Segurança da hospedagem: saiba como manter seu site seguro

11/07/2020 às 13:02 Hospedagem de Sites

Segurança da hospedagem: saiba como manter seu site seguro

Manter a segurança da sua hospedagem de site segura é algo essencial para que seus visitantes naveguem pelo site de forma segura e fluida. Mais do que isso, a segurança da sua hospedagem influencia diretamente no ranqueamento de palavras no Google.

Obviamente um serviço de buscas que preza pela qualidade de experiência do usuário não verá com bons olhos um site vulnerável.

E saiba que o parâmetro que define o que é site seguro não é tão genérico como pode parecer, afinal um site é considerado especialmente seguro se ele possui certificado SSL.

https certificado SSL

Certificado SSL

O certificado SSL é simplesmente o primeiro fator a se considerar quando falamos da segurança de uma hospedagem de site. Um bom provedor de hospedagem com certeza possuirá um plano que inclua certificado SSL.

Mas afinal, do que se trata esse certificado?

Ele tem a função de criptografar todas as informações que naveguem pela página do seu site, garantindo a segurança e é essencial para que uma página se posicione bem no Google.

Se você quiser verificar se um site possui este certificado garantindo a segurança da sua navegação, basta observar o ícone de cadeado na barra do navegador e endereço com https ao invés de http. Isto indicará se o site no qual navega está devidamente certificado.

A importância do backup para manter a segurança da sua hospedagem

Para manter a segurança da sua hospedagem de sites outro fator tão crucial quanto o certificado SSL é o backup periódico.

O backup pode ser encarado como um tipo de manutenção preventiva: dentro de um período de tempo salvar todas as informações e arquivos (em um dispositivo físico ou na nuvem) para o caso de algum eventual ataque.

Na infeliz situação de seu site sofrer um ataque, você poderá recuperá-lo sem grandes dores de cabeça ou perda de informações importantes.

Idealize a melhor hospedagem de site que puder imaginar e priorize aquelas que além de certificado SSL, ofereçam também planos de backup para garantir mais segurança e praticidade na administração de seu sites.

backup na nuvem

Dados de acesso

Pareceria ridículo o número de pessoas utiliza senhas fracas em suas hospedagens de site.  Além disso, é importante falar do tipo de rede pela qual você acessa a sua hospedagem de site.

Obviamente para acessar o seu site você deverá utilizar uma conexão segura, privada. Utilizar uma rede pública pode tornar a hospedagem do site vulnerável e visível para terceiro.

Plataformas devem estar sempre atualizados

As plataformas de gerenciamento das hospedagens de site são softwares que devem ser mantidos atualizados como qualquer outro.

As atualizações da sua plataforma devem ser feitas periodicamente, assim como o backup. De nada adiantará você possuir um site incrível se a sua plataforma estiver desatualizada: você não conseguirá alcançar todo o potencial do seu site.

Escolha um provedor confiável

Estude bem os planos dos seus potenciais provedores de hospedagem e se atente nos itens que dissemos: o serviço de hospedagem te oferece planos de backup? E certificado SSL? Isso é básico de uma hospedagem segura.

Outros pontos adicionais que é importante considerar são o suporte (qual sua disponibilidade e especialmente sua capacidade de solucionar problemas) e o serviço de firewall da hospedagem.

Atenção aos malwares

Um malware é basicamente um software malicioso que foi programado para realizar ações de ataque a outros computadores. Essas ações podem não ser muito graves ou podem vir a derrubar seu site, por isso é bom não arriscar.

Existem alguns tipos de malwares comuns e frequentes em ataques como:

  • Ransoware: esse software permite que o hacker bloqueie a máquina infectada completamente. Com a máquina bloqueada o hacker pode solicitar um “resgate” das suas informações pedindo uma quantia que geralmente deve ser paga em criptomoedas.
  • Spyware: um spyware é como o nome diz um malware de espionagem. Uma vez que ele infecte uma máquina irá coletar informações e transmitir ao hacker. Enquanto estiver em sua máquina o spyware irá registrar tudo que for feito, e devido a sua instalação silenciosa, pode ser tarde demais quando se tocar.
  • Worms: Os worms se parecem com um vírus, com a sofisticação de poderem se executar por conta própria sem se ligarem a outro software. Em geral o seu maior problema é que uma vez na máquina eles se multiplicam rapidamente. Embora não seja tão prejudicial quanto os anteriores, pode gerar o transtorno de uma grande perda de desempenho.
  • Trojan: Famoso como Cavalo de Tróia, esse tipo de ataque existe desde os primórdios da internet. Este malware se disfarça de um arquivo legítimo, porém ao ser instalado ele

Controle de acesso e permissões

É comum que em um site diversas pessoas possam acessar com usuários diferentes. Entretanto é essencial saber definir o nível de acesso de cada usuário, para evitar vazamento de dados ou mesmo uma desconfiguração acidental. Para entender, vamos a uma explicação sobre a permissão de acesso.

Basicamente a sua hospedagem considera 3 tipos de usuário: Usuário que é basicamente o proprietário da conta, Grupo que diz respeito ao acesso de outras pessoas que foram pré-definidas e Mundo que se refere aos visitantes de seu site.

Além disse existem os comandos Ler, Gravar, Executar e Sem Permissão.

Experimente uma hospedagem segura

A permissão é dada então na forma de um número. Em geral recomendamos o uso das permissões 644 para os arquivos de maior segurança e 755 para os demais acessos.

Com a presença cada vez mais maior de sites empresariais, e-commerces e todo tipo de movimentação financeira pela internet, os cibercriminosos acabam encontrando uma terra onde poucos sabem se proteger.

Se você deseja experimentar uma hospedagem segura, com certificado SSL e planos backup que manterão seu site sempre no ar, nos garantimos a qualidade do nosso serviço e oferecemos 30 dias gratuitos para teste com esse cupom para hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: