos importante, coloque uma coisa na cabeça: o bom profissional de vendarketing é aquele consegue ter êxito na resolução de problemas.

Tendo isso em mente, é possível trabalhar para corrigir as falhas de sua estratégia e tornar a integração entre vendas e marketing mais produtiva.

Como profissional da área é sua função entender como os setores estão funcionando e como eles se relacionam entre si.

Somente dessa maneira será possível aplicar ações de vendarketing para eliminar possíveis conflitos e confusões que estejam ocorrendo entre os setores.

Gostou das dicas? Confira mais em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: