Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

SCRUM: Saiba como aplicar e se beneficiar da metodologia

28/05/2018 às 11:25 Hospedagem de Sites

SCRUM: Saiba como aplicar e se beneficiar da metodologia

O uso de metodologias durante a gestão e o desenvolvimento de projetos é muito indicada principalmente quando falamos criação de softwares e aplicações web.

Nessas horas, é preciso escolher uma boa metologia para lhe ajudar a ter controle sobre o andamento e os resultados de seu projeto, para garantir que ele tenha um desempenho que atenda as expectativas.

Entre as principais metodologias está a Scrum, que tem como objetivo realizar projetos de uma maneira simples e ágil, integrando sua equipe e conseguindo gerar resultados em muito menos tempo, garantindo rapidez e mantendo a qualidade dos processos.

O co-criador da metodologia Scrum, Jeff Sutherland, a define uma frase que resume o objetivo dos métodos: A arte de fazer o dobro do trabalho em metade do tempo.

O que é a metodologia Scrum?

Essa metodologia é muito usada no desenvolvimento de softwares e atua pela aplicação de diversas métricas que tornam questões como orçamento, prazos, custos de projetos mais simples, o que faz com você aumente sua produtividade, sua equipe executa mais ações em menos tempo.

Como a criação de sites e softwares é dividida em várias fases, indo desde o esboço, passando por planejamento, criação, até a entrega do produto final, o uso da metodologia Scrum é essencial para que você consiga ter um bom resultado, o que nem sempre é possível e costuma ser complicado e demorado.

A Scrum garante o desenvolvimento ágil de seus projetos, tornando os processos mais rápidos e conseguindo manter a qualidade das ações executadas.

Através de definições e parâmetros, a técnica Scrum tem participação ativa no desenvolvimento de seus projeto, desde as discussões de sua equipe, até a elaboração de soluções para os problemas encontrados.

Com isso, é possível treinar a sua equipe para que consiga desenvolver qualquer projeto dentro das necessidades, visando o alto desempenho a satisfação de seus clientes.

Com a Scrum é possível antecipar diversas fases do projeto sem grandes riscos, conseguindo diminuir o prazo de entrega e mensurar a expectativa de seus clientes.

A metodologia Scrum é focada na gestão de projetos e possibilita a criação de soluções rápidas que atendam as necessidades reais de clientes.

As principais vantagens são o aumento da produtividade e geração de uma equipe bem mais eficiente.

Como a metodologia Scrum atua na gestão de projetos?

Essa metodologia atua estimulando a integração dos setores de sua empresa, conseguindo fazer com que o trabalho em grupo realmente tenha efetividade. Sua aplicação também resulta em profissionais mais motivados e com maior autonomia para executarem tarefas.

Na metodologia Scrum não existe uma única autoridade, o poder é descentralizado, pelo contrário o sucesso de um projeto passa a competir em termos iguais entre todos os envolvidos.

Com isso, cada colaborador tem uma função primordial para ter domínio total sobre suas atividades e assim possa desenvolvê-las de maneira correta e mais rápida, já que conhece os melhores caminhos.

Com a adoção da metodologia, o líder ou gerente de projetos atua muito mais como motivador e incentivador de projetos do que como propriamente chefe.

Na prática, ele não tem controle sobre as atividades desenvolvidas pelos outros colaboradores, servindo como o profissional responsável por manter o foco e a integração entre a equipe.

Saiba qual é a melhor hospedagem de site.

Como aplicar a metodologia Scrum?

Como explicamos até agora, essa metodologia permite fazer mais coisas em menos tempo, o que no mundo dos negócios é de grande valia.

Afinal, tempo é dinheiro, não é mesmo? Confira como aplicar a metodologia Scrum em seus projetos:

Defina o líder (Scrum Master)

Esse será o profissional responsável por manter a equipe em foco no pleno desenvolvimento dos projetos. Ele deve atuar como motivador e deve ser uma pessoa boa para gerir conflitos e mediar a relação entre diferentes equipes envolvidas e a relação com os clientes.

A pessoa ideal para ser o Scrum Master de um projeto deve ter um perfil de liderança, pois será responsável por coordenar todo o andamento do projeto, comandando as reuniões, dando total suporte e estrutura para o trabalho dos demais.

Tenha reuniões diárias

Os encontros diários devem acontecer sem exceção. Aí você deve estar se perguntando, por que na metodologia Scrum é preciso fazer reuniões diárias? Isso não atrasa o trabalho? Bom, claramente não!

Essas reuniões não devem ocupar muito tempo e podem ser feitas no início do dia.

O ideal é que ela tenha entre 10 e 20 minutos e sirva para alinhar sua equipe, colocando o foco nos pontos mais importantes para serem discutidos sobre o projeto em andamento.

Feedback Constante

Uma das principais diretrizes da metodologia Scrum é promover a integração entre todos os membros de sua equipe para desenvolver um projeto uniforme.

Por isso, existe o incentiva para a troca de ideias e críticas construtivas constantes para melhorar o andamento do projeto.

A intenção nesse ponto é gerenciar e resolver conflitos que possam estar acontecendo entre um setor e outro e pode estar atrapalhando o desenvolvimento de um projeto.

É preciso que o Scrum Master seja uma pessoa que consegue receber todos os questionamentos e expor seu ponto de vista sem julgamentos, contribuindo para a boa fluência do trabalho.

Quais são as principais vantagens da metodologia Scrum?

Bom, acho que já deu para entender no que a metodologia Scrum pode lhe ajudar, mas vamos revisar novamente.

O primeiro ponto é a integração entre setores diferentes, o que gera uma melhor aceitação de parâmetros, otimizando processos, delegando funções e eliminando erros e conflitos que aconteciam antes da aplicação do método.

Por otimizar os processos, a metodologia acaba deixando o andamento do projeto mais ágil, diminuindo as perdas produtivas que antes dificultam sua execução e faziam com que qualidade e tempo fosse perdida.

A metodologia Scrum atua para gerar mais eficiência e aumentar a produtividade do seu trabalho para a conquista de melhores resultados, o que é um grande benefício para sua empresa, seus funcionários e seus clientes.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: