Veja o passo a passo para o lançamento de um produto de sucesso

09/06/2019 às 21:32 Loja Virtual Marketing

Veja o passo a passo para o lançamento de um produto de sucesso

Lançar um novo produto no mercado é uma tarefa árdua, que exige bastante empenho e gera muita expectativa.

Neste artigo, vamos listar um passo a passo simples de como preparar o lançamento de um produto de sucesso, explicando um pouco sobre o antes, durante e o depois do lançamento.

Um produto de sucesso é aquele que será lembrado por um bom tempo. E para o lançamento de um produto ser considerado um sucesso, é preciso ter uma excelente estratégia.

A primeira afirmação que podemos dar sobre este assunto é: independente da qualidade ou do potencial de vendas do produto lançado, o sucesso do lançamento depende de uma boa estratégia de marketing.

Deixar de se preocupar com o processo de lançamento é dar um “tiro no pé”. Mas como fazer um lançamento?

É mais simples do que se imagina, por isso fizemos um passo a passo para lhe ajudar a tornar o lançamento dos seus próximos produtos em um grande sucesso.

Estabeleça a buyer persona do seu produto

Quando decidir lançar um novo produto, é preciso montar um plano de marketing. E este plano deve ser norteado pela definição da buyer persona.

Uma estratégia para o lançamento só terá a real efetividade, se sua empresa souber quem é o público do produto.

O ideal é que você não utilize as personas já definidas pelo seu time de marketing. Foque em criar uma persona específica para o produto que será lançado.

Assim, é possível definir os principais perfis de clientes e mesclá-los para ter mais assertividade.

Definir a sua buyer persona é essencial para montar toda a estratégia de lançamento. Dessa forma, é possível criar ações que sejam específicas para este perfil de clientes e isso deve potencializar as chances de sucesso do lançamento.

Confira também: O que é preciso montar uma loja virtual?

Estude o mercado para preparar o lançamento do seu produto

Realizar um estudo de mercado é essencial, mesmo que a sua empresa já tenha tempo no setor.

A sua intenção deve ser estudar como anda o seu mercado, assim poderá entender as principais necessidades do seu público e criar gatilhos para um lançamento de sucesso.

O estudo também serve para apontar qual é o melhor momento para lançar o seu produto no mercado.

O ideal é que o lançamento seja num período de alta de compras, e que não tenha concorrência com nenhum outro novo produto de concorrentes. Somente analisando o mercado, você conseguirá encontrar o momento certo para o lançamento.

 Depois de estudar o mercado, você deve definir a data de lançamento e começar a educar o seu público. E uma excelente maneira de fazer isso é através do marketing de conteúdo.

Crie textos para topo, meio e fundo de funil, destacando as vantagens e as características do seu produto, de acordo, com a etapa do cliente na jornada de compra.

Outro ponto importante para a preparação é ensaiar o lançamento e isso pode ser feito internamente.

Divulgue um press release de imprensa para seus colaboradores e possíveis amigos, se possível, também faça uma pequena apresentação do produto para eles. Dessa forma, você poderá afinar a sua estratégia de lançamento.

Faça a divulgação do lançamento do produto

Agora, é hora de definir a data e o formato do lançamento do seu produto. E isso deve começar cerca de 15 dias antes do lançamento.

Isso porque é preciso preparar o público e a mídia para a novidade, então não quem como ser em cima da hora e nem faltando muito tempo para o lançamento do produto.

Também é importante dentro da sua estratégia ter bem definidos os canais de comunicação para a divulgação do lançamento do produto.

Essa é uma maneira eficaz de garantir que a persona e a mídia estarão por dentro das características e funcionalidades do produto dias antes do lançamento.

Opte por fazer o lançamento do produto em um evento

Em todos eventos de qualquer setor são lançados novos produtos. Nos principais congressos de tecnologia, por exemplo, as grandes empresas lançam suas novidades.

Da mesma forma, acontece no mundo dos filmes, que esperam eventos para lançar um novo trailer e anunciar a data que o filme chega aos cinemas.

Então, uma boa ideia é lançar o seu produto em um evento do seu setor de atuação. Essa é uma excelente dica, já que esses eventos costumam ter bastante público e bastante divulgação, o que garante que o seu novo produto chegará ao conhecimento do seu público.

Uma maneira caseira de fazer o lançamento interno é fazer uma live nas redes sociais da sua empresa.

Assim, você pode divulgar o evento com antecedência, gerando expectativa no público e fazer o lançamento nas redes sociais, mostrando as funcionalidades do seu novo produto, tirando as dúvidas da sua audiência e com uma boa promoção, fechando vendas de imediato.

Monitore os indicadores de performance do lançamento (KPIs)

Isso é muito importante para saber se o lançamento do seu produto é um sucesso. Analisar métricas como ROI, por exemplo, após alguns dias do lançamento é importante para entender se a abordagem do seu produto está funcionando.

Também é preciso ficar de olho nas taxas de conversão do produto e no feedback dos clientes. Como o produto é novo, o ideal é que você esteja ainda mais ligado nos indicadores.

Eles podem lhe ajudar a entender quais canais de comunicação estão lhe ajudando nas vendas e quais não são efetivos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: