Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Seu perfil nas redes sociais influencia na avaliação profissional?

26/01/2018 às 20:15 Redes Sociais

Seu perfil nas redes sociais influencia na avaliação profissional?

De acordo com pesquisas recentes, o comportamento das pessoas em redes sociais podem lhe ajudar a aumentar ou diminuir as chances de conseguir um novo emprego e até mesmo de manter a atuação num emprego. Apesar de ser possível registrar tudo, compartilhar opiniões, é necessário ponderar suas postagens para evitar perdas profissionais que podem ser significativas para sua carreira. Os perfis em redes sociais não ambientes privados como muitos acreditam e por isso a grande maioria das pessoas tem acesso.

Com isso, uma das maneiras utilizadas pelos recrutadores para saber mais sobre os usuários é justamente olhar seus perfis em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram. Afinal, é nas mídias sociais em que compartilhamentos momentos de lazer, de trabalho e opiniões que refletem nossos valores. Analisar o comportamento de um candidato a uma vaga de emprego pelo seus perfis em redes sociais se tornou uma forma prática para definir se a pessoa possui ou não os requisitos para as vagas em questão.

Mesmo assim, grande parte das pessoas não mede o impacto de suas publicações e comentários em redes sociais. Uma frase ou uma imagem infeliz pode causar um descrédito diante de recrutadores e lhe afastar de possíveis vagas de trabalho. Usar o bom senso se tornou uma regra importante no mercado atual para passar uma “boa impressão” para todos, sejam eles seus amigos e parentes, como também para futuros chefes e avaliadores.

Como construir uma boa imagem nas redes sociais?

Hoje em dia, praticamente todos estão ligados nas redes sociais. O Facebook, o Instagram, o LinkedIN, o Twitter, entre outras fazem parte do nosso cotidiano e por isso devemos aprender a usá-las da melhor maneira possível. O que compartilhamos em nossos perfis possuem repercussão pessoal e também profissional, é por isso é preciso ser bastante positivo, ponderado e inovador nas publicações, tentando sempre se destacar positivamente.

Antes de fazer uma postagem, procure pensar em qual imagem você irá transmitir se vier a fazer a publicação. Estar sempre atento ao seu perfil é essencial para conseguir uma boa vaga de emprego. Por isso, revise tudo o que você publica, curte ou segue nas redes sociais, sejam perfis, páginas ou grupos e busque utilizar cada perfil para o que a rede social em questão permite.

O LinkedIN, por exemplo, é uma rede profissional e deve ser usada para criar contatos de trabalho e divulgar seus trabalhos para outras pessoas de sua área, ampliando seu leque de opções para jobs futuros. Já o Instagram é uma rede social de fotos e por ela você deve compartilhar imagens que reflitam momentos felizes da sua vida, usando também o Stories para compartilhar o seu dia a dia, incluindo sua rotina de trabalha cotidiana. Muitas pessoas acabam utilizando as redes sociais para enviar indiretas, fazer desabafos ou acabam postando fotos ou conversas comprometedoras. Todas essas ações tem suas consequências. Evite compartilhar detalhes de sua intimidade, desde sua vida pessoal com família e amigos até a sua vida profissional. Afinal, não pega bem mandar uma indireta pro seu chefe ou falar mal de cliente em seu perfil.

Além disso, também é recomendado o uso de linguagem ofensiva e referências a drogas, sexo ou álcool, isso irá pegar muito mal. Não é preciso usar as redes formalmente, este não é o objetivo, mas você deve buscar passar a imagem de uma pessoa equilibrada e correta. Escrever errado também torna sua imagem negativa nas redes sociais. Dependendo da sua profissão, os erros ortográficos chamaram ainda mais a atenção de recrutadores. Nunca comente projetos ou processos internos de sua empresa e nem critique publicamente a religião de outras pessoas, nem suas opiniões políticas. Manifestações de discriminação racial também lhe custam o emprego, obviamente.

Uma das principais intenções das redes sociais e fortalecer a liberdade de imprensa, por isso é necessário e dever de cada usuário expor sua opinião. Porém, existem diversas maneiras para fazer isto e o aconselhado é fazê-lo com moderação. Exponha sua opinião de forma clara e objetiva e argumente de forma sadia com pessoas que pensem diferente. Uma boa dica para construção de valor nas redes sociais é seguir quem você admira. Siga personalidades e empresas que você goste, interaja com as marcas e se mantenha sempre atualizado sobre as informações. Analisar suas curtidas também é uma maneira de garantir que está passando uma imagem positiva na rede.

Confira também quais são os melhores plugins para WordPress.

Como posso influenciar positivamente os recrutadores?

O primeiro passo é manter o seu perfil atualizado. Atualize com frequência suas experiências profissionais, cursos e atuações profissionais que você tenha realizado. Compartilhe projetos de sucesso e registre momentos profissionais, assim como você compartilha momentos de diversão. A segunda dica é fazer networking! Faça amizade, interaja com o maior número de pessoas possível e comente em conteúdos relevantes, troque ideia e debata opiniões através das redes sociais. Usar suas redes sociais para se engajar e agregue o máximo de conteúdo positivo possível.

Se quiser ter uma rede com foco em contato profissional, crie já uma conta no LinkedIN. Nenhuma outra rede social pode te ajudar a conseguir um trabalho como a rede profissional. Muitas empresas já substituem a entrega de currículos por uma conta no LinkedIN. Publique conteúdos interessantes sobre seu trabalho e sua área de atuação. Isso mostrará que você se interessa pela sua atividade profissional e costuma buscar informação sobre assuntos relacionados a ela.

Utilizar uma boa foto de perfil também é aconselhável para causar uma boa primeira impressão em quem visita seus perfis nas redes sociais pela primeira vez. Transmitir uma boa imagem é essencial e nada melhor do que uma boa foto para isso. E por último, não compartilhe tudo o que vê pela frente! Use as redes sociais com inteligência e publique apenas conteúdos construtivos. Compartilhar qualquer coisa sem nem ler sobre o assunto pode acabar denunciando uma falta de criatividade e uma vontade desnecessária de ser notado, além de poluir visualmente o seu perfil.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça o nosso serviço de Hospedagem com WordPress

Gostou de nosso post? Compartilhe: