Streaming de vídeo: melhor maneira de usar no seu site?

Streaming de vídeo: melhor maneira de usar no seu site?

11/01/2018 às 17:00Streaming

Com o desenvolvimento dos sites na internet, muitas novas tecnologias têm se apresentado como boas formas de gerar credibilidade e conteúdo de qualidade para clientes. Entre estas, estão os streamings de vídeo, por onde é possível fazer transmissões ao vivo através de um site.

Mesmo estando mais disseminado atualmente, a grande maioria dos empreendedores ainda não entende esse serviço e não sabe como utilizá-lo em seu site. Compreender o que significar o streaming de vídeo e entender que a plataforma gera cada vez mais resultados positivos para uma empresa é essencial para ampliar seu negócio digital.

O uso do streaming de vídeo se tornou praticamente uma tendência no mercado digital e é um forma de se diferenciar da concorrência num mundo que está mais concorrido a cada dia. Antes de tudo, para saber quais são as melhores formas de utilizar o serviço em seu site, é preciso saber do contexto da plataforma.

Confira também quais são os benefícios de ter um streaming de vídeo.

O que é streaming de vídeo?

Essa plataforma consiste na comunicação multimídia entre computadores e outros dispositivos com acesso à internet. Resumidamente, qualquer usuário que acesse a web pode reproduzir vídeos. Antes da tecnologia, o internauta só podia assistir aos vídeos depois de baixá-los, mas com o streaming de vídeo é possível assistir vídeos em tempo real sejam eles ao vivo ou gravados e upados em qualquer site.

Muitos streamings de vídeos, principalmente focados em filmes e séries como a Netflix, Amazon Prime Video e o HBO GO tem feito bastante sucesso no mercado. Porém, não é apenas no setor de entretenimento que a plataforma pode ser implementada.

Para conseguir fazer um streaming de vídeo dentro do seu site, basta que você tenha alguns equipamentos e tenha um bom plano do serviço para colocá-lo em prática no seu negócio. Ao contrário do que pode parecer, a tecnologia não pertence apenas aos grandes produtores do mercado. A cada ano cresce o número de empresas e pequenos empreendedores que se aventuram no mundo dos vídeos online sob demanda.

O streaming de vídeo se tornou possível após a otimização da banda larga. Antigamente, era impossível a existência do serviço já que a conexão de internet era discada e demorava muito mais tempo do que as velocidades alcançadas atualmente.

Com isso, surgiram diversas plataformas prontas capazes de hospedar e a distribuição de conteúdo audiovisual, de forma rápida e prática. Os empreendedores digitais têm cada vez mais aproveitado o serviço em seus ramos de atuação para conseguir segmentar e atrair um público cada vez mais qualificado.

Outra boa notícia para quem pretender utilizar o serviço é que já existem plataformas com valores acessíveis para qualquer empreendedor de pequeno porte, o que facilita ainda mais a vida de quem está começando um negócio.

Além dos streamings de vídeos tradicionais que consistem em vídeos upados numa página de internet, existem também os live streaming, ou vídeos ao vivo, conhecidos popularmente como lives. A única diferença é que neste os usuários podem acompanhar a gravação m tempo real, o que aumenta a possibilidade de interação.

Como posso utilizar o streaming de vídeo no meu site?

Existem diversas maneiras aconselháveis para se utilizar desse serviço. A melhor delas é ter um espaço reservado para o conteúdo, criando um subdomínio de seu site para o serviço. Também é uma boa dica utilizar as redes sociais como Facebook e Instagram que já permitem fazer vídeos ao vivo através de smartphones, o que diminui os custos.

Com um equipamento básico de filmagem, ou seja, câmera de vídeo com boa resolução e microfone aliados a um bom editor de vídeos e a uma conexão de internet de alta velocidade é possível transmitir vídeos em tempo real ou upar vídeos em um site.

Mas não é apenas colocando conteúdo na web que o sucesso já é garantido. O serviço apesar de relativamente novo, já foi bastante explorado e para se destacar é preciso produzir um material de qualidade. Faça um bom roteiro, tenha um bom cenário e um equipamento que capte o vídeo e o áudio limpos. O equipamento e o espaço onde o vídeo será gravado não precisa ser grandioso, mas ter o mínimo de qualidade. Isso é essencial para atrair o público. Um vídeo mal produzido e mal editado acabará afastando o público de seu conteúdo.

Para começar o serviço será necessário assinar uma plataforma de streaming de vídeo. O serviço dará a estrutura necessária para que seus sites sejam transmitidos sem nenhum problema de conexão. A plataforma irá hospedar e gerenciar todo o conteúdo audiovisual enviado por você e será responsável por evitar problemas de distribuição, segurança e instabilidade. É muito importante escolher a melhor plataforma para garantir que seus vídeos estejam disponíveis com qualidade.

Caso seu tipo de negócio torne viável uma plataforma online de conteúdo para venda de cursos, por exemplo, é possível trabalhar com essa parte, viabilização uma forma de monetizar todo o conteúdo postado por sua empresa. Daí vai da sua vontade, é possível trabalhar com um conteúdo específico, distribuindo cursos ou vendendo assinaturas, dependendo do tipo de conteúdo postado.

Por que é importante ter uma plataforma de streaming de vídeos?

Tantos para streamings de vídeo ou para transmissões ao vivo é importante escolher uma boa e segura plataforma de vídeos. Isso porque ela é quem definirá a estabilidade do seu conteúdo audiovisual.

A plataforma também deve garantir que não haja problemas de travamento ou tela preta, o que também pode fazer com que seus clientes não assistam ao vídeo. Um bom plano de streaming de vídeos também conta com recursos exclusivos de automação de marketing, monetização do conteúdo e soluções em segurança.

A ISBrasil oferece diversos planos de streaming de vídeo para que você consiga colocar sua TV online em ação e criar um canal de comunicação mais direto com seus clientes. Nossa plataforma provê toda a estrutura e segurança necessária para que seus vídeos rodem com qualidade e que os maiores números de usuários possíveis tenham acesso ao conteúdo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de streaming.

Gostou de nosso post? Compartilhe: