Site fora do ar? Entenda por que isso acontece e como resolver!

Site fora do ar? Entenda por que isso acontece e como resolver!

04/10/2017 às 15:33Hospedagem de Sites

Ter um site muitas vezes exige que tenhamos conhecimento sobre diversas áreas da informática, mesmo que não seja tão aprofundado. É natural que, quando você administra um negócio, precise acompanhar os diversos elementos que envolvem ter um site, blog ou loja virtual, mas o problema é que nem sempre você é especialista em todas essas áreas. E é aí que entram problemas como o seu site sair do ar, por exemplo. Se você deseja entender por que isso acontece e como resolver o problema do site fora do ar, esse texto vai te ajudar a tirar suas dúvidas sobre as principais questões que envolvem o assunto. Esperamos te ajudar a resolver o seu problema para que você possa dar continuidade às atividades do seu site. Mas para isso, você precisa entender exatamente o que está acontecendo.

Por que um site fica fora do ar?

A primeira coisa que temos que entender é o motivo pelo qual um site fica fora do ar. Pois é, não existe apenas um motivo e, para resolver esse tipo de problema é fundamental que encontremos o que está o causando. Os principais motivos para um site ficar fora do ar são:

•    Ataque de Hackers
•    Mal Funcionamento de Hardwares
•    Servidor Sobrecarregado
•    Problemas com a Hospedagem

Cada um desses problemas pode derrubar o seu site de uma forma diferente e é por isso que vamos falar sobre cada um deles de forma separada e mais detalhada.

Ataque de Hackers

Esse é um problema comum a todos que possuam algum tipo de negócio online. Os hackers existem desde o começo da internet e, infelizmente, fazem parte do nosso dia a dia. Ao mesmo tempo em que as medidas para proteger o seu site avançam, as técnicas para invasão dos hackers também evoluem e tomam novas formas, nos obrigando a estar em uma vigilância constante. O ataque de hackers é um dos principais motivos para um site estar fora do ar.

Como resolver o problema dos hackers?

Primeiramente você precisa verificar se todos os seus antivírus e sistemas de proteção estão atualizados e devidamente ativados. Esses serviços exigem que você esteja sempre atento, mesmo que a maioria deles tenha a função de atualização automática, porque essa função também pode falhar. O segundo passo é fazer uma varredura completa e tentar localizar o problema para removê-lo. Em casos mais graves, é necessário chamar um técnico para te ajudar com isso.

Mal Funcionamento de Hardwares

Servidores são máquinas e, como qualquer máquina pode apresentar erros físicos. O mal funcionamento de algum desses servidores pode fazer com que o seu site fique fora do ar. Mesmo que você acredite que todo o seu hardware está protegido, sempre existe uma chance de alguma peça apresentar alguma falha e fazer o seu site ficar fora do ar.

Como resolver o problema do Hardware?

Nesse caso, não há muito o que fazer a respeito. Você pode tentar concertar e ver se ainda consegue manter a vida útil da peça que está com defeito, mas o mais comum é que a peça seja trocada, essa também é a função que te dará mais garantia e tranquilidade para seguir com o seu negócio. Não sabe O que é Cloud Gerenciado? veja também nosso post e descubra todas as vantagens de estar nesse servidor.

Servidor Sobrecarregado

Pode ser também que o número de acessos ao seu site esteja tão grande que o servidor ficou sobrecarregado, obrigando-o a sair do ar. Não é raro acontecer isso, principalmente quando algum conteúdo de um site pequeno se torna um viral, pois esses sites normalmente não têm um servidor capacitado para esse tipo de acontecimento.

Como resolver o problema do servidor sobrecarregado?

Com um grande número de acessos, o melhor que você tem a fazer é contratar um serviço maior, talvez um servidor dedicado, para que o seu site possa continuar a funcionar normalmente. Contratar um servidor de nuvem também pode ajudar a resolver essa questão. Esse é um dos problemas mais tranquilos de serem resolvidos quando o assunto é site fora do ar. Quer ter mais tranquilidade para administrar o seu site e não se preocupar com as questões técnicas? Conheça mais sobre o serviço de Gerenciamento de Servidor e todos os seus benefícios.

Problemas com a Hospedagem

Por fim, nós podemos listar esse que é um dos maiores problemas que um site pode enfrentar. A verdade é que você não consegue controlar tudo o que envolve o seu site e muitas vezes a hospedagem tem uma parcela de culpa quando ele sai do ar.

Como resolver o problema da hospedagem?

Se você está tendo problemas constantes com a hospedagem que contratou, a melhor coisa a se fazer é pesquisar e contratar uma nova, que atenda às suas necessidades da melhor maneira possível. Porém, é preciso ficar atento para perceber quando essa troca realmente é necessária, pois muitos serviços de hospedagem podem falhar, o maior problema é quando esse erro se repete muito e compromete o seu negócio. Você já conhece os nossos planos de Cloud Gerenciado? Os planos do Cloud Privado estão a partir de R$250,00 e os diferenciais são o Monitoramento, Gerenciamento Preventivo, Backup e a Licença do cPanel incluso.

Como você pôde perceber, existem diversas maneiras de resolver o problema de site fora do ar, que vão depender de qual é a razão dele estar derrubado. Por isso, é importante que você identifique qual é esse motivo para que o problema seja solucionado rapidamente. Ter um site fora do ar pode ser um grande problema para o seu negócio, mas entender por que isso acontece e como resolver esse problema é essencial para que ele não aconteça de novo e, se acontecer, você já vai estar preparado para ele. Como dissemos no início do texto, ter um site não é uma coisa simples e envolve muitas questões que vão além de simplesmente gerenciar conteúdo ou entender de marketing digital, ainda que essas coisas sejam de extrema importância.

Não importa qual é a sua área de especialização ou quais são os seus principais objetivos com o seu site ou blog, é importante entender os motivos pelos quais um site fica fora do ar e como você pode resolver essa questão da maneira mais rápida e eficiente possível para que você não acabe se prejudicando muito. Quer saber também qual é o serviço melhor? Leia nosso post Revenda ou cloud? Qual é o melhor? e descubra.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: