SEO: O que é autoridade de domínio? Qual sua importância?

04/09/2019 às 20:53 SEO

SEO: O que é autoridade de domínio? Qual sua importância?

Sempre falamos aqui no blog sobre a importância de construir uma reputação forte para sua marca na internet. A partir do momento que você coloca o seu site na internet, é hora de se preocupar com a autoridade de domínio.

É importantíssimo estar sempre ligado e buscando aumentar a autoridade do domínio do seu site.

Isso mostra que o conteúdo da sua marca tem uma boa relevância nos mecanismos de busca e é um parâmetro essencial para a sua estratégia de marketing digital.

Ainda não sabe muito bem, o que é autoridade de domínio? Fique tranquilo! Neste artigo vamos lhe explicar como e por que trabalhar a autoridade de domínio para ter uma marca mais forte na web.

O que é autoridade de domínio? 

A autoridade de domínio é um parâmetro que pode ser usado por qualquer site que tenha uma estratégia de SEO otimizada. O Domain Authority (DA, sigla em inglês) é um conceito estabelecido pela Moz, consultoria de SEO.

A ideia é que a autoridade de domínio seja usada para medir os resultados orgânicos de um site nos buscadores.

Assim, os sites são classificados numa escala de 1 a 100, ou seja, quanto maior a nota, mais o domínio é relevante na web.

Confira também: Vantagens do Cloud Server.

A sua meta em relação a autoridade de domínio do site da sua empresa é bem simples: procurar estar o mais próximo de 100.

Quanto mais alta for a autoridade de domínio, mais posições você tende a ganhar no Google e demais buscadores.

Mais para frente, vamos falar sobre as melhores maneiras para você descobrir qual é a autoridade de domínio do seu site e como fazer para otimizá-lo e se tornar mais relevante na web.

Como saber qual é a autoridade de domínio no meu site?

Existem duas extensões no Google Chrome que lhe ajudam a descobrir a autoridade atual do seu domínio, são elas: MozBar (ferramenta da criadora deste conceito) e o Website Authority Checker. Essas ferramentas são essenciais para descobrir e acompanhar a evolução da autoridade de domínio do seu site.

Como já explicamos acima, a classificação é bem simples. A escala da autoridade de domínio vai de 1 a 100 e quanto mais próximo do 100 o seu site estiver, mais relevante ele é para os mecanismos de busca. O inverso também vale, sites com classificação igual ou próxima a 1 são pouquíssimos relevantes.

Bom, se você utilizou uma das ferramentas para checar a sua autoridade de domínio e notou que está com a classificação muito baixa, não se preocupe. Geralmente, os sites novos começam com a autoridade de domínio em 1.  Então, a ideia é que você comece a trabalhar o SEO em sua página e a sua autoridade de domínio cresça com o tempo.

Mas como saber se a sua autoridade de domínio é boa? Basta chegar próximo dos 100? Isso é muito relativo. O que podemos dizer é que uma classificação boa pode ser mais baixa, dependendo do seu nicho de atuação.

A dica para medir a sua autoridade de domínio é comparar seus resultados em pesquisas no Google em relação aos seus concorrentes. As extensões que citamos acima, mostram a autoridade de domínio de todos links citados em uma SERP.

Dessa forma, se os seus concorrentes não tiverem uma classificação tão alta, atingir uma média entre 50 e 70 já pode ser o suficiente para angariar o topo dos resultados de busca do nicho do seu negócio. Ainda existem nichos que possuem pouca concorrência e isso ajuda sites novos a aparecerem na primeira página, mesmo com uma baixa autoridade de domínio.

Baixe já o ebook de CloudLinux.

Como melhorar a autoridade de domínio do meu site? 

Para melhorar a autoridade de domínio, é preciso entender quais são os fatores que determinam a sua classificação. Basicamente, a classificação é composta por três fatores: a idade do seu domínio, o número de links que apontam para o seu site e autoridade dos sites que linkam para o seu domínio.

Como podemos perceber, uma boa autoridade de domínio depende de uma estratégia efetiva de link buiding. O ideal não é apenas conseguir muitos links que apontam para o seu site, mas conseguir links de sites como boa autoridade de domínio. Em outras palavras, não é qualquer parceria que é válida para a sua estratégia.

Se você está estruturando a sua estratégia de link building, uma boa dica é usar as ferramentas de extensão MozBar e Website Authority Checker para descobrir a autoridade de domínio de possíveis parceiros. Assim, você pode separar uma lista de boas parcerias e começar a entrar em contato para uma estratégia de guest posts, por exemplo.

Apenas receber vários apontamentos de link para o seu site não adianta. Para ter uma ideia, receber muitos links de sites irrelevantes pode gerar o efeito inverso e acabar prejudicando a evolução da sua autoridade de domínio.

Outra dica na hora de considerar parcerias de link building e argumentar a favor do seu site próprio site é a idade do domínio. Sites novos estão construindo sua reputação, ainda não possuem muitos conteúdos na web. Agora, sites mais antigos já possuem uma reputação construída nos mecanismos de busca e por isso são mais valorizados.

Então, pensar em fechar parcerias com sites mais antigos e com uma boa autoridade de domínio é a melhor maneira de evoluir rapidamente a autoridade do seu domínio, o tornando mais relevante para os mecanismos de busca. Garanto que ao seguir nossas dicas, você verá como construíra uma boa reputação para sua marca no curto prazo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: