Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Site lento? Meça a velocidade com essas ferramentas gratuitas

24/04/2018 às 10:54 Ajuda

Site lento? Meça a velocidade com essas ferramentas gratuitas

A velocidade de carregamento de um site passou a ser muito importante, principalmente nos últimos tempos. Isso por que esse fator agora tem um alto grau de importância no ranqueamento dos mecanismos de busca.

A otimização de um site através de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) passa pela adoção de páginas que tornem sua página mais rápida. A demora no carregamento tende a afastar novos visitantes do seu site, já que a maioria das pessoas acessa a internet pelo smartphone, onde a conexão é ainda mais limitada.

Pense bem, hoje o dinamismo é um dos maiores fatores que influenciam internautas a consumirem conteúdo. Tudo o que queremos é conferir determinado conteúdo de “bate e pronto”. Por isso, a grande maioria das pessoas quando entra num site que demora mais de 10 segundos para carregar uma página acabam desistindo de ver.

Neste caso, se o seu site for lento você não aproveitará nenhum das vantagens de criar um blog no WordPress.

Na internet, cada segundo é uma eternidade e com o auxílio do Google, com certeza, os usuários poderão encontrar outras opções de conteúdo sobre qualquer assunto.

Nessa era do imediatismo, ter um site leve e bem montado em que as páginas carreguem instantaneamente é um diferencial em relação a concorrência num mercado cada vez mais agressivo.

Velocidade site

O tempo de carregamento de uma página é um dos vários fatores utilizados pelo Google para o ranqueamento dos resultados de busca. O tempo que seu site leva para carregar é um dos influenciadores para o seu posicionamento orgânico dentro da plataforma, o que impacta diretamente em sua estratégia de SEO.

Essa é uma forma utilizada pelo Google para punir sites mais lentos. Além disso, de acordo com pesquisas, cada segundo de demora para o carregamento de uma página faz com que pelo menos 10% dos usuários desistam de visualizá-la.

Outros estudos apontam que cerca de 40% dos visitantes desistem de visualizar o conteúdo de uma página que leva mais de 3 segundos para ser carregada. Além disso, a demora no carregamento tende a minar a vontade de compras dos usuários.

Os internautas esperam que as páginas de internet consigam carregar tão rápido em dispositivos móveis como em desktops.

Qual é o tempo de carregamento ideal de uma página de internet?

De acordo com instituições que testam a velocidade de sites como o Google e o Pingdom, a velocidade média ideal de carregamento de uma página gira entre dois e cinco segundos. Segundo pesquisas, um site que carrega em 5 sites já é mais rápido que um quarto das páginas de internet.

Já um site muito veloz, que carrega em menos de 1 segundo, carrega mais rápido do quase 95% dos sites da internet. Resumindo, dentro desse tempo médio, quanto mais rápido o seu site carregar, mais fácil será para aumentar o número de visitantes orgânicos.

Com a necessidade de diminuir o tempo de carregamento de um site, surgiram na internet diversas ferramentas gratuitas usadas para testar a velocidade de uma página.

Através delas, é possível realizar um diagnóstico completo para saber como otimizar o seu site, confira algumas das melhores plataformas de teste:

Google PageSpeed Insights

Essa é a ferramenta de teste de velocidade de sites mais conhecida da internet. Essa ferramenta é bem simples, basta inserir o link de uma página para gerar um diagnóstico de suas versões para desktop e mobile.

No resultado, o Google já lhe orienta a como melhorar o desempenho da página. Em vermelho, o usuário pode visualizar o que está prejudicando o tempo de carregamento do seu site e como isso pode ser melhorado.

Em amarelo, o usuário verá algumas opções de fatores menos graves, mas que também afetam o tempo de carregamento de um site. E por fim, em verde, é possível ver os pontos positivos de sua página.

Mesmo com o diagnóstico completo, o Google PageSpeed Insights não fornece o tempo de carregamento de uma página e nem especifica o número de requisições para o carregamento da página. Ambos são dados importantes na hora de um teste de velocidade de carregamento.

GTmetrix

Essa é a ferramenta preferida dos profissionais de marketing. A GTmetrix é uma plataforma bastante completa de teste para avaliar o tempo de carregamento de uma página, apontando seus pontos positivos e negativos.

O funcionamento é semelhante ao Google PageSpeed Insights, porém o serviço lhe dá mais informações relevantes sobre o status de velocidade de sua página na internet. Depois de colocar o link, a ferramenta faz uma avaliação completa de desempenho.

A ferramenta aponta os pontos fracos e fortes relacionados a velocidade do seu site e também faz uma estimativa de pontuação entre as páginas analisadas por elas nos últimos 30 dias, o que dá ao usuário um norte sobre a velocidade de sua página, que pode saber se ela está abaixo ou acima da média do GTmetrix.

Pingdom Website Speed Test

Com essa ferramenta, o usuário pode analisar qualquer página dai internet e receber uma nota classificatória, além de saber o tempo de carregamento, o tamanho total dos arquivos da página e o número de requisições para o carregamento da mesma.

A ferramenta monta um gráfico onde é possível analisar o tempo de carregamento e descreve todas as requisições necessárias. O Pingdom é bastante completo e fornece as informações mais relevantes para o usuário entender como uma página de internet está funcionando.

Web Page Test

Essa ferramenta dá ao usuário a possibilidade de escolher o local de origem do teste, seja ele um desktop ou um dispositivo móvel, além de fazer o registro do navegador utilizado para a consulta. A ferramenta fornece um resultado bastante detalhado, destacando ponto a ponto do desempenho da página avaliada.

Bom, como vimos, o tempo de carregamento de uma página é essencial para que seu site seja visto por mais pessoas na internet. Esse fator deve ser uma de suas prioridades, afinal não adianta ter um site bem montado, se pouca gente o vê por que ele é muito pesado, não é mesmo? Pense nisso!

Gostou de nosso post? Compartilhe: