Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Tire todas as suas dúvidas sobre franchising

02/04/2018 às 17:00 Novidades

Tire todas as suas dúvidas sobre franchising

Qualquer empreendedor, antes de abrir um negócio, com certeza, já se deparou com o termo “franchising”. Se você não sabe o que é uma franquia, calma, neste texto vamos explicar como esse tipo de negócio funciona e como ele pode ser altamente lucrativo para você.

O que é Franchising? É a mesma coisa que Franquias?

No franchising, se venda a ideia de uma empresa e por isso, seus franqueados recebem todo o suporte para iniciar os trabalhos, desde equipamentos, mercadorias, identidade visual da marca, entre outras coisas.

Muitas das grandes empresas atualmente contam com um sistema de franquias para se expandir pelo Brasil, o exemplo mais comum são as redes de fast food como o McDonalds e o Subway.

No país, as franquias não são mais uma novidade, a oferta já é bastante grande e a atuação das franquias já ocorre em diversos setores como o de alimentação, serviços de limpeza, oficinas automotivas, lojas de departamentos, entre outros.

O sistema de franquias funciona da seguinte maneira:

  1. Um empreendedor interessado se torna um franqueado e paga uma taxa para abrir uma franquia de uma empresa.
  2. O valor desse investimento inicial varia de acordo com a estrutura necessária e o valor da marca que você irá se franquear.

Outras empresas, em vez de uma taxa de investimento inicial, cobram um valor mensal aos seus franqueados pelo negócio.

Alguns exemplos de redes de franquias famosas no Brasil são: Hering (Loja de Departamento), Quem Disse Berenice? (Maquiagem), Spoleto (restaurante), O Boticário (perfumaria) e Localiza (Aluguel e venda de veículos).

Quais são as vantagens de abrir uma franquia?

Antes de escolher a qual franquia se aliar, o empreendedor deve pesquisar no mercado para saber quais são os valores e estimar a previsão de retorno dos investimentos, pesando todos os custos e as oportunidades de negócio que podem gerar lucro.

Empreender através de franchising pode ser bastante lucrativo e menos trabalhoso para novos empreendedores. Quem decidir por investir nesse tipo de negócio pode ser beneficiado por uma série de vantagens, são elas:

Marca Conhecida

Começar uma nova empresa é muito difícil. Atrair novos consumidores e fidelizar um bom público é totalmente possível com a internet, mas leva tempo. Neste ponto, ser franqueado de alguma grande marca pode encurtar o caminho para conseguir que seu negócio tenha um bom lucro em pouco tempo.

Isso por que a maior parte dos consumidores já irá conhecer a marca, o que tornará seu negócio mais atrativo, principalmente se a franquia for de uma empresa com boa imagem no mercado.

Produtos e Serviços bem aceitos no Mercado

Ao abrir um negócio é preciso adotar diferenciar para tentar criar uma relação dos consumidores com seus produtos e serviços. Desenvolver estratégias que gerem uma boa aceitação de mercado é bastante trabalhoso e não leva ao sucesso num curto prazo.

Ao abrir uma franquia, você já pode obter essa aceitação de imediato. Dependendo da marca, os produtos ou serviços já serão bastante conhecidos no mercado e você herdará os consumidores em sua região, já que eles já conhecem, confiam e recomendam a marca.

Suporte Especializado

Dependendo do tipo de negócio, os franqueados recebem todo o treinamento necessário para saber lidar com os produtos ou executar os serviços de maneira plena.

As marcas costumam enfatizar o aprendizado, já que os franqueados devem prestar um ótimo atendimento, até para manter a boa imagem de uma empresa no mercado.

A ajuda do franqueador não acaba quando uma franquia é inaugurada. A empresa acompanha o franqueado durante todo o seu trajeto junto ao seu negócio.

Por isso, sua franquia estará sob o suporte especializado da empresa, o que garante todo o aparato necessário, treinamento e até plano de marketing digital para sua atuação no mercado.

Acesso à tecnologia

O franqueado recebe todo o suporte para utilizar as tecnologias adotadas pela empresa. Muitas redes de franquias trabalham com diferentes formas de pagamentos, sistemas de entrega a domicílio, serviço de computação em nuvem, entre outros aplicativos e softwares.

O acesso à tecnologia facilita bastante o controle e a gestão de toda a sua franquia, garantindo lucro, produtividade e reduzindo custos e lentidão nos processos. Estas ferramentas melhoram tanto o relacionamento entre franqueador e franqueado como também o de franqueado com os clientes.

Crescimento Rápido

Para expandir um negócio rapidamente no mercado é preciso muita dedicação, trabalho e principalmente um bom investimento. Mesmo assim isso leva tempo. Conseguir o capital pode ser bastante difícil e com isso seu projeto pode chegar a não sair do papel.

No caso de franquias, é possível pular essa parte. Ao abrir uma loja de uma grande marca, seu negócio ganhará destaque por conta própria, podendo crescer, gerando lucro rapidamente.

As franquias costumam ser bastante competitivas no mercado e se tornar um ótimo investimento com resposta rápida para suas intenções no mercado. Confira também qual é a Melhor hospedagem de site

Existem desvantagens ao abrir uma franquia?

Como qualquer negócio, as franquias também têm seus pontos negativos, então cabe ao empreender analisar se esse tipo negócio é uma boa opção de investimento para o seu caso. Confira as principais desvantagens:

Baixa Autonomia

O principal ponto negativo na abertura de franquias é a pouca autonomia que o empreendedor tem ao abrir o seu negócio. Diferente de uma empresa independente, o empreendedor tem de seguir as diretrizes do franqueador para atuar no mercado.

Em alguns casos, até a escolha do ponto de venda é influenciada pelo franqueador. Caso, o empreendedor tenha um bom projeto de negócio em mãos, talvez seja mais vantagem abrir o negócio por si só, mesmo que sua empresa demore mais a engrenar no mercado.

Altas Taxas

As franquias costumam pagar uma taxa mensal para seus franqueadores. Dependendo do negócio, é possível que também sejam cobradas taxas sobre cada venda e cessão de direitos de imagem pelo uso de uma marca.

O que isso significa? Os lucros não serão completamente seus. Isso também deve influenciar no tempo estimado para retorno do investimento, já que as taxas poderão implicar em uma boa fatia do valor obtido mensalmente.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site e melhore sua presença no mundo digital!

Gostou de nosso post? Compartilhe: