Saiba por que tornar seu Marketing Escalável

18/06/2018 às 21:32 Marketing

Saiba por que tornar seu Marketing Escalável

Ter um negócio escalável é o sonho de qualquer empreendedor no mercado digital. Este conceito se tornou um dos melhores métodos para conseguir o sucesso na internet de forma rápida e eficiente. E com isso, o setor de marketing também tem a necessidade de se tornar escalável.

Apesar de ser bastante nova, a expressão “escalável” já é bastante conhecida, principalmente por ter surgido junto com as startups que dominaram o mercado digital nos últimos tempos. Bom, mas o que é ter um negócio escalável? Basicamente, essa é ter uma ideia de negócio sustentável que possa crescer sem gerar mais custos de produção.

Conhecer a fundo esse termo é a primeira dica que damos para que você consiga tornar seu marketing escalável. Uma agência de comunicação que aplique esse método, por exemplo, consegue ampliar seu leque de serviços, aumentar seu portfólio, sem precisar gastar a mais para isso.

Para que você possa entender rapidamente, podemos explicar que ter uma ideia de negócio escalável é utilizar de uma “fórmula” que possa gerar lucro com pouca estrutura, o que possibilita que com o crescimento no mercado, você consiga atender mais clientes, sem precisar comprar novos equipamentos ou contratar mais colaboradores.

E aí conseguiu entender o que é o conceito de escalabilidade? Tornar o seu marketing escalável é uma das ferramentas essenciais para que um negócio possa gerar mais lucro, sem perder a qualidade e cometer erros.

Quais são as principais características de um negócio escalável?

Esse termo, como já dissemos acima, chegou ao mercado junto com as startups, que trouxeram ao mercado soluções baseadas na oferta de novas tecnologias, entre elas a computação na nuvem e a internet das coisas.

Ao utilizarem esse tipo de tecnologia, os empreendedores começaram a perceber que através delas, eles poderiam expandir o seu negócio, sem ter de aumentar seus custos operacionais. Após terem essa percepção, muitas empresas têm adotado esse formato.

Existem algumas características que podem ajudar a definir um negócio escalável. Por exemplo, empresas que queiram aplicar o método devem ensinar aos seus colaboradores a desenvolverem todas as atividades na nuvem.

Esse processo de aplicação deve ter o desempenho avaliados com base na geração de receita. O empreendedor também deve focar em oferecer diferenciais competitivos, gerando vantagens para os clientes que só a sua empresa pode dar.

Aplicando essas regras em seu negócio, você conseguirá atender mais clientes, sem contratar mais funcionários, apenas automatizando alguns processos e deixando na mão de colaboradores capacitados.

Alguns exemplos de negócios escaláveis no mercado atual:

Franquias

As franquias expandem seu modelo de negócio sem precisar elevar seus custos operacionais. Para isso, elas contam com o investimento de diversos empreendedores que compram a ideia e investem nesse tipo de negócio.

Lojas Virtuais

As lojas virtuais são bons exemplos de negócios escaláveis. Os e-commerces conseguem atender um grande público, através da escalabilidade de servidores e plataformas de gestão, operando sem espaço físico e com isso sem grandes custos de operação.

SaaS (Software as a Service)

Empresas que adotam o SaaS (Software como um serviço, em português) também são escaláveis. Netflix e Spotify são dois bons exemplos, conseguindo atender milhões de clientes com uma estrutura bem reduzida.

Confira também dicas para fazer um e-mail marketing de sucesso.

Por que devo tornar meu marketing escalável?

Como já falamos acima, o maior benefício que um negócio escalável pode lhe trazer é o aumento de lucro, gerando mais receita e menos despesas. Dessa forma, sua empresa pode facilmente desenvolver uma estratégia de marketing, sem a necessidade de uma grande equipe ou de custos para comercialização de campanhas. Confira alguns outros benefícios:

Mais segurança

Quando os arquivos de sua empresa estão hospedados em um servidor na nuvem, por exemplo, eles estão mais seguros do que se estivessem guardados em seu PC. Por conta da utilização de serviços automatizados, você conseguirá gerar relatórios e manter informações importantes sob sigilo.

Além disso, dificilmente outros usuários terão acesso aos dados, a menos que você compartilhe os arquivos com eles. A computação em nuvem conta com criptografia, backups e atualizações frequentes, o que aumenta o nível de segurança consideravelmente.

Criação de diferenciais competitivos

A escalabilidade se caracteriza por dar a oportunidade de criar diferenciais competitivos de maneira simples. Com isso, o seu setor de marketing poderá pensar na criação de vantagens únicas para clientes, sem que isso aumente os custos operacionais da oferta.

Por conta disso, sua empresa poderá oferecer um melhor atendimento e principalmente novas soluções que impactem o mercado. Isso deve gerar uma boa reputação de sua marca, favorecendo para a conquista e fidelização de novos clientes.

Boa imagem no mercado

Se o marketing de sua empresa for escalável, sua equipe conseguirá facilmente construir uma boa imagem no mercado. Isso acontece, muito por conta da automatização de processos, com um negócio escalável você conseguirá crescer sua empresa facilmente e oferecer soluções mais robustas em menos tempos e com menos custos.

Ganho em produtividade

Tornar o seu marketing escalável significa conseguir ampliar sua estrutura com facilidade. Com a automatização de processos, seus colaboradores poderão executar tarefas mais importantes, fazendo com as tarefas mais genéricas possam ser desenvolvidas com base nessas soluções.

Isso fará com que sua empresa economize tempo, otimizando os processos, conseguindo produzir mais em menos tempo e focando na realização de ações de marketing possam trazer um melhor resultado em menos tempo.

Como você pode perceber, tornar seu marketing escalável é cada vez mais necessário no mercado digital atualmente. Aplicar esse conceito é a saída mais viável para empresários que tenham pouca capacidade de investimento.

Para pequenas e médias empresas, o uso de soluções escaláveis é essencial para conseguir crescer e competir de igual para igual com as gigantes do mercado.

Os pontos que citamos acima são apenas alguns dos benefícios que tornar o seu negócio escalável pode trazer para sua empresa. Estude as possibilidades que mais se encaixam com seu tipo de negócio e ramo de atuação para não perder uma boa oportunidade de crescimento no mercado.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: