Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Software como serviço: 6 vantagens para o seu negócio

14/06/2018 às 14:36 Marketing

Software como serviço: 6 vantagens para o seu negócio

Hoje em dia, muitas empresas de TI desenvolvem aplicativos e oferecem seus serviços através da internet. O site Paypal, por exemplo, é um software como serviço, pois você não precisa ter um programa em seu computador para operar suas compras, ou seja, você pode fazer as transações pelo próprio site e pagar pequenas taxas por isso.

Mas você já se perguntou como surgiu o software como serviço e conhece suas vantagens?  Leia todo esse artigo e aprenda mais sobre o assunto. 

O que é software como serviço? 

Software como serviço (SaaS), é uma forma de distribuição e comercialização de software. Nesse modelo, o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema como servidores , conectividade e cuidados com segurança da informação e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço mensalmente.

O software não precisa estar de posse de uma pessoa, mas ela deve conseguir acessá-lo e utilizá-lo desde onde estiver.

A tecnologia utilizada não determina o modelo e o software pode ser inteiramente utilizado pela internet, via navegador ou pode ter alguma instalação local, como no caso de softwares antivírus ou de backup.

A característica principal do software como serviço é a ausência de aquisição das licenças vitalícias, predominando o direito pelo uso da licença a partir de pagamentos recorrentes, que podem mensais ou anuais. Leia nosso post sobre preço do gerenciamento de servidor

O objetivo do software como serviço é que sua empresa não precisa mais comprar, pagar a licença e nem manter atualizado o software, que é muito trabalhoso. O programa fica na internet, basta acessar e utilizá-lo. O melhor é que ele não precisa ser instalado no seu computador, pois é necessário apenas ter acesso à web.

O que são empresas SaaS?

São organizações que desenvolvem e comercializam os softwares, considerados como serviços. Elas são responsáveis por manter a estrutura do sistema e disponibilizá-lo aos seus clientes. Além disso, elas também ficam com a responsabilidade de manter a segurança dos dados, garantindo a confiabilidade das soluções.

Um bom exemplo disso, são as empresas de hospedagem de sites que oferecem o serviço de cloud computing, ou computação na nuvem. Trata-se de uma tecnologia que disponibiliza um espaço para o armazenamento de dados na rede virtual da internet. 

Quais são os benefícios e as vantagens?

Agora que você já sabe o que é um software como serviço, conheça algumas vantagens para seu negócio. 

Menor custo para utilização

Utilizando o software como serviço, você não precisa comprar o software, obter a licença, ter um computador específico para isso e gastar para manter o programa atualizado. Em suma, seu custo mensal com esse tipo de ação é praticamente zero. Tudo isso fica por conta da empresa provedora do software contratada por você.

Não precisa de máquinas para hospedar o software

O software estará hospedado na nuvem, sem a necessidade de um computador físico para mantê-lo. Você pode acessa-lo através do seu celular ou tablet, com total praticidade de rapidez. Todos os dados ficam seguros no ambiente cloud. Conheça nosso serviço de Gerenciamento de servidor

Acesso em qualquer lugar

Para utilizar um software como serviço, você só precisa estar conectado à internet. Isso permite que você utilize qualquer programa mesmo que esteja de férias na praia ou até mesmo em outro país. Com o avanço da disponibilidade da internet, cada vez mais, a área de cobertura se estende e gera mais possibilidades de uso.

Opções customizáveis às necessidades do cliente

Se o software como serviço não atender perfeitamente as suas necessidade, é possível adquirir pacotes adicionais, customizando o serviço e aumentando a sua eficiência para que não prejudique a andamento das atividades de sua empresa. 

Atualizações de forma automática

Se você usar um software comum, terá que investir na atualização do mesmo e sempre pagar taxas. Já com o software como serviço, isso não é necessário, pois as atualizações são feitas automaticamente, pois o programa está hospedado na internet.

Integrações com outros sistemas de forma facilitada

Outra grande vantagem do software como serviço é a possibilidade de integração com outros sistemas. De forma inteligente, os softwares já são criados para permitir essa integração, de maneira simples e rápida.

Quais são as diferenças entre empresas SaaS e softwares?

A primeira e maior diferença é onde os dados dos clientes ficam hospedados. Enquanto o software deve ser instalado em uma máquina de propriedade da empresa contratante, o SaaS é acessado por um navegador web e os dados ficam salvos na nuvem.

O software como serviço não requer uma instalação específica para cada cliente e possui suas customizações padronizadas, de modo que o usuário faça a escolha os pacotes que mais atendem suas necessidades.

Além disso, para uma empresa ser caracterizada como SaaS, o software deve ser focado em algum tipo de serviço e deverá ser acessado por um navegador web ou aplicativo desenvolvido para o acesso pelos dispositivos móveis.

Quais são os desafios das empresas SaaS?

Apesar de entregarem uma gama enorme de vantagens e possibilidades, o grande desafio dessa empresas é de convencer seus clientes de que concentrar seus dados em nuvem é totalmente seguro. Empresas de pequeno e médio porte, normalmente, não enxergam grandes problemas na utilização de SaaS, até porque a economia gerada é muito significativa para seus negócios.

Já as grandes organizações mantem um certo receio em armazenar seus dados sigilosos e estratégicos em nuvem, talvez por medo de serem acessados por terceiros. Por isso, o maior desafio de empresas que oferecem softwares como serviços é mostrar que a tecnologia de hospedagem na rede virtual da internet tem total segurança e vem sendo aprimorada a cada dia.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade! Não medimos esforços para atender o nosso cliente da melhor forma possível.

Gostou de nosso post? Compartilhe: