5 técnicas de comunicação essenciais para turbinar as vendas

25/06/2019 às 12:53 Loja Virtual Marketing

5 técnicas de comunicação essenciais para turbinar as vendas

A comunicação é essencial para as vendas. Um vendedor que não se comunica, não vende. Porém, nem todo vendedor comunicativo conseguir fechar vendas e isso está ligado a outros assuntos chave como a postura, os argumentos, o poder de persuasão.

Neste artigo, vamos listar algumas técnicas de comunicação essenciais para ter sucesso nas vendas. Com toda certeza, nossas dicas serão valiosas para o desenvolvimento do seu trabalho com vendas.

Como a comunicação potencializa o sucesso no mundo das vendas?

Para ter sucesso como vendedor é preciso saber se comunicar. A comunicação eficaz é uma habilidade que pode ser adquirida no decorrer do trabalho, é possível que você se torne um vendedor mais eficiente ao longo do tempo.

A base da comunicação para vendas é saber como tirar do cliente todas as informações necessárias para levá-lo a venda.

Não adianta ter bons produtos e preços competitivos, se você não souber conversar com o seu potencial cliente.

Para vender não é só ter bom preço, os clientes de hoje em dia estão cada vez mais exigentes. Eles querem ouvir o que você tem a dizer, quer que você os mostre como seus produtos e serviços podem agregar valor em suas vidas.

E sem conversar com eles, sem conhecê-los melhor, é impossível fazer isso.

Quando você consegue estabelecer uma sintonia, uma ligação com o cliente, significa que você está no caminho certo.

A sua comunicação está sendo efetiva e você está sugerindo novos produtos e serviços, utilizando argumentos que realmente façam sentido para o cliente.

Quais são as principais técnicas de comunicação para ter sucesso nas vendas?

As técnicas que vamos listar abaixo são essenciais para prospectar e fechar vendas com novos clientes.

Colhendo informações através de conversas atentas com os leads é que você desenvolverá estratégias mais efetivas e se tornará um vendedor de sucesso.

Confira as técnicas de comunicação essenciais para o sucesso nas vendas abaixo:

100% de atenção no cliente

Essa é uma técnica essencial para garantir uma venda. Quando estamos sentados para uma reunião ou mesmo em um atendimento rápido presencial ou online com potenciais clientes, precisamos estar 100% atentos na conversa.

Vendedores que ficam muito dispersos durante o atendimento costumam perder vendas garantidas ou, pelo menos, perdem suas comissões para outros profissões da empresa.

O cliente após a era digital ficou muito mais exigente. Hoje, ele se preocupa não só com o produto, mas com a experiência de compra.

Ele quer, de certa maneira, se sentir “especial”, se sentir “importante”. Então, quando ele percebe que o vendedor está disperso e desatento as suas perguntas, ele desiste da compra ou passa para outro vendedor.

Confira também: Como atrair mais clientes para a sua Loja Virtual.

E o pior de tudo: um vendedor desatento perde detalhes que podem lhe ajudar posteriormente com esse lead ou com outros leads.

E deixar essas informações passarem despercebidas é o caminho para perder vendas.

Escuta ativa

Uma das maneiras mais eficientes de estar 100% atento ao cliente é praticar a escuta ativa. A escuta ativa consiste em ouvir atentamente o cliente, prestando atenção em todos os mínimos detalhes.

É bastante comum que durante a fala do cliente, nós fiquemos pensando na resposta que daremos a seguir.

O problema é que com isso, acabamos perdendo informações, e não estamos realmente ouvindo o cliente.

Para praticar a escuta ativa, é preciso ter foco total no cliente. Por isso, a dica é sempre fazer anotações rápidas e emendar novas perguntas. Assim, você pode colher informações importantes do cliente.

Outra boa dica é sempre confirmar que entendeu tudo o que o cliente disse. No fim, você deve fazer a sua proposta de valor com mais assertividade para garantir a venda.

Desenvolva a empatia

Empatia é se colocar no lugar do outro, sem julgamentos. E os melhores vendedores são os empáticos.

Você não precisa concordar com tudo o que o seu cliente fala, mas para atendê-lo melhor, você deve se colocar no lugar dele para propor alternativas corretas.

Uma das maneiras de se conectar com o cliente é a empatia. Essa é uma forma simples de compreendê-lo melhor e buscar saídas assertivas para as suas necessidades.

Sabe aquele ditado: cada caso é um caso. Então, cada cliente é um cliente e deve ser tratado como tal. 

Contador de histórias

O bom vendedor não apresenta apenas argumentos, ele conta histórias com muitos detalhes.

A persuasão vai além de simples argumentos, o convencimento dos clientes se dá através de histórias e exemplos específicos que enriquecem os argumentos utilizados na proposta de compra.

É dessa forma que muitos vendedores fecham vendas! Mostrando aos clientes exemplos reais do uso de produtos e serviços.

Contar histórias e ser o mais detalhista possível é essencial para convencer clientes. Lembre-se que vender não é um jogo de frases de efeito, é uma conversa em construção.

Então, construa uma narrativa que facilite a venda. Primeiro, escute e identifique as necessidades do cliente.

E depois, conte histórias específicas, cases de sucesso com detalhes que possam valorizar ainda mais o seu produto/serviço e aguçar o interesse dos compradores.

Seja especialista no assunto!

Não dá para colocar em prática, a tática de contar histórias se você não dominar o assunto. Antes de qualquer uma das outras técnicas, a primeira técnica que você desenvolver é a especialidade em uma área.

Como vendedor, você deve dominar e entender todo o funcionamento de produtos e serviços da empresa.

Isso garante que os clientes sintam confiança ao comprar com você. Por isso, estude sobre o assunto e treine abordagens com amigos.

O ideal é que você passe segurança em sua fala e não titubeie nas respostas. Dessa forma, você terá a credibilidade dos clientes e poderá se tornar um vendedor cada vez melhor.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.  Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: