Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Site dinâmico ou site estático: Qual é o melhor para minha empresa?

08/01/2020 às 08:13 Ajuda

Site dinâmico ou site estático: Qual é o melhor para minha empresa?

Todas as empresas precisam de um site para montar uma estrutura básica para a sua estratégia de marketing digital. Um site é responsável por compilar as principais informações sobre a empresa e até por compilar conteúdos em um blog.

E uma das dúvidas que pairam sobre a cabeça de empreendedores na hora de criar um site é: criar um site estático ou um site dinâmico? Neste artigo, vamos lhe ajudar a escolher.

Cada tipo de site tem as suas próprias características e podem atender a diferentes estilos de negócio.

O nosso objetivo nesse texto é mostrar o que é um site estático e o que é um site dinâmico, apontar as diferenças e as semelhanças entre eles, e indicar o melhor formato para o seu negócio.

O que é um site estático?

Um site estático se caracteriza por ser um site simples, que contém apenas conteúdos pontuais como informações sobre uma empresa, formulário para contato, algo bem limpo com layout bem básico.

A ideia é que esse site sirva como uma espécie de “cartão de visitas digital” da sua empresa.

Esse formato pode ser recomendado para empresas novas que não tem tantos recursos para investimentos e querem testar o site, assim elas podem optar por um site mais simples.

Desvantagens 

A principal desvantagem do site estático, justamente é a questão da atualização da ferramenta.

 O serviço pode ser indicado para empresas pequenas e que precisam de um site com muitos recursos, mas o serviço não é escalável e isso pode dificultar uma migração para um site dinâmico posteriormente.

Vantagens

Já a principais vantagem deste tipo de site e que é considerado por muitos empreendedores é o baixo custo.

Para criar e hospedar um site estático, você precisará gastar muito pouco.

Para quem precisa de um site básico com informações triviais e não muitos recursos para algo mais dinâmico, começar por um site estático pode ser uma boa maneira de adentrar no mercado digital e iniciar uma estratégia de marketing.

O que é um site dinâmico?

Os sites dinâmicos se caracterizam por conter vários recursos como galeria de imagens, suporte para blog, entre outros.

Geralmente, esses sites podem ser hospedados em algum CMS (plataforma de gerenciamento de conteúdo) como o WordPress, por exemplo.

Esse tipo de site já tem um layout mais funcional, pode agregar mais conteúdo e ser atualizado facilmente a qualquer momento.

Sites dinâmicos são indicados para empresas que já possuem um tempo de mercado e precisam aprofundar suas ações de marketing.

Isso indica que é preciso contratar um site que tenha mais recursos para garantir uma interação maior com os visitantes, visando a geração de engajamento, o aumento de conversões e as vendas.

Desvantagens

Os custos para criar e manter um site dinâmico são bem mais elevados do que sites estáticos.

Essas páginas por agregarem mais conteúdo e diversos plugins também podem ser mais lentas do que sites estáticos, será preciso adotar algumas alternativas como a compressão de imagens para driblar este problema.

Vantagens

Principalmente quando é criado e hospedado em um CMS como o WordPress, o site dinâmico dispensa a contratação de programadores e web designers.

Isso porque essas plataformas são bastante intuitivas e contam com recursos prontos e editáveis.

Dessa forma, não é preciso contar com a presença de um profissional da área. Você mesmo, pode criar o seu site dinâmico, adicionando os plugins necessários para o seu site e cria-lo em poucos minutos.

Também é simples atualizá-lo, já que os recursos de um site dinâmico podem ser editados a qualquer momento.

Confira também: Como criar um blog.

Diferenças e semelhanças entre site dinâmico e site estático

Como podemos ver, o uso de um tipo de site se contrapõe ao outro, e vamos deixar isso bem claro abaixo, confira abaixo as principais diferenças e semelhanças entre sites dinâmicos e estáticos:

  • Ambos os tipos de site atendem a objetivos empresariais, podendo ser usados de acordo com o objetivo de um negócio.
  • O custo de um site dinâmico é bem superior ao de um site estático.
  • O site dinâmico é escalável e pode ser atualizado a qualquer momento, diferente do site estático.
  • Sites estáticos tendem a carregar mais rápido do que sites dinâmicos.
  • O site dinâmico consegue trabalhar mais ações de marketing para as empresas.
  • Sites estáticos dependem de manutenção de programadores, diferente de sites dinâmicos que podem dispensar estes profissionais.

Qual é o melhor site para minha empresa?

Bom, acho que deu para entender pelo texto que o site estático pode ser um bom “site de entrada” para sua empresa no mercado, mas que com o tempo, o mais recomendado é fazer a migração para um site dinâmico.

Por ter mais recursos, os sites dinâmicos conseguem atender melhor empresas de todas as áreas e portes, ajudando-as na implementação de uma estratégia de marketing digital completa através de ações de marketing de conteúdo, inbound marketing, etc.

Além disso, com um site dinâmico você consegue atualizar sozinho sempre que necessário. Podendo assim, alimentar um blog com frequência, por exemplo, isso é importantíssimo para a sua estratégia de marketing digital.

Um site estático só serve para ser uma página meramente institucional, o problema é que os consumidores são mais atraídos por páginas interativas com bastante conteúdo.

Por isso, o investimento na criação e manutenção de um site dinâmico é mais indicado para colocar o seu negócio na internet.

Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem Empresarial.

Gostou de nosso post? Compartilhe: