Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Site ou blog: o que é melhor para sua empresa?

13/07/2017 às 15:09 Loja Virtual

Site ou blog: o que é melhor para sua empresa?

A internet é um espaço virtual que encurta o tempo e o espaço das relações com estratégias que substituem a ausência física das pessoas. Para tanto, as ferramentas do marketing digital não apenas se direcionam para que essa experiência seja segura e confortável para os usuários, mas eficiente e flexível, ou seja, é preciso que os internautas tenham opções diferentes e que atendam às suas buscas no mundo visual.

A presença online das empresas no mundo virtual já compõe a estratégia de sua divulgação e isso independe de seu segmento. A internet tem proporções muito mais amplas, em que o modo como que os conteúdos são postados, curtidos, compartilhados e comentados excede o limite espacial e temporal dos comércios físicos. O e-commerce alcança diretamente seu público-alvo com ações de marketing com resultados imediatos e práticos.

O foco de todo negócio é o aumento de vendas e a lucratividade que podem ser conseguidas pelas campanhas nas redes sociais, sites otimizados e vários recursos que corroborem esse objetivo na internet.

Saber como lançar sua marca no mercado online ou como interagir nas redes sociais deve ser uma das primeiras preocupações de quem quer estender seu negócio físico à internet, isso quer dizer que para alcançar o sucesso da empresa é preciso estar atento a duas coisas, principalmente: o que mais está de acordo com a proposta do seu e-commerce e o que agrada o seu público-alvo.

Na hora de ter uma loja virtual, por exemplo, o que é melhor: um site ou um blog?Antes de responder essa pergunta, é preciso conhecer as características de cada uma dessas plataformas.

Os e-commerce de maior alcance costumam ter sites e blogs a eles incorporados, de modo que o espaço para postagens com todo tipo de informação sobre a empresa é mais extenso. Se você ainda não sabe como fazer um blog, dê uma olhada no passo a passo para criar um blog.

Ambas são páginas que são publicadas virtualmente em favor da divulgação de seu conteúdo, ao passo que os sites geralmente estão diretamente ligados às empresas, os blogs se direcionam para algo mais opinativo – que também pode ser sobre uma marca.

Canal virtual blog

Os blogs cresceram depois que plataformas de gestão de conteúdos foram criadas, antes disso, qualquer mudança necessária em uma página virtual dependia de uma profissional da área, o que demandava mais tempo e dinheiro.

Ainda que os blogs tenham suas limitações no quesito layout ou estrutura, eles facilitam o acesso e a multiplicação de conteúdo na internet. Com a demanda cada vez maior nas buscas virtuais por blogs, os sites de empresas começaram a considerar a flexibilidade de atualização de seu conteúdo, em favor da possibilidade de não somente se assemelharem aos blogs, mas de poder incorporá-los como estratégia de divulgação da marca.

Dessa maneira, a dúvida entre site ou blog não depende mais da forma de sua gestão, mas de que as reais necessidades da empresa sejam levadas em consideração nessa escolha.

Por exemplo, se há empresa tem um perfil mais formal e se volta para um público mais sério, o site é prioridade e um blog agregado é opcional. Já se a proposta são artigos de opinião sobre determinada marca, um blog é a plataforma mais indicada.

A opção por um site institucional é a realização de um canal virtual em que haja espaço para divulgação dos valores da marca, sua apresentação no mercado; focando na fidelização e engajamento de seus clientes online.

Um e-commerce com um site aumenta suas vendas significativamente, de uma maneira mais indireta, pois, esse acesso permite que o perfil de seu negócio seja mais conhecido.

Já se a preferência é por um blog para divulgação de sua marca vale ressaltar que se trata de uma plataforma viral, ou seja, os leitores de um blog replicam o seu conteúdo a outros amigos em suas redes sociais que, por sua vez, o compartilham com outros amigos e em outras redes sociais.

Essa estratégia dissemina rapidamente o produto ou serviço de uma marca na internet. Isso é vantajoso não somente porque o investimento em publicidade é mínimo ou nulo, mas também alcança milhares de clientes em potencial de uma só vez.

Um blog lida com notícias rápidas, podendo ser uma forma de lançar promoções relâmpagos ou lançamentos de uma marca, por exemplo. Tem um feedback eficiente de seus clientes, sabendo o que pode ser aperfeiçoado, mantido ou mudado.

Assim, a opção por um site ou por um blog para a presença online de uma marca não depende apenas de se levar em consideração quais são as necessidades da empresa, mas do perfil de seu público-alvo e do bom uso que se faz dessas ferramentas para uma disseminação positiva de sua proposta.

A escolha de um site não necessariamente anula a opção por um blog, os dois recursos se complementam e somam para a fidelização dos clientes online e o aumento das vendas consequentemente. As estratégias do marketing digital contribuem para que essa experiência tenha sucesso. Saiba mais no ISBrasil!

 

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: