Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Usando o PHPinfo para verificar informações do PHP

01/11/2017 às 11:58 Ajuda

Usando o PHPinfo para verificar informações do PHP

Quando chega a hora de enviar seus arquivos para uma Hospedagem de Site ou migrar para um novo serviço, saber se o seu site será compatível é um ponto importante que você não pode deixar de lado, para sites mais simples, geralmente não temos problemas se o php estiver instalado e atualizado.

Mas quando temos uma aplicação mais robusta, como é o caso do WordPress, precisamos ter funcionando algumas opções a mais, que precisam estar habilitadas e atualizadas para que o seu site funcione perfeitamente.

Você só precisa ter acesso ao seu painel de hospedagem ou apenas ao FTP, todo o processo é muito simples e com ele você pode evitar problemas sérios, como o seu site parar de funcionar após uma migração.

Se você é freelancer e precisa sempre estar em dia com os seus projetos e deixar clientes satisfeitos, nada mais útil do que verificar corretamente o seu provedor de hospedagem antes de enviar um novo projeto.

Um único arquivo, muitas informações

Nem sempre você tem acesso a todo o painel de hospedagem quando está realizando um trabalho, mas basta ter uma conta de FTP e você pode realizar todas as consultas que precisa para verificar a compatibilidade da sua aplicação com o seu provedor de hospedagem.

Já vimos algumas vezes sites offline por conta da falta de uma extensão, por uma versão diferente da que foi desenvolvida,

Para visualizar as informações completas do seu servidor com PHP, basta criar um arquivo que vamos chamar de phpinfo.php, nele precisamos apenas inserir uma função do próprio php criada exatamente para trazer um resumo das configurações.

Basta salvar o seu novo arquivo e acessar através o seu domínio /phpinfo.php, exemplo, "seuproprionome.com.br/phpinfo.php", agora você tem uma lista completa dos módulos habilitados, das versões do php e dos seus complementos, e com isso basta verificar se tudo o que você precisa está presente no servidor ou se precisa ser instalado, alguns provedores não permitem personalizações, então sempre se informe antes.

Vale a pena buscar uma hospedagem dedicada para o seu tipo de projeto, nós oferecemos hospedagem com wordpress, otimizada e totalmente compatível com as versões mais recentes da plataforma e do php em sua versão 7, oferecendo alta performance e outras configurações essenciais.

Quais as vantagens de verificar a compatibilidade?

Alguns desenvolvedores podem acabar esquecendo que o seu ambiente de desenvolvimento local nem sempre é igual ao apresentado pelos provedores de hospedagem, em grande parte oferecem uma instalação do php atualizada e com módulos básicos habilitados, o que normalmente é o suficiente para uma hospedagem compartilhada e para os sites mais básicos que irão ser hospedados nela.

Mas nem sempre isso é o suficiente quando você cria projetos mais complexos, vale levar sempre em consideração o suporte prestado pelo seu provedor, ainda que seja fácil instalar um novo módulo que você precisa para tudo funcionar, nem sempre as configurações padrões são suficiente, seja com relação ao desempenho e ainda mais pela segurança.

Então sempre pesquise e pergunte o que a equipe de suporte pode fazer por você.

Como isso funciona na prática?

Quando você desenvolve em WordPress por exemplo, você pode verificar se os plugins estão com os requisitos mínimos atendidos, se não vai ter problemas para enviar e-mails de contato, entre outras utilidades.

Protegendo o seu arquivo phpinfo com senha

Para quem precisa deixar o arquivo online e se preocupa em não expor as configurações do seu servidor, uma função interessante presente nos servidores com apache é o .htpasswd, um arquivo que contém usuários e senhas que vão fazer parte da proteção padrão dos seus dados.

Você só precisa criar uma pasta no seu FTP e mover seu novo arquivo phpinfo.php para lá, e criar também o arquivo .htpasswd, que irá guardar seu usuário e senha, no formato: usuario:senha.

Exemplo:

usuarioteste:123456789

Crie também o seu arquivo .htaccess, que irá conter as informações de autenticação, exemplo:

AuthType BasicAuthName "Pasta Protegida"AuthUserFile /home/usuario-da-sua-hospedagem/public_html/phpinfo/.htpasswdrequire valid-user

Depois de configurar tudo, você já pode verificar sua página protegida por senha, seu diretório protegido estará assim:

public_html/├── phpinfo/│   ├── .htaccess│   ├── .htpasswd│   ├── .index.php ou phpinfo.php

Dessa forma somente você poderá acessar as informações sobre o seu servidor, isso ajuda a manter a consulta rápido, você pode acessar de qualquer lugar, e pode sempre comparar com um novo arquivo, quando necessário mudar de servidor. Você pode conhecer mais dicas em O que faz uma Hospedagem de Site ser de qualidade?

Conclusão

Apesar de ser uma informação básica para muitos desenvolvedores, alguns iniciantes ou curiosos podem fazer bom uso dessas dicas na hora de se manterem informados e buscarem a maneira correta de migrar seus arquivos ou verificar compatibilidade.

Seja uma hospedagem com wordpress ou uma Hospedagem de Site Essencial, você pode testar por 30 dias grátis.

Gostou de nosso post? Compartilhe: