Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba quando sua empresa deve investir em Omnichannel

09/11/2018 às 08:03 Loja Virtual

Saiba quando sua empresa deve investir em Omnichannel

Investir em omnichannel é recomendado para muitas empresas. Por conta da mudança do consumidor atual, que está muito mais exigente que em outros tempos, é preciso apostar em novas estratégias e tecnologias para potencializar sua estratégia de marketing digital.

É dentro desse espectro que entra o conceito de omnichannel. A partir da necessidade de inovar no atendimento aos clientes e responder de maneira positiva a demanda de mercado, o investimento nessa área ganhou uma importância relevante para os setores de marketing e vendas.

Bom, antes de explicar melhor como saber quando é preciso investir em omnichannel, vamos fazer um resumo básico sobre omnichannel, confira abaixo:

Omnichannel é um conceito que visa otimizar e integrar diversos canais de comunicação criando uma visão, linguagem uniforme de sua empresa no mercado.

No mundo do marketing atual, é preciso potencializar uma marca em todos os canais possíveis e para que a estratégia funcione e preciso que eles se correlacionem.

Esse conceito passou a ser implementado como uma maneira de responder a um dos principais fatores do mercado atual: a experiência do cliente.

A necessidade de satisfazer o cliente, proporcionando a ele a melhor experiência possível numa venda é o que baseia a ideia do omnichannel.

Aplicar técnicas de convergência e integração de canais de comunicação são importantes dentro do omnichannel, mas nem toda as empresas dependem de um investimento em estratégias deste conceito para terem sucesso no mercado.

Então, é hora de destrinchar o tema, abaixo vamos listar alguns pontos que tendem a justificar e a incitar o investimento em omnichannel.

Omnichannel e seu negócio combinam?

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer. A ideia nesse ponto é que você consiga pesquisar o mercado e entender o comportamento de seus clientes.

Essa pesquisa mais profunda pode ajudar a sua empresa a compreender certas necessidades para o crescimento como o investimento em omnichannel.

Veja se o seu público está presente na maioria das redes sociais e qual é o nível de atividade deles. Além de apenas ocupar espaço com contas no Facebook e no Instagram, o público-alvo de vários segmentos atualmente são bastante ativos, comentando, compartilhamento e reagindo de diferentes formas as empresas.

Dentro dessas interações avalie em qual canal os consumidores são mais ativos e se eles têm o costume de enviar dúvidas e sugestões para sua empresa através destes canais de comunicação.

Para checar se isto acontece na sua empresa utilize ferramentas de monitoramento como o Google Analytics.

Isso lhe dará uma visão mais clara da necessidade de integrar seus canais de comunicação, lhe dando a opção de ir além e teste o uso de técnicas de omnichannel para saber se seu negócio ou não aplicar o conceito para crescer.

Confira também: Dicas para atrair mais clientes para sua empresa no Google.

Faça testes e comece a definir sua estratégia de omnichannel

Depois de saber que o conceito de omnichannel combina com o seu negócio, é hora de realizar testes e definir a forma de implementação do conceito de sua empresa. É preciso saber quais são os seus principais canais de comunicação e entender como testar estratégias de integrar para gerar mais oportunidades de negócio.

Para compreender como aplicar o omnichannel no seu negócio, a ideia é que você olhe para o seu negócio e consiga identificar algumas oportunidades para realizar testes.

Por exemplo, se você ainda possui loja física, mesmo já tendo loja virtual, você pode integrar ambos os pontos de venda.

Para isso, você pode, por exemplo, dar descontos com cupons exclusivos para cada cliente que compre um produto em sua loja física. Esses cupons podem ser focados na estimulação de vendas online.

É possível ir além e ainda oferecer a compra online com a retirada em algum ponto fixo. Isso é uma técnica de omnichannel que possibilita aumentar as vendas de ambos os lados.

Se a sua loja virtual está, de certa forma, limitada ao público que a segue nas redes sociais, você pode buscar opções de ampliar sua audiência. Um exemplo de como fazer isso é utilizar marketplaces.

Atualmente, o Instagram, e principalmente, o Facebook possuem marketplaces onde é possível divulgar produtos para uma audiência bem maior que a sua.

Para impulsionar as vendas em sua loja virtual, você pode unir as técnicas usadas numa loja física que demos acima, com a criação de grupos de conteúdo para promoção de produtos e novidades da sua loja virtual nos mais diferentes canais de comunicação que sua empresa possui.

Para quem deseja aumentar as vendas e crescer sua audiência é possível utilizar ações como sorteios e a promoção da marca através de permuta com influenciadores digitais.

Essa é uma maneira de estimular seus atuais clientes a indicarem mais pessoas para conhecerem sua empresa e atrair públicos de influencers, o que pode reforçar a marca da sua empresa no mercado.

Se você, por exemplo, monitora sua loja virtual e percebe que muitos clientes abandonam produtos no carrinho de compras e saem do site antes de fechar a venda, talvez seja preciso pensar em ações específicas.

Uma ideia é implementar um chat na loja virtual, onde o consumidor pode ser estimulado a tirar suas dúvidas, o que pode dar a sua equipe de atendimento a chance de garantir a venda.

Também é possível, utilizar ferramentas que possam abrir pop-ups sempre que o usuário quiser fechar a página, oferecendo descontos e outras ofertas para evitar que o usuário saia do seu site.

Além disso, usar ferramentas que integrem sua loja virtual com suas redes sociais é essencial para estimular vendas sem que o usuário precise sair do Facebook, por exemplo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: