Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Tudo sobre o Google Ads

05/02/2021 às 17:33 AdWords

Tudo sobre o Google Ads

Você provavelmente conhece ou pelo menos já ouviu falar no Google Ads. A ferramenta de links patrocinados do Google é, sem dúvidas, uma das maiores formas de alcançar o reconhecimento na internet e fortalecer o marketing digital.

Isso acontece porque com o uso do Google Ads é possível ranquear seu link nas primeiras posições do Google, mediante o pagamento por cliques que você receber. Inegavelmente isso trás uma grande vantagem no marketing digital, já que o trabalho de otimização SEO para alcançar as primeiras posições é bem lento e pode demorar semanas ou até meses.

Entretanto, não é tão simples assim obter as primeiras posições, nem mesmo com o Google Ads e se você não conhecer essa ferramenta pode acabar perdendo dinheiro.

O que é o Google Ads?

O Google Ads nada mais é que uma ferramenta de links patrocinados e funciona no sitema pay to click. Isto é, a partir de um valor pago por clique, você pode incluir seu link nas primeiras posições. Ok, até aí tudo bem simples. Inclusive, nós já falamos sobre motivos para utilizar o Google Ads.

Mas não é tão simples. Por exemplo, se a sua loja deseja anunciar “camisetas estampadas”, ela com certeza é apenas uma entre centenas ou talvez milhares oferecendo esse produto. Entretanto, o Google exibe uma quantidade limitada de anúncios pagos.

Logo, nem todos os interessados em anunciar pela palavra chave “camisetas estampadas” poderão ser contempladas. Por isso o Google Ads utiliza um sistema de leilão de palavras chaves e ao mesmo uma forma de medir a qualidade do que é entregue no link do anúncio.

Desta forma, a experiência do usuário é colocada em primeiro lugar: tanto o anúncio deve incluir conteúdo de qualidade, como também é preciso concorrer monetariamente pelas palavras chaves desejadas.

Porém, além dos anúncios exibidos diretamente nos resultados da sua pesquisa o Google disponibiliza uma série de recursos e formatos de anúncios em sites parceiros com banners e vídeos, no YouTube, etc.

Para se ter uma ideia do quão popular essa ferramenta vem se tornando, em 2011 o Google Ads foi responsável por 96% da receita total da empresa.

História do Google Ads

O Google Ads surgiu inicialmente como Google Adwords e foi a primeira forma encontrada de monetizar a ferramenta de buscas do Google.

Em 1998, quando o Google surgiu ele foi o primeiro buscado gratuito e essa ideia parecia ridícula para o empresariado da época. Afinal, como aquilo poderia vingar?

Acontece que o Google nunca foi pensado para ser um buscador e na verdade, desde o inicio ele foi criado para ser uma inteligência artificial, palavras do próprio Larry Page.

Mas por mais que a ideia fosse excelente, ela precisava se pagar e foi daí que surgiu a ideia de cobrar por cliques a troco de posicionar o seu link nas primeiras posições. Ao longo desse tempo a internet como um todo sofre diversas evoluções e consequentemente o Google e Google Ads também.

Atualmente podemos ver e vivenciar uma das mais recentes revoluções nesse sentido, visto que na última década o número de acessos ao Google por dispositivos móveis sofreu um grande aumento e hoje é a maioria dos acessos.

Por mais que isso pareça um detalhe, esse detalhe mudou toda a forma do Google Ads trabalhar. Uma vez que o Google prioriza a experiencia do usuário, todo seu algoritmo de posicionamento, bem como o Google Ads passaram a valorizar mais os sites responsivos que se adaptam melhor as telas dos smartphones, já que estes se tornaram maioria na rede mundial de computadores.

Indicador de anúncios

E é claro que uma plataforma que valoriza tanto a experiencia do usuário não iria simplesmente posicionar os anúncios na primeira posição sem nenhum aviso.

Todo anúncio que é posicionado nos resultados de pesquisa vem com uma etiqueta de “anúncio” para que o usuário saiba que aquela posição foi conseguida de forma paga.

Por mais que isso pareça irrelevante, a verdade é que alguns usuários simplesmente passam direto pelos anúncios e priorizam os resultados orgânicos. Notando isso, o Google tornou a etiqueta de anúncio mais discreta, mudando a cor do amarelo para verde.

Uma outra mudança feita para beneficio do usuário é a respeito da quantidade de anúncios exibidos nos resultados de pesquisa, que diminuiu de 3 para 4. Essa mudança gera menos poluição visual para o usuário e aumenta a concorrência entre os anunciantes que devem otimizar suas campanhas na briga por espaço.

Anúncio estendidos

Além disso, entre as atualizações que o Google Ads vem passando desde o seu surgimento, uma das mais notáveis e importantes para os anunciantes foi a mudança no formato padrão de anúncios.

Até 2016 o formato dos anúncios do Google Ads nos resultados de pesquisa era feito com um título de até 25 caracteres e mais duas linhas com 35 caracteres para descrição.

Após a atualização, esse formato passou a incluir mais textos o que dá aos anunciantes uma margem maior de trabalho. Para ser mais preciso, atualmente um anúncio nos resultados de pesquisa conta com dois títulos de 30 caracteres e uma linha de até 80 caracteres para descrição.

Mas não pense que a inclusão dos anúncios estendidos se limitou apenas a aumentar os caracteres. A verdade é que em 2016, época dessa atualização, a internet via o boom dos smartphones e a chegada dos anúncios estendidos foi também uma atualização que os tornou responsivos a esses novos dispositivos.

Exibição de preço

Uma outra atualização que acompanhou a era dos smartphones foi a exibição de preço.

Essa atualização em especifico é ativada apenas nas buscas por smartphones e disponibiliza nos próprios resultados da pesquisa o preço dos produtos do primeiro lugar na pesquisa.

É claro que, por se tratar de uma extensão direcionada a dispositivos móveis, é preciso que o site seja responsivo para poder oferecer essa opção ao usuário.

Vantagens de utilizar o Google Ads

Ao mesmo tempo que o Google Ads permite alcançar um grande público (afinal, quantas pessoas utilizam o serviço de buscas do Google?), ele também permite um excelente controle sobre o orçamento sem que você invista mais que o necessário. 

Isso sem falar também da capacidade de alcançar o cliente certo no momento certo. Assim, basta utilizar técnicas de comunicação efetivas em seus anúncios para aumentar as chances de venda. Entretanto, para otimizar todas essas vantagens é preciso conhecer bem a ferramenta do Google Ads e todas as suas funcionalidades

Todavia, enumeramos as principais vantagens obtidas com os anúncios no Google Ads e falaremos mais detalhadamente a respeito de cada uma.

Velocidade

Primeiramente podemos falar da velocidade com a qual é possível colocar sua campanha de anúncios para funcionar.

Tudo acontece quase instantaneamente, uma vez que todas as configurações tenham sido definidas (palavras chaves, público alvo, investimento mensal, localização, idioma) bastam algumas horas para a avalição da sua campanha e ela estará no ar.

Controle do orçamento

Além disso, você não terá surpresas no fim do mês com um valor acima do estimado para investimento já que você paga antecipadamente o valor mensal que deseja investir.

Logo que sua campanha estiver no ar você pode continuar ajustando o orçamento investindo mais ou menos de acordo os seus resultados obtidos.

Ainda falando sobre as vantagens do orçamento no Google Ads, lembre-se que você só paga por clique recebido. O chamado CPC ou custo por clique. A média do CPC também poderá ser definido por você, que definirá o valor máximo que deseja pagar por cliques. É claro que nem todo clique significará uma venda, mas é aí que entra o estudo ROI – retorno sobre investimento, no qual ainda falaremos no próximo tópico.

Obviamente que o fato de o orçamento ser definido por você exige um pouco de estudo do que tem sido feito pela concorrência. Como tudo funciona a partir da concorrência, um fator que pode fazer com que seus anúncios não sejam exibidos corretamente é utilizar investimentos muito abaixo da média dos seus concorrentes.

Avaliação de retorno sobre o investimento (ROI)

Acima de tudo o ROI é uma das métricas mais importantes do Google Ads, se não a mais importante. Particularmente eu a considero a mais importante, já que é por ela que você poderá saber exatamente qual foi o lucro obtido com a campanha.

A fim de saber, o ROI não diz respeito apenas ao retorno financeira e sim a taxa de conversão obtida em cada clique. Confuso? Pois bem, entendamos que conversão significa que o visitante realizou uma ação pré-definida em seu site. Essa ação pode ser obviamente uma compra, mas não se limita a isso: pode ser o preenchimento de um formulário, um download ou mesmo um telefonema.

O ROI nesse caso te dirá exatamente qual foi a sua taxa de conversão e assim você poderá mensurar claramente o sucesso da sua campanha.

Ademais ainda é possível utilizar essas informações para acompanhar seus visitantes e exibir novos anúncios na rede de display e outras funcionalidades de remarketing.

Ainda é possível integrar todos esses dados ao Google Analytics para obter insights valiosos como saber por quanto tempo e por quais meios o seu cliente busca pelo produto e estuda sobre ele antes de efetivamente comprar. Todas essas informações ajudam a montar toda a jornada de compra do seu cliente e com este panorama montado você pode não só otimizar sua campanha como também trabalhar na produção de conteúdo que guiará o cliente pela jornada de compra, apresentando o produto, as soluções e criando uma relação de confiança.

Pague apenas pelos cliques

Sem dúvidas essa é uma das grandes vantagens do Google Ads. O fato de pagar apenas pelos cliques oferece uma série de vantagens em relação a mídia tradicional.

A começar, em mídia tradicional é bem complicado mensurar o retorno sobre as campanhas. No Google Ads a própria métrica de ROI nos oferece o retorno exato que obtivemos. Além disso, por pagarmos apenas pelo clique é bem fácil estipular a porcentagem de conversão dos seus anúncios.

Ao criar seu anúncio você deverá estipular um orçamento mensal e este orçamento será dividido pelos trinta dias do mês. Quando a sua cota termina, seu anúncio não é mais exibido e dá lugar a algum concorrente.

Entretanto, em alguns dias você pode obter dezenas ou centenas de cliques e em outros obter apenas alguns. Pensando nisso o Google Ads cuida do controle do seu investimento e permite que em alguns dias seu orçamento extrapole em até 20% o limite diário, sem exceder o seu valor mensal.

Essa é uma funcionalidade interessante, pois em dias bons você não perderá cliques por não ter mais orçamento diário e essa extrapolada é compensada em uma diminuição na exibição em dias ruins.

Segmentação de público alvo

Falemos agora do grande trunfo do Google Ads: a segmentação. Essa ferramenta é especialmente interessante pois permite direcionar os anúncios apenas para as pessoas potencialmente interessadas no seu serviço ou produto.

Dessa forma, seu orçamento será melhor aproveitado e você não corre o risco de receber cliques indesejados e pagar por eles.

Sobretudo, quanto melhor segmentado seu público maior será sua taxa de conversão. Para conseguir isso é preciso otimizar bem a segmentação focando nos seguintes tópicos:

  • Palavras Chaves: Essa é a primeira camada de segmentação dos seus anúncios. Os anúncios serão exibidos para quem buscar as palavras chaves pelas quais você concorre. O segredo aqui é saber escolher bem as palavras chaves, especialmente as de cauda longa que são utilizadas pelo público no fim da jornada de compra. Na internet existem ótimas ferramentas de análise de palavras chaves como o Google Keyword Planner ou o Ubersugest.
  • Segmentação por tópicos: Outra forma de segmentar é escolher um assunto em especifico e o Google irá incluir seu anúncio em sites parceiros que trabalham com esse tema. Se você preferir, você mesmo pode escolher os sites de acordo o perfil da sua campanha
  • Segmentação de Público Alvo: A segmentação por público alvo permite criar um grupo com dados como idade, gênero, etc. E exibir os seus anúncios a esse público alvo em sites parceiros, aplicativos e outros locais da internet mesmo que eles não estejam buscando diretamente o seu produto na pesquisa. É uma segmentação super eficiente de ser aplicada ao remarketing.
  • Segmentação de Horário: Ainda é possível configurar seus anúncios para serem exibidos em determinado horário. Dessa forma se você tem conhecimento sobre os hábitos de navegação dos seus clientes, pode focar em oferecer anúncios nos horários de pico de navegação deles.
  • Segmentação de Dispositivos: Por fim, você pode direcionar seus anúncios a dispositivos específicos (smartphones, computadores, tablets, notebooks, etc).

É claro que ficou obvio que para utilizar bem a segmentação de público alvo é preciso conhecer bem o seu público e contar com a maior quantidade possível de dados a respeito deles.

Alcance estendido

Acredito que a essa altura não precise exemplificar o quão grande é o alcance do Google. Hoje em dia todo mundo tem acesso a ele na palma da mão com smarphones e criamos até mesmo um neologismo para o ato de buscar coisas no Google: Googlar.

Funcionamento do Google Ads

Obviamente para aproveitar ao máximo as vantagens da ferramenta de links patrocinados do Google é preciso conhecer detalhadamente seu funcionamento.

A verdade é que embora pareça muito simples, o Google Ads possui uma série de funcionalidades que podem ser exploradas para alcançar o máximo de retorno sobre o investimento.

Em função dessa variedade de ferramentas, existe uma versão simplificada e uma versão para “profissionais de marketing” repleta de funções “extras”. O ideal é que você aprenda a trabalhar nessa segunda modalidade para extrair o máximo do Google Ads.

Rede de pesquisa

Esta é a funcionalidade mais conhecida do Google Ads. A rede de pesquisa apresenta os seus anúncios nas primeiras posições do Google quando uma busca é feita. Como dissemos, apenas as três primeiras posições são exibidas os anúncios com a etiqueta.

Entretanto, em palavras chaves de grande concorrência, os anúncios também podem ser exibidos nas três últimas posições (além das três primeiras).

Essa modalidade inclui os anúncios em todos os aplicativos do Google, de acordo a variedade do seu anúncio (Google, Google Play e Google Shopping). O grande diferencial de apostar na rede de pesquisas é garantia de que quem realizou a busca está realmente interessado no que você ( e seus concorrentes) tem a oferecer, o que aumenta as chances de obter uma conversão após o clique.

Rede de Display

Já a rede de Display conta com milhares de sites parceiros, onde o Google Adss irá exibir o seu anúncio. Além de sites parceiros, os anúncios também podem ser exibidos em outros sites afiliados do Google como Gmail, Blogger e YouTube. Fora tudo isso, a rede de display inclui ainda a possibilidade de anunciar mesmo em aplicativos mobile.

Essa modalidade permite alcançar uma quantidade imensa de pessoas, talvez até maior que a rede de pesquisa. Porém lida com um público menos qualificado, pois mesmo que eles se interessem em seu serviço ou produto, eles não verão o anúncio no exato momento que buscam pelo seu serviço ou produto. Ainda assim, devido ao uso dos cookies, os anúncios sempre serão exibidos para pessoas potencialmente interessadas no item anunciado.

Por fim, a rede display oferece uma série de opções que podem otimizar a conversão dos seus anúncios como:

  • A possibilidade de trabalhar com textos, imagens e vídeos.
  • Incluir os seus anúncios em sites relacionados. Por exemplo, se você anuncia jogos de videogame pode incluir seus anúncios em sites parceiros sobre o assunto por meio da rede de display.
  • A possibilidade de exibir estes anúncios a pessoas interessadas. Mesmo que quem veja o anúncio não esteja procurando o produto naquele momento, ele possivelmente se interessará em algum momento. Dessa forma a rede d display é excelente para complementar a jornada de compra do cliente.

Display Ad Builder

O Display Ad Builder é uma funcionalidade extra dentro da rede de display. Como nesta modalidade trabalhamos com banners a serem exibidos em sites parceiros, é preciso de banners. Porém, nem todos possuem um design a disposição.

E como a necessidade é a mãe da criação, daí surgiu o Display Ad Builder. Esta ferramenta nada mais é que um gerador de anúncios para a rede display inclusa dentro do próprio Google Ads.

Basta inserir o as informações solicitadas e o Google irá providenciar um banner completo para seu anúncio na rede de Display!

YouTube Ads

Tente acertar agora qual a quantidade diária de conteúdo consumido no YouTube. Uma estimativa nos dias que diariamente centenas de milhares de usuários consomem juntos bilhões de horas de conteúdo em vídeo.

Desde entretenimento a conteúdos educativos ou profissionais, o YouTube é uma mina de conteúdo e é atualmente o segundo serviço de buscas mais utilizado do mundo. Você já sabe quem é o primeiro, não sabe?

Dentro do YouTube é possível veicular anúncios na rede de pesquisa, na rede de display e especialmente dentro dos vídeos. E é claro, em todos esses formatos é possível segmentar os anúncios de acordo a sua necessidade.

Além disso, você paga os anúncios em vídeo apenas quando ele é visualizado por pelo menos trinta segundos. Ah sim, mas você também pode trabalhar com outros tipos de anúncios que não em vídeo utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display do Youtube.

Neste caso você poderá trabalhar com gráficos e banners padrões que serão inseridos nos vídeos. Ou recursos masthead e expansivos na página inicial que devem ser solicitados direto a equipe do Google e Rich Media.

Google Shopping

Ao proposito de atender os anunciantes que trabalham com e-commerce existe o Google Shopping.

Essa modalidade de anúncios permite criar campanhas para divulgar anúncios de produtos e levar trafego qualificado a sua loja virtual ou mesmo divulgar uma loja física e qualificar os seus leads.

Entretanto para investir em anúncios pelo Google Shopping, entretanto para começar a anunciar pelo Google Shopping você primeiro precisa enviar os dados dos seus produtos para o Google Merchant Center. Isso é bem simples de se fazer utilizando o feed de dados e um arquivo xml com todas as informações sobre os produtos: preços, imagem e descrições.

Após isso você pode começar a investir em campanha no Google Ads utilizando as informações que você mesmo disponibilizou. O interessante é que neste formato você não trabalhará com o uso das palavras chaves e sim com o feed do Google Merchant Center e próprio Google irá relacionar os seus dados ao que os usuários estejam buscando na internet.

Assim sendo, seus produtos serão exibidos de forma completa com foto e preço dos produtos e esses anúncios não irão excluir a possibilidade de alia-los a rede de pesquisa ou a rede de display.

Mobile marketing

O Google Ads ainda oferece recursos extras para trabalhar com anúncios de aplicativos móveis seja para realizar o download ou realizar outros tipos de interação.

Por exemplo, você pode utilizar o formato de anúncios que visam otimizar os resultados quando a intenção é a instalação e promover seu aplicativo na rede de pesquisa ou rede de display ou mesmo YouTube Ads.

Ou você pode focar em campanhas que gerem engajamento com o aplicativo, seja estimulando o uso de um aplicativo já instalado ou a avaliação do mesmo em lojas virtuais de aplicativos como o Google Play.

Remarketing

Nós já falamos de forma aprofundada sobre o remarketing aqui no blog. O mais interessante da função de remarketing é a possiblidade de fazer com que seus anúncios “sigam” os clientes pela internet.

O Google Ads ainda oferece algumas modalidades de trabalho com remarketing de acordo a sua necessidade.

Por um lado, você pode investir no trabalho de remarketing padrão, onde os anúncios são mostrados aos usuários marcados enquanto eles navegam em sites e aplicativos a partir da rede de display.

Ao mesmo tempo é possível investir em um trabalho de remarketing mais dinâmico, com anúncios gerados pelo Google Ads com dados sobre produtos e serviços pré-visualizados pelos usuários.

A opção de remarketing para dispositivos móveis permite exibir os seus anúncios para pessoas que já interagiram com seu anúncio diretamente nos smartphones seja em sites responsivos ou aplicativos.

Ainda temos a opção do remarketing em vídeo e remarketing na rede de pesquisa. Ambas as opções trabalham com anúncios que já foram visualizados, mas continuarão aparecendo nos resultados de pesquisa ou em outros vídeos do YouTube.

A função de remarketing é muito interessante, pois mesmo que o seu lead clique em seu anúncio e não converta, ela não perderá seu anúncio de vista e poderá converter futuramente.

Públicos-alvo semelhantes

Se por um lado o remarketing permite continuar exibindo seus anúncios para converter futuramente, a função de público alvo semelhante permite fazer o oposto e busca novos potenciais clientes.

Essa funcionalidade do Google Ads busca usuários com perfis semelhantes ao de seus visitantes e passa a exibir o anúncio a esses novos públicos alvos.

Anúncios em listas de e-mail

E se você deseja impactar os usuários que já são clientes e traze-los de volta? Bem, neste caso apostar em listas de e-mail pode ser uma excelente solução.

Dessa forma, é possível utilizar uma lista de e-mails que você já possua cadastrada e exibir o anúncio para estes usuários e reativa-los. O melhor dessa função é ainda a possibilidade de combina-la aos públicos alvos semelhantes e assim obter grandes taxas de conversão.

Pense por esse lado: esses clientes já fecharam negócio com você uma vez. Logo, ao utilizar o público alvo semelhante e encontrar perfis parecidos com o de leads já convertidos, a sua chance de esses novos leads se tornarem clientes é bem mais alta uma vez que seus perfis são parecidos com o de clientes

Call only – campanhas apenas para chamada

Esse tipo de campanha é pensada para empresas que vendem por chamadas telefônicas ou mesmo que não possuam um site.

A ideia por trás dessas campanhas não é gerar cliques e sim incentivar o cliente a ligar no seu negócio. Ideal para deleverys, por exemplo.

Google Ads Express

O Google Ads Express é a versão mais simples da ferramenta de links patrocinados do Google, pensada para iniciantes que ainda não dominam todas as funcionalidades ou micros e pequenas empresas que ainda não possuam um domínio próprio.

A ideia dessa ferramenta é focar em campanhas locais, mas isso não é necessariamente algo ruim. Abordar clientes próximos ao seu negócio aumenta as chances gerar uma fidelização e posteriormente o cliente voltar a procura-lo mesmo que você não continue utilizando o Google Ads.

E como dissemos, você nem mesmo precisa ter um site na internet. Ok, mas se não é preciso de um domínio próprio, como as campanhas serão feitas? Simples, inserindo o seu local e a partir dele as campanhas são exibidas em um raio que pode chegar a até sessenta quilômetros do local do seu negócio.

E mesmo que você não tenha um site, você ainda pagará apenas por cliques. Neste caso, os cliques irão converter em uma ligação para seu estabelecimento.

Mas por favor, não se acomode em utilizar o Google Ads Express e comece o quanto antes a pensar em registrar um domínio, contratar uma hospedagem de sites e criar um site. Assim, você poderá crescer ainda mais seu negócio.

Entendendo o Google Ads

Até aqui nós falamos sobre as diversas funções e possibilidades do Google Ads. Se você chegou até aqui, é porque está realmente interessado em investir em links patrocinados no Google.

Por isso, eu te digo que não basta conhecer todas as funções do Google e partir para o ataque. Antes disso, para garantir o sucesso do seu investimento nós precisamos entender melhor como o Google Ads funciona.

Conhecendo seu funcionamento e sua lógica, podemos trabalhar de acordo as regras do jogo e obter os melhores resultados.

Posição dos anúncios no Google Ads

Em geral, os anúncios na rede de pesquisa ocupam as três primeiras posições e no caso de palavras chaves de grande concorrência também as três últimas da primeira página.

Mas como essas posições são definidas e como as campanhas exibidas são escolhidas? Afinal, com certeza existem muito mais que três ou seis campanhas concorrendo a essas posições.

O que define quem será exibido, quando e em qual posição é um leilão de palavras chaves do Google Ads. A partir disso são definidos os anúncios considerados mais relevantes ao usuário e estes são exibidos no topo das redes de pesquisa de acordo a sua relevância.

Como cada campanha possui um orçamento, se este orçamento acabar antes do fim do mês contratado ou for cancelado, a campanha seguinte irá tomar seu lugar. Isso também gera um tipo de rotatividade de anúncios na rede de pesquisa.

Mas esse leilão não é tão simples e não basta apenas dar o maior lance pela palavra chave em questão. Na verdade, o que define o vencedor desse leilão é um cálculo que leva em conta o valor do lance máximo de custo por clique (CPC) e o chamado índice de qualidade.

Assim sendo, mesmo que seu lance seja menor você pode obter uma posição melhor em relação um lance maior, se compensar isso com o índice de qualidade do anúncio.

Em mais detalhes, acontece o seguinte processo: primeiramente alguém faz uma busca com a palavra chave no Google. A partir daí o Google Ads irá recorrer a todos os anúncios cabíveis a esta pesquisa.

O passo seguinte do Google Ads é avaliar os que estão qualificados e rejeitar os que não estejam, sejam por terem sido reprovados, por segmentação ou qualquer outro motivo.

Por fim, após essa peneirada apenas os anúncios com um bom Ad Rank serão exibidos. Aqui, cabe ressaltar que o Ad Rank é a métrica criada pelo Google para medir o índice de qualidade do anúncio.

Índice de qualidade

No último tópico falamos muito sobre índice de qualidade, mas do que se trata isso afinal?

Em resumo, o índice de qualidade nada mais é que uma estimativa do quão útil esse anúncio é ao usuário que fez a pesquisa em questão. Para se ter uma ideia do quão bem avaliado seu anúncio está nesse sentido você pode verificar a guia “palavras chave” e clicar no ícone próximo ao status de uma palavra chave.

Outra forma de ter uma visão geral do índice de qualidade do seu anúncio é acessar a aba “palavras chaves”, dar um clique em colunas e depois em “Personalizar Colunas”. Após isso, vá em “Atributos” e acione a opção “Índice de Qualidade”.

Ao mesmo tempo, um bom índice de qualidade não só irá posicionar bem o seu anúncio, com também irá lhe ajudar a vencer o leilão, bem como conseguir um custo por clique menor.

Para avaliar esse índice o Google Ads utiliza sabidamente basicamente três fatores, sendo eles:

  1. CTR – no caso, taxa de clique
  2. Relevância do seu anúncio para o usuário.
  3. E a experiencia gerada pela Landing Page.

E sim, cada um teles tem um peso na avaliação exatamente nessa ordem. Ou seja, o mais importante é a CTR, seguida da relevância e apenas por fim a Landing Page.

  • CTR – Taxa de Cliques: A ideia aqui é bem simples: quanto mais cliques um anúncio já conseguiu, mais relevante ele parece ao algoritmo do Google. 
  • Relevância do anúncio: a relevância do anúncio diz respeito ao quanto ele condiz com a palavra chave buscada. Assim, se alguém fez um busca por “hospedagem de sites” por exemplo, o anúncio que tiver trabalhado pela essa palavra chave será considerado relevante.
  • Landing Pages: por fim a experiência na landing page é considerado o item de menor peso desses três, mas nem por isso deve ser considerada. De nada adianta acertar nas duas anteriores errar aqui.

Como oferecer uma boa landing page ao Google

Uma landing page deve entregar relevância e responsividade ao usuário. Existem algumas coisas que o Google valoriza bastante nesse sentido como por exemplo, conteúdos originais relacionados ao anúncio.

Também é importante incluir na sua página de destino informações relevantes sobre o produto ou serviço e deixa-la o mais completa possível com o máximo de informações antes de o cliente realizar alguma ação, seja comprar algo ou apenas preencher um formulário.

E por fim, mas não menos importante, é essencial que a landing page seja responsiva e possua uma navegação simples. Não apenas para uma boa avalição no índice de qualidade, mas também porque quanto mais fluida for a página mais tempo os visitantes passarão nela. E quanto mais tempo passarem nela, melhor ela parecerá aos olhos do Google.

Estrutura do Google Ads

O Google Ads possui basicamente três níveis de profundidade que devem ser conhecidos e entendidos pelos anunciantes. Sendo eles: contas, campanhas e grupos de anúncios.

Em cada um desses nível o anunciante tem acesso a algumas funcionalidades. O ideal é que ao criar um anúncio as configurações entre os três níveis funcionem de forma equilibrada. Como assim? Vamos explicar melhor.

O primeiro nível é o de conta. Aqui é onde configuramos as permissões de acesso à conta, senhas e informações sobre o faturamento.

Em seguida devemos dar atenção ao nível da campanha. É neste que controlamos o investimento e as configurações do mesmo.

Por fim, no nível do grupo de anúncios são criados os anúncios e inseridas as palavras chaves.

Conta

Demos uma visão geral sobre os três níveis. Agora, vamos entrar em detalhes sobre cada um, a começar obviamente pelo primeiro, ou seja, criar uma conta.

Após criar a sua conta no Google Ads você pode definir quem poderá acessa-la e vincular ferramentas como o Google Analytics, Google Search Console e Google Keyword Planner. Para fazer tudo isso, você só precisa acessar as configurações no ícone de engrenagem.

Aliás, como estamos falando de vincular ferramentas é indispensável que você vincule o Analytics ao seu Google Ads para conseguir analisar de forma mais completa as informações sobre suas campanhas e definir campanhas baseadas em metas definidas.

Ainda nas configurações, não esqueça de ativar a codificação automática. Essa configuração irá identificar os anúncios com um anexo ao URL e a partir disso será possível identificar os anúncios clicados e geraram visitas ao site.

Campanha

Uma vez definidas as configurações de conta é hora de avançar para as campanhas.

O primeiro passo é escolher o tipo de campanha com a qual irá trabalhar: rede de pesquisa, rede de display, etc.

Após isso é hora de configurar a segmentação com base nas informações de público alvo, idioma, etc.

Anúncios

Por fim é hora de finalmente criar os anúncios que compões a sua campanha com base nas palavras chaves. A essa altura o Google Keyword Planner será de grande ajuda.

Aqui é hora de entregar tudo que puder sobre o seu produto ou serviço, dentro do limite de caracteres permitido. A começar, pelos seus diferenciais: fretes grátis, descontos, sorteios, brindes, etc. Tudo isso pode atrair mais cliques para o seu anúncio.

Aproveite e inclua também as suas melhores técnicas de CTA – call to action. A ideia é apostar em frases que induzam o usuário a realizar uma ação como: compre, conheça, inscreva-se, etc. Utilizar o modo imperativo irá deixar bem claro qual o próximo passo a ser dado dentro da landing page.

E claro, em meio a tudo isso é preciso trabalhar bem a sua palavra chave.

Você pode ainda investir nas extensões de anúncios para complementar as informações disponibilizadas. Veja possíveis extensões de anúncios que podem ser incluídas:

  • Extensões de aplicativo: Essa extensão permite exibir um link de download logo abaixo o texto do anúncio.
  • Extensões de chamada: Por aqui é possível inserir um botão digital que redireciona o clique direto para uma chamada telefônica.
  • Extensões de local: Você pode utilizar essa extensão para inserir informações sobre o endereço do seu negócio.
  • Extensões de comentários: Com essa extensão o Google Ads irá identificar comentários positivos em seu site e exibi-los na rede de pesquisa para reforçar o valor do seu serviço ou produto.
  • Extensões de sitelinks: Ao utilizar essa extensão você pode incluir links de outras páginas de seu site e oferecer outras possibilidades de acesso ao visitante.
  • Extensão com frase de destaque: As frases de destaque ajudam a atrair atenção do usuário para alguma informação que você julgue mais relevante.
  • Extensões de avaliação: Essa extensão pode ser ativada para exibir avaliações positivas, bem como pesquisas que reforcem o valor do seu produto ou serviço.
  • Extensão de visitas anteriores: Você pode incluir essa extensão para lembrar ao usuário que ele já visitou o seu link. Dessa forma, se a experiencia dele tiver sido positiva ele possivelmente irá clicar novamente.
  • Extensão de classificação: Sem dúvidas, umas das extensões mais úteis até aqui. Essa extensão inclui uma avaliação de uma a cinco estrelas logo abaixo a tag de anúncio.

Palavras chaves

Durante a criação de anúncios escolher as palavras chaves que orientarão as suas campanhas no Google Ads.

Neste momento é preciso considerar o uso de ferramentas como Google Keyword Planner ou Ubersugest. Essas ferramentas além de indicarem quais palavras chaves estão sendo mais buscadas, podem ainda fornecer insigths sobre formas alternativas de se buscar o mesmo produto.

Por exemplo, duas pessoas precisando de hospedagem de sites podem realizar duas buscas diferentes: uma com a palavra chave hospedagem de sites e outra com a palavra provedor de hospedagem ou melhor hospedagem de sites.

Justamente por causa dessas diferentes formas de se buscar o mesmo produto ou produtos similares, o Google Ads permite trabalhar com correspondências de palavras chaves, ou seja, palavras chaves aproximadas.

Veja as possibilidades:

  • Correspondência ampla: inserida livremente sem nenhum símbolo, exibe seu anúncio para pesquisas que utilizem termos aproximados ou variantes.
  • Correspondência de frase: inserida entre aspas (“”) faz com que seus anúncios sejam exibidos apenas para quem buscar exatamente aquele termo no Google ou pequenas variações com palavras antes ou depois do que está entre as aspas.
  • Correspondência exata: Com as palavras chaves inseridas entre chaves ([]) o seu anúncio só será exibido para quem buscar exatamente aquele termo, nem mais, nem menos.
  • Correspondência negativa: Inserindo um sinal de negativo (-) antes da palavra chave o seu anúncio será excluído das buscas com esse termo ou que incluam esse termo.
  • Correspondência modificada: Ao inserir um símbolo de positivo (+) antes do termo o seu anúncio passa a ser exibido para variações aproximadas, mas não é exibido para sinônimos do mesmo termo.

Relatório

A esta altura, você possui conhecimento suficiente para dar os primeiros passos no Google Ads. Mas de nada adianta conhecer tudo se você não souber interpretar os dados do seu relatório.

Fazer um acompanhamento apurado das suas campanhas no Google Ads é imprescindível para otimizar o seu investimento e consequentemente o seu retorno sobre o investimento (ROI).

Pensando nisso, os relatórios do Google Ads oferecem informações detalhadas com métricas de desempenho que acompanham desde os primeiros cliques até o que acontece depois como as conversões.

Ao analisar os relatórios você pode buscar algumas informações chaves para compreender o que mudar e o que manter nas suas campanhas como: quais palavras chaves estão gerando mais retorno e quais não estão desempenhando o suficiente, bem como os horários que resultam melhor desempenho nas suas campanhas.

Google Partners

O Google Partners é uma iniciativa da empresa para certificar agências e profissionais a trabalharem com excelência no Google Ads. Através desse programa é possível obter acesso a um sem fim de materiais de estudo e colocar seus conhecimentos a prova em testes online. Atualmente o Google Partner exige conhecimento nas seguintes categorias para emitir um certificado de qualificação:

  • Publicidade em pesquisa
  • Publicidade em vídeo
  • Publicidade mobile
  • Publicidade em Display
  • Publicidade em Shopping

Ao realizar os testes em cada categoria você poderá emitir um certificado que comprova suas habilidades na ferramenta em questão. Além disso, se o parceiro conseguir atender ainda as boas práticas de conta, valor mínimo gerado em noventa dias e algumas outras exigências, ele obtém um selo de parceiro Google.

Ainda assim, mesmo que não consiga atender os requisitos para obter o seu selo Google Partner, as certificações já são um grande diferencial: seja você um profissional de marketing digital que precisa de credibilidade perante os clientes ou o gestor da sua própria empresa que precisa de conhecimentos práticos nessas ferramentas.

Conclusão

É notável como o Google Ads pode impulsionar seu negócio na internet. Quer começar a aproveitar essa oportunidade? Então confira já nossos planos de hospedagem de sites e comece a criar o seu para impulsionar suas campanhas.

Gostou de nosso post? Compartilhe: