Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Sem inspiração para criar artes? Veja como ter novas ideias

11/02/2018 às 16:25 WordPress

Sem inspiração para criar artes? Veja como ter novas ideias

Quem trabalha com arte sabe que muitas pessoas pensam que o seu trabalho é fácil, mas a realidade está muito longe disso. Não que não seja um trabalho divertido e que muitas pessoas tem o prazer em fazer, mas isso não significa que não existam dificuldades e nem empecilhos nesse tipo de trabalho.

Ainda mais quando estamos falando em design como criação de sites, logotipos, layouts e afins. Tudo isso exige muita atenção e o trabalho às vezes pode ser muito desgastante.

Como criar uma arte

Mas em uma profissão onde você precisa exercitar a sua veia criativa o tempo todo, como manter a inspiração? Essa é uma das questões que mais permeiam a cabeça de artistas de diversos tipos e por isso vamos falar hoje sobre como criar arte!

Por isso, se você está sem inspiração para criar artes, veja aqui como ter novas ideias que podem te ajudar a vencer essa crise tão comum aos profissionais da área!

Por que a crise existe?

Não se preocupe se você está sem inspiração, você não é o único e isso acontece com todas as pessoas que trabalham com criatividade. Mas você consegue entender por que a crise chegou em você nesse momento?

Diversos motivos podem fazer com que você esteja sem inspiração para criar artes e não saber como ter novas ideias. Excesso de trabalho, falta de repertório e falta de direcionamento podem ser alguns deles.

Vamos dar algumas dicas sobre como lidar com essas crises.

Reveja Seus Trabalhos

Não há nada melhor do que encontrar inspiração para criar artes do que vocês mesmo. Revisitar trabalhos já feitos por você, lembrar de cada desafio que teve ao criar um layout para hospedar um site, ou uma nova arte que te tirou o sono pode te fazer lembrar do que você fez naquela época para resolver esse problema.

Se essa é a primeira vez que está passando por isso, os seus trabalhos também podem te ajudar lembrando de como foi fazer aquelas artes e o que você estava sentindo naquele momento.

Refletir e mergulhar em si mesmo é um ótimo exercício para todos aqueles que trabalham com a criatividade e que precisam dela em suas vidas.

Participe de Grupos nas Redes Sociais

É isso mesmo, parece até que estamos encorajando você a parar o que está fazendo e caminhar rumo à procrastinação, mas as redes sociais podem ser muito úteis quando você está sem inspiração para criar artes e não sabe como ter novas ideias.

Pinterest e Tumblr são as duas principais plataformas de redes sociais baseadas em imagens e com crescimento rápido. Exatamente por isso são ótimas fontes para encontrar inspiração online. Embalados com fotografia e design deslumbrantes, eles são fáceis de fazer para navegar e pesquisar.

Quer se trate de inspiração para um design de logotipo, um gráfico de blog ou um esquema de cores, Pinterest e Tumblr te dá inspirações visuais muito satisfatórias.

Youtube

Uma coisa que não podemos reclamar do Youtube é de falta de canais. Há assuntos para os mais variados gostos, dos mais variados estilos, canais grandes e pequenos para cada pequeno nicho que existe.

E com o mundo dos designers não é diferente. Há dezenas ou até mesmo centenas de canais sobre o assunto tanto em português e inglês, aliás, principalmente em inglês. Diversos canais mostram história da arte, novas ferramentas da área, trazem notícias sobre outros profissionais, além de também darem dicas de como obter novas ideias e lidar com a crise de inspiração que atinge tantas pessoas.

Crie um blog

Uma forma de exercitar sua criatividade é criar um blog para divulgar suas artes e partilhar seu conhecimento. Você pode começar contratando uma hospedagem com WordPress.

Depois disso, o WordPress será super intuitivo de se utilizar.

Esqueça seu trabalho!

É isso mesmo o que você está lendo. Muitas vezes você fica sem inspiração para criar artes exatamente por estar muito tempo mergulhado no trabalho. E como ter novas ideias se a sua cabeça não está funcionando bem para aquilo?

O jeito é esquecer tudo e fazer alguma coisa que te distraia. Saia, dê uma volta, assista a algo que leve sua cabeça para longe daquilo, tome um café, lave o rosto e volte par a sua mesa com a cabeça descansada. Você vai perceber que, com a cabeça descansada, novas ideias vão surgir de onde você menos espera.

Essa refrescada na mente é positiva em diversos sentidos, tanto para o seu trabalho quanto para seu próprio corpo, que te agrade por dar uma pausa. 

Conclusão

Conseguiu ver como ter novas ideias quando você está sem inspiração para criar artes? Trabalhar com criatividade e também com prazos pode ser, ao mesmo tempo, estimulante e desgastante. E esse desgaste muitas vezes vem acompanhado de uma crise criativa que precisa ser vencida o quanto antes. E ao contrário do que muitos pensam a inspiração não é um dom divino que surge do nada, mas fruto de muito trabalho e estudo. Entender isso é de extrema importância para que as dicas dadas aqui funcionem efetivamente para o seu trabalho. Pode ser um trabalho desgastante, mas vale muito a pena no final. Esperamos que elas tenham te ajudado com esse problema e boa sorte com suas artes!

Gostou de nosso post? Compartilhe: