Veja como converter visitantes do seu blog em clientes da sua loja virtual

05/01/2019 às 09:40 Loja Virtual

Veja como converter visitantes do seu blog em clientes da sua loja virtual

Atualmente, muitas lojas virtuais já possuem uma estratégia de marketing de conteúdo ativa. E muitas delas já conseguem gerar um bom tráfego orgânico.

O problema é que elas não conseguem converter esses usuários. E nesse texto vamos mostrar como converter visitantes do seu blog em clientes da sua loja virtual, então leia até o final!

Uma das principais queixas dos donos de e-commerces é que a taxa de conversão de visitantes em clientes é baixíssima.

E isso continua acontecendo mesmo que o blog esteja crescendo o número de visitas mês após mês.

E uma taxa de conversão boa depende de toda a sua estratégia de marketing de conteúdo e de vendas.

É preciso fazer com que o visitante do seu site, possa ter a confiança e o interesse necessário para ir até a sua loja virtual e comprar um produto.

É preciso encontrar aonde estão os erros que estão prejudicando esse processo e corrigi-los.

Confira também: 5 passos para montar sua loja virtual.

Como encontrar os problemas de conversão do meu blog?

Bom, existem muitos erros que apesar de pequenos acabam prejudicando estratégias de marketing como um todo.

Um erro grave, por exemplo, é focar em palavras-chave que atraem leitores, mas que não atraiam compradores.

Funil de Vendas

Criar conteúdo para topo e meio de funil é essencial, claro. Porém, é preciso identificar palavras-chave que possam levar o seu cliente adiante.

Em algo momento do seu conteúdo, você deve leva-lo para o próximo passo.  

E como fazer isso? Com conteúdo promocional? Não.

Você deve identificar quais são as principais necessidades dos seus potenciais clientes e investir nelas, assim ao entrarem num texto de topo de funil, suas dicas possam despertar nele a vontade de começar a pensar numa compra.

Layout

O seu site possui links no layout? No corpo do texto? Links nos vídeos? Menciona nas redes sociais? Etc.

Um erro menor, mas bastante comum é ter métodos de conversão pouco otimizados. Pense bem, quais são as opções que você utiliza para oferecer para os visitantes do site, a sua loja virtual.

Muitas vezes o que acontece é que você não está expondo links da sua loja virtual no lugar correto ou não está investindo nisso.

Um link para sua loja virtual no rodapé ou no menu do seu site, por exemplo, não convertem como um link no meio de um texto para um produto relacionado aquele conteúdo específico.

Entendeu? Essa segunda forma pode ajudar a otimizar a conversão e focar em produtos específicos.

Você pode utiliza-la na hora de criar novos produtos, por exemplo.

O seu conteúdo é seu carro chefe, mas para ele ser um bom conversor, ele precisa dessas pequenas molas impulsoras que possam levar o visitante para o próximo passo e cada vez mais estar perto da venda.

Baixe já o nosso ebook Dicas de como prospectar clientes.

Como otimizar minha estratégia de conversão e fechar mais vendas?

Para que seu negócio venda mais, será preciso criar uma autoridade forte na internet.

Isso pode fazer com que sua loja virtual vire referência no seu segmento e assim tenha credibilidade a tal ponto que possa gozar de grande confiança rapidamente entre os novos visitantes.

E para isso é preciso entender o que seu cliente precisa e como você pode atende-lo.

E isso muda de empresa para empresa, por que públicos mudam, cada um tem suas necessidades, seus desafios, seus objetivos, etc.

Numa loja virtual, o seu conteúdo deve ser objetivo e no seu blog também.

Muitos criadores de conteúdo acabam fazendo textos enrolados, com informações pouco proveitosas e isso gera uma perda inestimável de conversões para sua loja virtual.

Crie conteúdo 

A primeira dica então é criar conteúdo que converte. E qual conteúdo converte? O conteúdo que visa tirar dúvidas e apresentar soluções ao cliente.

Como hoje em dia, a experiência do usuário é muito valorizada, um texto que chame a atenção do cliente será aquele sobre algo que ele queira entender.

E muitas vezes o cliente não está pronto para realizar uma compra, ele precisa obter mais informações, então faça isso com seu conteúdo e tenha paciência.

Agora, faça isso dentro de um foco. Dentro de cada conteúdo, utilize gatilhos e links que o levem para um conteúdo complementar ou mais completo, buscando leva-lo a compra mais rapidamente, mas através de meios coerentes e naturais.

O conteúdo precisa ser estratregico

Isso nos leva a nossa segunda dica que é: crie conteúdo estratégico. Uma das boas e novas estratégias de SEO é a Topic Clusters.

Basicamente, essa estratégia se baseia na criação de grupos de conteúdo sobre determinados assuntos.

Então dentro disso, você pode criar um conteúdo mais geral e completo, mas sem entrar a fundo em nenhum tópico específico.

E depois, criar um conteúdo menor e mais específico sobre cada tópico do texto geral, que possa abordar o assunto a fundo.

Assim, você pode atrair o seu cliente como um conteúdo mais genérico e mantém a atenção dele com outros conteúdos relacionados que possam sanar de vez suas dúvidas sobre certos assuntos. ]

E com isso, você pode colocar gatilhos com coerência que levem o cliente a sua loja virtual, fazendo com que a taxa de conversão aumente significativamente.

Estratégias de promoção de conteúdo

E por último, reveja as estratégias de promoção do seu conteúdo. Isto é importantíssimo! Aqui vale aquela máxima: Quem não é visto, não é lembrado!

É importante espalhar o link da sua loja virtual, de produtos específicos, em locais estratégicos do seu site.

Não pode apenas ter um ou outro link, é preciso que eles sejam postos em abundância na medida do possível.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: