Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba usar o WorkFlow na gestão de conteúdos digitais

18/04/2018 às 16:03 Ajuda

Saiba usar o WorkFlow na gestão de conteúdos digitais

Quanto maior for a velocidade na execução de ações no meio digital, maior será o dinamismo na relação entre uma empresa e seus consumidores ou mesmo entre funcionários de um mesmo negócio.

Investir em workflow pode ajudar a melhorar os processos de trabalho e garantir o aumento da produtividade.

Para que um negócio digital atinja o sucesso num curto prazo é preciso pensar em maneiras de fazer uma gestão de marketing digital eficiente. No cenário atual, com a concorrência cada vez mais acirrada, é muito importante ter um fluxo de tarefas otimizado, para que cada ação seja executada com maior rapidez e correção possível.

O que é workflow?

Em inglês, a palavra “workflow” significa fluxo de trabalho e é um sistema de organizações de ações que são importantíssimas para empresas, sejam elas ações específicas ou fluxo de tarefas de um setor e de todos os setores de uma empresa.

Esse processo ajuda a padronizar e a definir regras para a realização de todos os procedimentos, sejam eles complexos ou básicos. No mundo digital, o workflow pode ser aplicado em qualquer empresa e ajuda no desenvolvimento e na produção de tarefas diárias com todo o suporte e informação necessária para sua execução.

O workflow utiliza a tecnologia da informação para agilizar as ações e otimizar a produtividade de um negócio e tem se tornado uma ferramenta e eficiente e necessária para empreendedores com empresas de todos os portes.

Como funciona o workflow?

Isso varia de acordo com o tipo de atividade e tamanho que tem uma empresa. Implementar um sistema de gerenciamento como o workflow se baseia na automação de processos e na definição de regras.

Através do workflow é possíveis criar regras para execução das ações, definindo métodos de produção, tempo para execução e a hierarquia das etapas. Esses processos acabam gerando um fluxo automático, o que acaba tornando o trabalho mais rápido e diminuindo as chances de risco e de erros humanos.

Ter um sistema destes implantado em uma empresa ajuda a ter mais controle sobre determinados processos e criar uma relação de trabalho bem mais confiável e produtiva. Através do workflow é possível fazer o acompanhamento de todo os serviços, monitorando o andamento de todas as ações realizadas.

Ter o controle sobre todas as ações ajuda no planejamento a curto, médio e longo prazo de sua empresa e obviamente melhora a comunicação entre os setores. Isso ajuda a dar a autonomia necessária para trabalhar com mais segurança, diminuindo o tempo, zerando as dúvidas, tudo para aumentar a produtividade de um negócio.

Como implantar workflow no meu negócio?

Para implantar um sistema de workflow é preciso fazer uma avaliação profunda de como estão sendo desenvolvidos os processos, sabendo como cada ação está sendo executada e conferindo se o planejamento está sendo cumprido, o que está ou não funcionando.

Cada ação pode ser automatizada e deve ter suas regras de execução definidas, isso é o que o workflow sugere como solução para a gestão de conteúdos digitais.

Para implantar esse tipo de sistema em seu negócio deve ser necessário contar com uma empresa especializada que implantará um programa para análise e definição dos processos do seu negócio.

Quais são os principais benefícios do workflow?

Desenvolver um sistema de workflow é um dos primeiros passos para realizar uma gestão de conteúdos digitais eficientes. Confira quais são os principais benefícios desse tipo de sistema para o seu negócio:

Maior organização das ações de marketing

As ações de marketing são diversas e tendem a ajudar bastante no crescimento de uma empresa. Porém, para que este setor dê certo e renda tudo o que pode, ele não pode estar bagunçado. A desorganização irá abrandar o potencial de suas ações de marketing, o que pode prejudicar muito a sua empresa.

Para que essas ações sejam bem executadas e tenham o direcionamento correto, elas precisam ter processos e estratégias bem definidas, o que faz parte da implementação de um sistema de workflow.

Investindo no workflow você terá mais controle sobre a gestão de marketing digital de sua empresa, envolvendo todas as ações realizadas pelo setor, desde mais complexas as mais básicas, o que aumenta a produtividade e aguça o foco nos objetivos traçados.

Com um processo de workflow bem executado, seus colaboradores irão ter mais autonomia e os processos diários se tornaram mais simples e práticos, o que é importante para o sucesso e o crescimento de sua empresa no mercado.

Confira também quais são as vantagens de criar um blog.

Otimização dos setores de sua empresa

Aumentar a produtividade do seu negócio é uma das finalidades do workflow. Saber como cada tarefa deve ser executada e quem deve ser responsabilizar por ela é um grande adianto de tempo. Isso deve diminuir o intervalo entre tarefas, fazendo com que seus funcionários consigam produzir mais rápido.

O processo de workflow também ajudará a entender a hierarqua entre as tarefas, o que serve para organizar melhor a agenda de execução das ações, o que diminui os prazos para a entrega de trabalhos, reduz o tempo de produção sem perder a qualidade e claro, sempre que se economiza tempo, se economiza dinheiro, o que é importante para aumentar os lucros de uma empresa.

Automação de processos

Muitas tarefas na gestão de conteúdos digitais costumam ser bastante chatas e levam bastante tempo para ser executadas. Com o workflow, é possível automatizar uma boa porção dos processos, já que a automação é uma das bases desse tipo de sistema.

Além disso, é importante para tornar mais prática a realização de tarefas simples que acabam ocupando tempo sem necessidade, como por exemplo, o envio de e-mails, geração de relatórios e gerenciamento de mídias sociais.

Com bons programas de automação é possível deixar que os robôs executem as tarefas chatas, fazendo com que seus colaboradores possam se concentrar em ações mais complexas e na difusão das estratégias de mercado de sua empresa.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: