Use a TI na gestão do conhecimento. Saiba como

08/07/2018 às 10:32 Ajuda

Use a TI na gestão do conhecimento. Saiba como

Com um mercado digital mais concorrido a cada dia, muitas empresas entendem que para criar diferenciais competitivos elas precisam ampliar sua capacidade de conhecimento, aumentando sua possibilidade de suprir demandas e lidar com projetos mais facilmente.

Compreender que estamos na era digital é uma das constatações que vários empreendedores têm tomado nos últimos tempos.

Não adianta mais manter o foco em soluções físicas e sim apostar no online para garantir o sucesso!

É por isso que o uso de tecnologias em empresas de diferentes tipos e tamanhos se tornou comum, principalmente no último triênio.

É através dela que é possível derrubar as barreiras do conhecimento e ter uma equipe mais forte e antenada sobre o mercado.

E por conta desse desenvolvimento tecnológico avançado, surgiu o conceito de gestão do conhecimento.

O que é gestão do conhecimento?

Bom, a gestão de conhecimento são maneiras de gerar mais valor para uma empresa. O que isso significa?

É simples! Seu negócio trabalha focado em mapear os possíveis ativos da empresa, agregando mais conhecimento e se tornando mais vantajoso para os clientes.

Achou um pouco complicado? Vou explicar melhor! No mundo digital é preciso ter uma noção de tudo o que a tecnologia oferece para agregar mais conhecimento a sua empresa.

A máxima aqui é: Mais conhecimento gera mais valor e consequentemente mais lucro.

Essa gestão organizacional com a aplicação desse conceito, pode ajudar a identificar novas possibilidades de agregar valor, como por exemplo, nova funcionalidade em produtos, a contratação ou o treinamento de funcionários para lidarem com habilidades mais complexas.

É por isso, que a gestão de conhecimento vem gerando um impacto tão positivo para empresas de qualquer tipo ou tamanho, e claro, esses benefícios acabam chegando ao consumidor final, o que é o mais importante.

Como implementar o uso de TI na gestão de conhecimento?

Aplicar ferramentas de TI é de grande valia para melhorar os resultados das estratégias de ação para sua empresa.

Considerando todos os processos da gestão de conhecimento, podemos pensar nos pontos em que o uso de tecnologia age diretamente para a implementação do conceito.

O TI, por exemplo, está diretamente ligado a criação de conhecimentos. Contar com desenvolvedores em sua equipe pode deixar a rotina de trabalho mais produtiva e acelerar o processo de desenvolvimento de novos diferenciais competitivos.

O uso recorrente das ferramentas de TI também podem atender as necessidades que sua empresa tem com o passar do tempo.

Hoje em dia, todo mundo está preocupação em criar soluções inovadoras e é a tecnologia da informação que dá o suporte para suprir essa necessidade.

Um avanço tecnológico dessa magnitude esquentou a competição global entre empresas e por isso elas dependem tanto dos serviços de TI para conseguirem serem mais inovadoras que as concorrentes. É uma queda de braço acirrada!

Criar conhecimento é fundamental para o sucesso de qualquer empresa no mundo digital e o TI tem um papel importantíssimo para que a gestão do conhecimento seja implantada com eficiência e gere resultados incríveis.

Saiba quais são as vantagens do streaming de vídeo.

Como ter sucesso com a gestão do conhecimento e a TI?

A princípio, os empreendedores devem se tocar que eles precisam lidar com as tendências tecnológicas, não há mais como fugir!

A gestão do conhecimento é o caminho para se criar soluções inovadoras da maneira mais fácil e prática, gerando mais vantagens competitivas para um negócio.

Manter uma equipe de TI é essencial, mas para isso é preciso entender e pensar na melhor forma de trabalho para estes profissionais dentro de um novo processo organizacional.

TI é resultado mensurável, TI é estratégia e o seu uso é contínuo, focado em oferecer suporte e reagir de forma positiva ao mercado.

Aceitar que as tecnologias é uma ferramenta importante para o ambiente corporativo e também no âmbito pessoal ajuda a entender a necessidade de gerar mais conhecimento.

Novos formatos de aprendizado são importantes para a geração de vantagens competitivas.

Para ter sucesso é preciso saber que a gestão do conhecimento não é uma moda passageira, ela faz parte da estratégia empresarial do seu negócio.

Vamos a prática! Como aplicar a gestão de conhecimento em sua empresa?

O primeiro passo é usar a tecnologia para mapear todo o conhecimento produzido pelo seu negócio.

É imprescindível conhecer cada processo para entender o que deve ser modificado e onde deve ser o principal foco de investimento.

Busque analisar no que consistem esses conhecimentos e como eles foram gerados. O segundo passo é nivelar o conhecimento de todos os seus colaboradores.

É importante dar a todos eles, as mesmas chances dentro da empresa, recebendo inúmeras informações que visam padronizar processos em busca da otimização do serviço.

Daí vem a importância da realização de treinamentos regulares, o que pode e deve ser facilitado pelo uso das tecnologias.

Gradualmente, seus funcionários estarão bem mais preparados e lidarão melhor com a alta competitividade do mercado.

Na área de TI, por exemplo, realizar esse processo de capacitação é extremamente importante para a qualificação desses profissionais.

Estimular a interação entre as equipes de diversos setores de sua empresa é uma excelente alternativa para aumentar o nível de conhecimento e o engajamento entre seus colaboradores.

Veja cada colaborador como um disseminador de conhecimento, isso vai facilitar a criação de mais conhecimento em seu negócio.

Assim como o mundo, sua empresa precisa girar e para isso é essencial que os funcionários consigam compartilhar conhecimento entre si.

Uma informação é apenas uma informação quando esse ciclo é fechada, mas quando ela é compartilhada, ela pode gerar insights valiosos para uma melhor tomada de decisão.

Muitos negócios vem crescendo devido a disseminação desse conceito. Implemente já em sua empresa!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Streaming de Áudio e Vídeo.

Gostou de nosso post? Compartilhe: