Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Sistemas IOS e Android: Devo focar em um deles para mobile marketing?

13/07/2018 às 14:40 Ajuda

Sistemas IOS e Android: Devo focar em um deles para mobile marketing?

Quando você possui um negócio online, há diversos aspectos que precisam ser levados em conta, tantos que muitos nem imaginam.

Quando pensamos, por exemplo, em como vamos divulgar o nosso site, o primeiro pensamento da maioria das pessoas provavelmente será voltado apenas à análise de um público-alvo para se fazer propaganda.

É claro que isso é importante, mas quando se trata de marketing digital, nada é tão simples assim. É necessário pensar muito além das características do seu público.

Deve-se levar em conta diversos aspectos como seus costumes, que horas costumam acessar a internet, que sites costumam acessar, como eles chegam até esses sites, entre muitos outros fatores.

E é aí que entramos na questão do mobile marketing.

O conceito que temos hoje em dia de smartphones não é o mesmo que tínhamos há 5 anos atrás. Vivemos uma verdadeira revolução.

Uma revolução rápida e que foi acontecendo quase imperceptivelmente para muitos de nós, mas a verdade é que os smartphones hoje em dia representam uma parcela maior do que os próprios desktops dentro da internet.

E isso muda muita coisa, inclusive o marketing digital e a forma como as pessoas que possuem negócios devem anunciar.

Dentro dessa questão do mobile marketing ainda há algumas divisões e uma das principais dúvidas é se você deve focar em IOS ou Android para mobile marketing. Quer saber qual é o melhor? Vamos explicar sobre cada um deles no texto de hoje.

Leia também: Como anunciar no Google Adwords

O que é melhor para o seu negócio?

É uma frase que até parece clichê, mas que precisa ser repetida toda vez que uma questão desse tipo surge.

Antes de tentar analisar dados e ver objetivamente se você deve focar em IOS ou Android para mobile marketing, é necessário que você volte a atenção para os seus objetivos.

Onde sua empresa deseja chegar? Quem você quer atingir? O que já deu certo no seu negócio até agora? O que não deu certo? Essas, entre muitas outras perguntas que você pode se fazer, são essenciais para responder a questão do título desse artigo.

Por quê?

Simplesmente porque não há como afirmar que um sistema é melhor do que o outro sem você conhecer profundamente o seu negócio.

Quando falamos em mobile marketing ou marketing digital no geral, falamos também de segmentação específica. E o seu público pode estar em qualquer um desses dois sistemas.

Por isso esse autoconhecimento é tão importante e o primeiro passo para saber no que focar.

Mas também existem outros passos a serem dados. Vamos falar sobre as diferenças entre os sistemas para que você perceba como sua empresa pode se encaixar em cada um deles.

Já conhece o nosso serviço de Google Adwords? Ele tem preços a partir de R$400,00 mensais com investimento e monitoramento da campanha.

A diferença dos Logaritmos

A App Store, que funciona para os aparelhos com sistema IOS, possui um logaritmo próprio. Diferente do logaritmo do Google, que funciona para os sistemas Android.

Mas, se você possui um negócio digital há algum tempo sabe que não há como fugir do Google, por mais que queira focar apenas em usuários de IOS por algum motivo.

A verdade é que mesmo as pessoas que possuem esse tipo de sistema e seus smartphones, acabam utilizando o Google em diversas ocasiões e o contrário não acontece.

Por isso, o mais recomendado é que você foque no logaritmo do Google o máximo possível, pois assim, a abrangência da sua estratégia de marketing será maior.

É claro que existem exceções. Mas a não ser que seu negócio seja extremamente segmentado e voltado especificamente para usuários da Apple, você terá mais vantagens atingindo os dois públicos com as opções do Google.

Controle e Liberdade dos Sistemas

Existem algumas pequenas, porém cruciais, diferenças entre o controle que você pode ter da sua estratégia de marketing dentro de cada um dos sistemas.

Por isso, quando você se perguntar se deve focar no sistema IOS ou Android para mobile marketing, é necessário também levar isso em conta.

A Apple controla rigidamente a maioria dos aspectos de sua marca, hardware e software. Os aplicativos são revisados antes da aceitação dentro da App Store.

As notificações devem obedecer às regras da Apple. Para garantir que os usuários tenham uma experiência consistente, a Apple envia atualizações do sistema operacional para os usuários.

E quem possui um negócio online sempre precisara usar as regras e os cronogramas da Apple para participar de aplicativos para iOS, principalmente no que diz respeito a marketing.

Por outro lado, os aplicativos do Google Play podem ser atualizados a qualquer momento, sem revisão. Os parceiros de operadoras de celular Android levam as atualizações do Android aos usuários.

O Android pode ter uma participação de mercado maior, mas permanece fragmentado em fabricantes de telefones como Samsung, LG, Motorola e HTC.

Essa liberdade se estende à experiência personalizável que o Android oferece também aos usuários finais do dispositivo.

No Android, você pode instalar aplicativos de "fontes desconhecidas", permitindo que o usuário instale aplicativos de fora da loja de aplicativos do Google.

Você também pode se interessar: O que é Remarketing?

Apesar de algumas dessas informações não parecerem tão relevantes no que diz respeito a marketing digital ou sobre se você deve focar em IOS ou Android para mobile marketing, você irá perceber que essas são questões fundamentais para que você trace suas estratégias.

Como você pôde perceber, saber se deve focar em Android ou IOS para mobile marketing não é tão simples como parecer.

Tudo vai depender do seu tipo de negócio, se há ou não uma segmentação e o quanto de liberdade a sua empresa precisa para enviar notificações para seus clientes.

Por isso repetimos que é necessária uma análise interna de sua estratégia antes que o martelo seja batido. Mas pensar nesses outros pontos com certeza vai te dar o impulso necessário para deslanchar de vez!

Gostou de nosso post? Compartilhe: