Site responsivo vs Mobile Friendly: Quais são as diferenças?

16/09/2018 às 16:56 Ajuda

Site responsivo vs Mobile Friendly: Quais são as diferenças?

Hoje em dia, praticamente todo mundo tem um smartphone. Prova disso, é que segundo pesquisas, a maioria dos acessos a sites e compras online já são realizadas por meio de dispositivos móveis.

E devido a tendência mobile cada vez mais forte no mercado, é preciso criar meios para que as pessoas possam consumir o seu conteúdo sem perder qualidade.

Por isso conhecer um pouco sobre as possibilidades que o mercado mobile traz é muito importante.

Nosso objetivo neste texto é falar sobre dois meios importantes para tornar o seu conteúdo mais atrativo para quem acessa à internet via smartphones ou tablets, são eles: site responsivo e mobile friendly.

Qual é a importância do mercado mobile para as empresas e criadores de conteúdo nos dias atuais?

Há alguns anos, os dispositivos móveis, principalmente smartphones ou tablets começaram a entrar de vez em nossas vidas. Hoje em dia, a maioria das pessoas já possuem pelo menos um aparelho móvel.

Essa realidade já é bastante comum entre as famílias brasileiras e isso faz parte do processo de transformação digital no qual todo o mundo vem passando nos últimos anos.

E graças ao mercado mobile, muitos empreendedores vislumbraram formas mais baratas e simples de promoverem suas marcas.

Atualmente é possível comprar uma gama infinita de produtos e contratar inúmeros serviços, antes restritos a presença física. A globalização tornou tudo mais fácil, hoje podemos comprar um produto produzido do outro lado do mundo pela internet e recebermos em casa.

E para facilitar ainda mais acesso à internet, o uso dos smartphones e dos tablets fez com que as pessoas possam estar conectadas em qualquer lugar.

Dessa maneira, surgiram alguns meios de adaptação para visualização de conteúdos em diferentes formatos em dispositivos móveis como os sites responsivos e o mobile friendly.

Agora, vamos falar diretamente sobre esses dois meios para conhecer suas vantagens, semelhanças e diferenças, confira abaixo:

Site Responsivo

Os sites responsivos são as formas mais antigas de visualização de conteúdos multiplataformas. Este tipo de site consegue se adaptar tanto para exibição em computadores como em dispositivos móveis.

O que isso quer dizer? Um mesmo site pode assumir duas formas diferentes de visualização evitando que os leitores fiquem perdidos ou tenham dificuldades para ler um texto por conta do diferente formato, por exemplo.

E como isso é possível? Geralmente, os desenvolvedores usam certos frameworks front-end que flexibilizam a visualização do conteúdo em diferentes aparelhos.

Dessa maneira é possível ter um site que possa ser visualizado sem problemas no formato desktop e no formato móvel.

Saiba também qual é a melhor hospedagem de site.  

Porém, os sites responsivos não conseguem ser 100% adaptáveis, ainda existem muitos casos em que alguns elementos de um site possam não se adaptar ao formato móvel.

Em outras palavras, é possível que imagens, fontes e animações dentro de um site não consigam se tornar responsivas.

Por isso, os sites responsivos hoje em dia são mais comuns apenas em quem colocar um site no ar através de plataformas prontas como o Blogger e o WordPress, por exemplo.

Então, quem pretende criar seu site do zero não tem no site responsivo a melhor opção para adaptar o conteúdo a dispositivos móveis, principalmente se o site for composto por muitos elementos mais complexos e pesados.

Teste 30 dias de nossa Hospedagem de Site.

Mobile friendly

Em português, mobile friendly significa amigável para celular. Esse é um tipo de adaptação mobile é mais apropriada para visualização de conteúdo em smartphones e tablets por que ela é específica para isso.

O mobile friendly consegue realizar toda a adaptação do desktop para o mobile. Diferente do site responsivo, esse método consegue transformar todos os elementos para visualização em dispositivos móveis.

E é por essa maior praticidade que o mobile friendly tem ganhado mercado e se tornado de fato um padrão para visualização de conteúdo em mobile.

O impulsionamento desse método é tanto que nas últimas atualizações, o Google passou a dar mais relevância a sites que o usem.

Como um dos principais fatores hoje para a conquista de audiência atualmente é a experiência do usuário, muitos profissionais de marketing encontraram no mobile friendly, a ferramenta essencial para adaptar o conteúdo sem nenhum problema.

O Google ainda vai além e está ajudando aos desenvolvedores a entenderem como o mobile friendly funciona.

Dessa maneira, é possível entender e aplicar essa ferramenta para que ela adapte seu site a qualquer tipo de tela, sejam elas de computadores, tablets e smartphones dos mais variados tamanhos.

Para conseguir essa adaptação rápida, o mobile friendly faz uma avaliação que vai desde o tamanho das imagens e das fontes, passando pelo tamanho de vídeos, áreas clicáveis, entre outros elementos de um site.

Dessa maneira, o mobile friendly virou praticamente uma boa prática de SEO para quem quer conquistar o topo dos rankings de pesquisas do Google.

E para finalizar não podemos esquecer que o site responsivo é de certa forma uma das maneiras de aplicação do mobile friendly em seu formato inicial.

Conclusão

O mobile friendly é um conceito e o site responsivo está inserido dentro dele, porém existem meios melhores de conseguir adaptar um site para exibição em dispositivos móveis.

Ambos, podem proporcionar bons resultados e ser uma saída viável para que sua empresa não perca audiência nos dias atuais.

Em resumo, é muito importante procurarmos formas de adaptar seu site para smartphones e tablets, já que hoje em dia muitas pessoas tendem ao acessar através destes meios.

Então, se você tem um blog que não é adaptável está mais do que na hora de procurar uma saída para promover seu próprio crescimento no mercado.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: