Saiba quais são os principais indicadores de produtividade

08/06/2019 às 13:29 Ajuda

Saiba quais são os principais indicadores de produtividade

A produtividade é a chave para o sucesso de qualquer empresa no mercado digital e todos os empreendedores buscam por modelos mais produtivos.

O problema é que a maioria não consegue mensurar a produtividade da empresa e sem isso não conseguem transformar o seu negócio em empresas altamente produtivas.

Como falamos no marketing, tudo são dados e para sabermos se alcançamos ou não as metas e objetivos, é preciso que eles sejam mensuráveis.

Não há como mensurar algo como: quero conseguir vender mais. O objetivo deve ser específico, como por exemplo: quero vender 5% a mais nos próximos três meses.

Só assim, dá para começar a pensar em usar indicadores para medir a produtividade do seu negócio.

Seguindo o exemplo acima, você tem uma meta a ser batida, é pode acompanhá-la mês a mês para ver se o objetivo foi alcançado. Logo, se ele foi alcançado, a produtividade da sua empresa aumentou.

Os indicadores de produtividade são essenciais para saber como anda o desempenho da sua empresa e saber se ela está no caminho certo.

Se a sua meta é ter um negócio mais produtivo, é preciso fazer uma análise prévia e acompanhar os indicadores para registrar o crescimento ou a queda de produtividade.

Teste 30 dias de Revenda.

O que são indicadores de produtividade?

Bom, quem pensa que ser produtivo é produzir mais está errado. A produtividade está ligada a qualidade e não a quantidade. A produtividade não se mede se você fazia três tarefas e agora faz seis, mas na qualidade com as quais você as faz.

Pode parecer meio difícil, mas para simplificar, produtividade é fazer algo com qualidade, produção é fazer algo em quantidade.

Logo, você aumenta sua produtividade, conforme cresce a qualidade das suas tarefas.

Então, produtividade tem a ver com o aumento da qualidade de produção, assim ela significa a implementação de ações como: automação e priorização de tarefas, otimização de processos, diminuição de burocracia, definição de metas e objetivos palpáveis e mensuráveis.

Dentro disso, os indicadores de produtividade são as ferramentas utilizadas para mensurar a produtividade da sua equipe.

Para serem assertivos, os indicadores precisam traçar metas claras, mensuráveis e aplicáveis ao seu modelo de negócio.

Fazendo uma análise de indicadores é possível saber qual é a realidade atual e quais são os objetivos alcançáveis do seu negócio.

Em resumo, é preciso fazer a comparação do que você produz e do quanto você pode produzir, tudo dentro da sua realidade.

Os indicadores servem para avaliar equipes, processos e colaboradores. Essa é uma maneira de registrar e comparar o desenvolvimento e a produtividade ao longo dos meses de trabalho. Assim, você pode tomar decisões com base em dados reais e precisos.

Confira quais são os principais indicadores de produtividade e veja quais são os melhores para o seu negócio:

NPS (Net Promoter Score)

Esse indicador é bastante usado para a avaliação da satisfação dos clientes em relação a uma experiência com uma empresa.

O NPS cria uma escala de satisfação de 0 a 10, onde quanto mais alto for o valor, mais satisfeito está o cliente.

Isso ajuda bastante a refinar o atendimento do seu negócio, sendo um grande indicador de que mudanças como a simplificação do processo de compra, por exemplo, pode ter aumentado bastante a sua produtividade.

O NPS também é um excelente indicador para medir a retenção de clientes, outro objetivo essencial para qualquer marca.

Feedback

O feedback é um indicador muito importante para medir a satisfação dos clientes e para achar os principais pontos fracos da sua empresa.

Através dessa é possível encontrar os problemas mais recorrentes do seu negócio.

Assim, é possível atuar com ações nos pontos certos para tornar o seu negócio mais produtivo.

Ter um canal para ouvir o feedback dos clientes é essencial para promover uma experiência mais agradável.

Confira também: Revenda de hospedagem Linux – o que é?

Taxa de conversão/Média de vendas

Colocamos esses dois indicadores no mesmo tópico porque eles estão diretamente ligados.

A taxa de conversão e a média de vendas da sua empresa são essenciais para a saúde financeira do seu negócio.

Por isso, devem ser acompanhados de perto. Equipes de marketing e de vendas tem nessas métricas uma excelente maneira de avaliar a sua produtividade.

Digamos, que sua empresa esteja começando a trabalhar com a integração dos times, esses indicadores são essenciais para avaliar se as mudanças implementadas estão gerando mais produtividade.

Recursos x qualidade

Esse é um bom indicador para trazer mais produtividade aos processos da sua empresa. A avaliação de recursos versus a qualidade é essencial para entregar o que você promete.

A ideia é que você possa avaliar friamente os seus recursos operacionais e a qualidade dos seus produtos. Isso ajuda a medir a qualidade do que você está entregando para os clientes.

Assim, é possível realizar novas ações dentro da realidade da sua empresa.

Avaliar os seus recursos ajuda a identificar qual é a sua capacidade operacional e então saber o quanto você pode entregar garantindo a qualidade para o cliente.

Market share

Esse é um excelente indicador para medir o crescimento da sua empresa no seu segmento de mercado. O Market share analise a participação da sua empresa no mercado.

Isso é muito útil para empresas com maior estabilidade. Quando o problema não é mais se consolidar no mercado, ele passa a ser enfrentar e superar os concorrentes.

Dessa forma, o Market share facilita avaliar o crescimento do nível de participação da sua empresa no mercado, validando a eficiência de novas ações implementadas em seu negócio.

Assim, é possível acompanhar e tomar decisões assertivas na competição com os concorrentes.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: