Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Veja o que é preciso avaliar para aumentar o engajamento no Facebook

12/09/2018 às 09:56 Redes Sociais

Veja o que é preciso avaliar para aumentar o engajamento no Facebook

Conseguir aumentar o engajamento no Facebook é o sonho de muitas empresas e neste texto vamos falar sobre algumas maneiras para fazer isso.

Quem trabalha nas redes sociais, sabe que fazer marketing é difícil, já que essa plataforma passa por atualizações constantes de suas diretrizes.

Dessa maneira, é preciso estar sempre atento aos novos recursos trazidos por elas para aumentar o engajamento e o alcance orgânico de páginas e perfis no Facebook.

É essencial que você consiga acompanhar as métricas sociais dessa rede social para entender como é possível adotar uma estratégia de marketing consistente.

Para isso, é preciso primeiro entender o que é engajamento, então vamos lá:

O nível de engajamento de uma página não se mede pela sua quantidade de curtidas como muitos pensam. Essa métrica além de estimular a vaidade e o ego dos profissionais de marketing ela basicamente não serve de nada.

O nivel de engajamento esta cada vez menor

Ninguém compra seus produtos ou anuncia em sua página visando o número de seguidores que ela tem, mas sim quantos destes seguidores participam ativamente dela.

Em outras palavras, uma página de 200 mil seguidores pode ter um nível de engajamento maior do que uma página com 1 milhão, por exemplo.

Confira também o que é preciso saber antes de abrir sua loja virtual.

Seguindo esta lógica, o engajamento é a interação que seu público tem com sua empresa através de uma página no Facebook.

Além de curtir a página, você deve incentivar os usuários a comentarem e participarem ativamente dela para que o nível de engajamento aumente.

E como aproveitar os novos recursos? Bom, nos últimos tempos o Facebook percebeu que apenas os botões curtir e compartilhar e a aba de comentários não era mais suficiente para estimular os usuários que utilizam a plataforma.

Por isso, foram lançados vários recursos nessa área. Muitos botões de reação foram implementados e testados na rede social.

Isso permite com que atualmente os usuários possam expressar de forma mais clara o seu sentimento em relação as postagens na rede social.

O lançamento do Facebook Stories também aconteceu para estimular o engajamento, já que executivos da rede que também é dona do Instagram, onde os Stories são um grande sucesso, perceberam que levar o recurso para o Facebook seria interessante.

Teste nossa Loja Virtual por 30 dias grátis.

Como estimular e avaliar o nível de engajamento da minha empresa no Facebook?

As mudanças no Facebook levaram os profissionais de marketing a reorganizarem suas estratégias e o foco passou a ser a construção de conversas significativas dentro da plataforma.

Como o Facebook agora dá mais opções de reações aos usuários da plataforma, e muitas delas são relacionadas a emoções, é possível se aproveitar e estimular conversa mais amplas dentro da rede social.

Agora, o usuário pode ser expressar mais livremente e claramente e isso torna a experiência dele bem melhor e por isso eles passam mais tempo dentro do Facebook, o que é essencial para empresas que visam aumentar seu nível de engajamento.

Teoricamente, quanto mais tempo os usuários passarem no Facebook, mais as páginas e os anúncios da rede serão interessantes para anunciantes, por exemplo.

O Facebook passou a avaliar melhor as reações e classifica-las de acordo com a sua importância.

Pensando no modelo antigo, a curtida é a reação menos expressiva, já que basta apenas um clique e isso requer muito pouco esforço do usuário.

É por isso que o número de curtidas de uma postagem ou de uma página não pode ser usado como uma das principais métricas de engajamento.

Ainda no modo antigo, o Facebook considera que compartilhar ou comentar uma publicação é algo mais valioso.

Com as novas reações, as sensações tidas em uma postagem deixaram de ser apenas o fato de o usuário ter gostado do post.

Cada reação agora propõe uma nova noção do valor da ação dos usuários dentro da plataforma.

Antes, uma curtida era menos valiosa do que um comentário que era menos valioso do que um compartilhamento, agora o engajamento vai muito além disso. O usuário pode demonstrar o quanto ele se identifica com cada postagem.

Em contrapartida, avaliando ainda reações antigas, se percebeu que os comentários são mais valiosos do que os compartilhamentos.

Isso por que, de acordo com estudos, fazer as pessoas conversarem com sua página no Facebook é mais difícil do que fazê-las compartilhar seu conteúdo e isso passou a ser mais considerado pela rede social.

Em relação as novas reações, é preciso avaliar como vários “hahaha” tem efeito sobre sua audiência, por exemplo. Isso deve ser avaliado de acordo com o contexto da postagem. Se você posta um conteúdo sobre humor, por exemplo, ter várias reações do gênero pode identificar que seu público gostou da publicação.

Reações a publicação 

Se você posta uma notícia triste ou algo chocante e passar a receber mais reações como “Grr” e “Sad”, isso pode ser sinal de que o público está revoltado ou triste com a notícia e isso não tem nada a ver com a sua marca.

Existem diversos fatores que influenciam os usuários a reagirem de uma forma ou de outra, entre elas estão sua formação de caráter, formação cultural, entre outras.

É preciso ir mais a fundo e entender essas questões para avaliar claramente o nível de engajamento de uma página.

Quem ganha nessa hora são os profissionais de marketing que conseguirem interpretar de maneira assertiva as reações nas postagens de suas empresas.

É preciso identificar o por que que seu público reage de um jeito a um tipo de conteúdo e age diferente a outros.

Entender essa relação é a chave para aumentar o nível de engajamento no Facebook e fazer com que sua página vire referência dentro da rede social.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: