Seu e-commerce precisa de um blog? Saiba mais!

Seu e-commerce precisa de um blog? Saiba mais!

01/12/2017 às 15:20Loja Virtual

Ter uma loja virtual de sucesso é essencial para vender produtos no mercado digital. Não existe fórmula do sucesso, mas através do marketing de conteúdo é possível ter um blog como aliado para atrair mais clientes, o que pode ser muito útil. É precisar contar com bons produtos e um bom atendimento, são os dois principais pilares de uma boa gestão. Criar uma marca forte é essencial para atrair um grande número de visitantes e criar um blog para gerar um bom conteúdo e ganhar autoridade com o público pode ser uma boa ideia.

Porém criar um bom blog é um grande desafio para todo empreendedor digital. Não existe maneira certa ou especial para gerar mais tráfego e fortalecer o posicionamento da sua marca, mas um blog pode ajudar muito a conseguir esses objetivos. Lembre-se antes de pensar em criar um blog, que qualquer investimento na área de marketing deve ser justificado, tudo ação deve ter um bom potencial de retorno para o seu negócio. Analise sua loja virtual para pode ter uma noção mais prática, do quanto um blog pode te ajudar a alavancar o seu e-commerce.

Bom, separamos alguns motivos para criar um blog para sua loja virtual, para lhe ajudar a decidir se é preciso ou não apostar nesse meio de conteúdo, confira:

Atrair mais tráfego de qualidade

Conseguir aumentar o volume de visitas é um desafio para qualquer empreendedor. Para que sua loja virtual seja vista e seus produtos sejam comprados, é preciso que mais clientes cheguem ao site, só assim surge a oportunidade de mais interessados em seus produtos.

Se sua loja virtual não tiver um bom número de visitas, sua loja não vai vender o que você espera. Nesses casos, uma boa maneira de aumentar o tráfego de maneira orgânica é criar um blog com um conteúdo que vise em explicar seus produtos e a criar autoridade no mercado, mostrando que você conhece do assunto.

Essa é uma das principais funções do blog e atração do seu site pode ser esse meio de conteúdo, através dele será possível converter mais leads.

Engajar novos e atuais clientes

Mesmo quem já é cliente de sua loja virtual, ele deve ser manter interessado e ter um blog é importante para isso. Afinal, lembre-se que fidelizar clientes é mais fácil do que conquistar novos. Você deve manter seus clientes interessados de alguma forma, criando conteúdo de seu interesse para conseguir prender a atenção de clientes.

É possível fidelizar clientes e fazem com que eles se tornem defensores da sua marca, é preciso considerar que muitos visitantes não vão comprar nada, mas que eles podem indicar os seus produtos ou a sua loja para outros amigos e parentes.

Confira também o que é preciso para montar um loja virtual.

O Blog pode ser um canal de relacionamento!

Apesar das redes sociais serem ótimos canais de atendimento e interação, também é possível usar o blog como um canal de relacionamento para tirar dúvidas de seus clientes e fazê-los entender melhor sobre seus produtos e como funcionam os seus serviços.

Em toda a área existem concorrentes, então é preciso se diferenciar dos demais. Criar um blog pode ser uma boa maneira de fazer isso, já que criando conteúdo você pode se aproximar mais dos seus clientes e aumentar suas vendas.

Fortalecimento de marca

Ter um bom posicionamento de marca é importante dentro do mercado digital. Fortalecer o seu negócio é importante e pode influenciar diretamente na decisão de compra dos usuários, fazendo com que elas consumam mais seus produtos.

O blog pode ser parte de uma boa estratégia de marketing para aumentar o valor da sua marca no mercado digital.

Depois dos motivos, confira alguns benefícios de ter um blog em sua loja virtual:

Aumento de Vendas

Criar conteúdo através de um blog é uma das melhores maneiras de aumentar as vendas da sua loja virtual de forma rápida e principalmente orgânica, sem gastar nada além de tempo com isso. Mas lembre-se que em seu blog não é lugar de criar ou divulgar promoções, mas sim de trazer soluções para atender as necessidades de seus clientes.

É bom gerar conteúdo para que os visitantes sejam influenciados para comprar mais seus produtos e considerarem mais a sua marca, quando pensarem em comprar um dos produtos que você vende. Um blog influencia diretamente na decisão de compra.

Maior conversão de leads

A maioria das pessoas não vai comprar um produto na 1° visita que fizerem no seu site, pensar isso é muito ilusório, mas com um blog você pode prender a atenção de novos usuários e gerar mais leads.

Criando um conteúdo rico e que seja interessante para o seu público é praticamente uma garantia de que cada vez mais os usuários voltarão a sua loja virtual e em poucos dias começaram a comprarem seus produtos.

Melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca

Criar um blog para sua loja virtual pode ter um impacto muito positivo para colocar o seu e-commerce no topo dos mecanismos de busca. O conteúdo da plataforma tende a gerar um tráfego bem maior do que habitualmente, lojas virtuais geram apenas com páginas de vendas de produtos.

Muitos sites usam o blog como uma ferramenta muito importante dentro da estratégia de marketing de conteúdo, produzindo pautas sobre o assunto para criar uma maior autoridade com seu público e conseguir ranquear melhor no Google e em outros sites de buscas.

Entre outros pontos, a criação do blog não deve ser descuidada. É preciso tomar muitos cuidados para que você consiga acertar o layout e desenvolver assuntos interessantes. O ideal é que seu blog seja responsivo, ou seja, que ele consiga se adaptar a todos os tamanhos de tela.

Também é preciso se preocupar com o SEO, já que o principal objetivo do blog é aumentar o tráfego do seu site. Como todos já sabemos, o SEO é uma ferramenta essencial para otimizar o tráfego orgânico do seu site, colocando sua empresa no topo dos sites de busca.

E o principal, o conteúdo do blog não deve focar em vendas, mas em tirar dúvidas e apresentar soluções para seus clientes, deixe para vender os seus produtos dentro de sua loja virtual.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e baixe o Ebook Como alavancar o meu negócio. Conheça os planos da ISBrasil para Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: