Saiba por que fazer vídeos para e-commerce

11/09/2018 às 16:56 Marketing

Saiba por que fazer vídeos para e-commerce

Com o crescimento das lojas virtuais, o mundo do e-commerce passou a ser extremamente atrativo para os usuários. Hoje em dia, comprar pela internet é sinônimo de facilidade e isso fez com que as compras online disparassem nos últimos tempos.

É possível comprar tudo o que precisamos pela internet, utilizando um computador ou mesmo um smartphone.

O problema é que devido a grande concorrência no setor, muitas lojas acabam perdendo vendas por não investirem em impulsores de vendas, como por exemplo, fazer vídeos.

De acordo com pesquisas de instituições do setor, as lojas virtuais que oferecem vídeos sobre seus produtos e serviços para os clientes conseguem vender 80% mais do que as que não oferecem.

Isso acontece por que o vídeo é mais atrativo e mais dinâmico para os usuários. Com um vídeo, você torna mais fácil o aprendizado do cliente sobre o uso de um produto, por exemplo, sendo bem mais interessante do que um tutorial por texto.

Outros dados mostram que vídeos em páginas da web e em landing pages também ajudam bastante na melhora da taxa de conversão de leads.

Todas essas informações evidenciam o poder que os vídeos podem ter para um e-commerce.

Por isso, é preciso investir nesse formato de conteúdo para conseguir vender mais.

Neste texto, vamos dar mais algumas dicas e mostrar alguns exemplos dos bons vídeos no e-commerce.

Quais são os principais benefícios do vídeo para e-commerce?

As lojas virtuais estão apostando no uso do vídeo para ampliar as condições de venda, aumentando seu potencial de mercado.  

Confira as principais vantagens do vídeo:

Melhora no ranqueamento de SEO

Vamos pensar da seguinte maneira: Para que alguém compre seus produtos, ele precisa chegar a sua loja virtual.

Por isso, é importante aplicar técnicas de SEO e o vídeo ajuda bastante na hora de conseguir um bom posicionamento nos sites de busca.

As últimas atualizações do algoritmo do Google, por exemplo, têm considerado o fato dos vídeos melhorarem a experiência do usuário.

Por isso, os mecanismos de busca aumentaram o espaço de sites que usam vídeos em seus conteúdos.

Esse formato de conteúdo é adorado pelos usuários, como já falamos acima, e por isso um texto ou uma landing page que tenha um vídeo inserido dentro da página ganha muita relevância perante o Google.

Além disso, o vídeo melhora algumas métricas de SEO como o tempo de permanência das pessoas numa página e o aumento no número de sessões em seu conteúdo.

Em média, um conteúdo que contenha um vídeo tenha até 53 vezes mais chances de figurar no topo do ranking do Google.

Entendeu a importância do vídeo?

Upgrade na experiência de compra

Um dos fatores que ganharam mais importância no ranking do Google nos últimos tempos é a experiência do usuário.

Basicamente, uma página web deve ajudar na navegação das pessoas, evitando distrações e deixando de impor dificuldades para o acesso a outros conteúdos.

Tudo isso faz a diferença. O vídeo é uma forma de melhorar a experiência de compras das pessoas, por isso é bastante importante para o e-commerce.

Com o vídeo, as pessoas criam mais interessante sobre uma página.

Um vídeo explicando como funciona um produto, por exemplo, é determinante para que os usuários tenham uma experiência de compra incrível.

O conteúdo em formato audiovisual pode ajudar o cliente a escolher entre um produto e outro, gerando uma fascinação pela mercadoria.

O vídeo é importante para o usuário tentar entender como aquele produto funciona.

Pense no seguinte: o usuário que entra numa loja virtual não pode tocar, não pode ver e nem experimentar o produto e por isso ter um vídeo que ensina como o produto pode ajuda-lo tornasse um fator essencial para criar um desejo de compra.

Saiba quais são as principais vantagens do streaming de vídeo.

Melhora na taxa de conversão

Como vimos acima, um vídeo pode ser determinante para a compra dos consumidores.

Isso acontece por que esse formato de conteúdo acaba tirando as dúvidas dos usuários e dando uma visão realística sobre um produto.

Todo o desejo gerado pelo vídeo em cima de produtos e serviços, obviamente gera um aumento na taxa de conversão.

Isso é fato! Por essas e outras que usar vídeos dentro da estratégia de marketing de seu e-commerce é essencial para crescer suas chances de venda e alavancar o crescimento do seu negócio.

Quais são os principais formatos de vídeo para e-commerce?

Existem alguns formatos de vídeo ideais para e-commerce que conseguem destacar um produto, de maneiras diferentes, porém bastante eficazes para gerar o desejo de compra.

Veja quais são eles:

Vídeos sobre produtos

Esse formato é mais parecido com um comercial de TV, por exemplo.

O intuito desse tipo de conteúdo é criar empatia dos consumidores com seus produtos.

Por isso, o foco está em mostrar quais são as principais utilidades dos produtos, falar um pouco mais das características dele, etc.

Esse vídeo pode ser feito também com animações e outros recursos audiovisuais que permitem ao cliente entender melhor quais são os benefícios de um produto.

Vídeo tutorial

Esse formato também é essencial e ajuda muito nas vendas.

Os vídeos tutoriais focam em ensinar seus clientes a usarem seus produtos.

Muitas vezes as pessoas não questionam a qualidade de um produto, mas ficam se perguntando qual é a maneira correta de utilizá-lo.

Unboxing

Nesse formato, os consumidores se imaginam recebendo um novo produto e testando ele, com isso é possível ter ideia de quais são as primeiras impressões reais.

Esse canal é bastante aproveitado em parceria com influenciadores digitais.

Uma influenciadora de moda, por exemplo, pode receber produtos de maquiagem e peças de roupas e acessórios para testar combinações e assim estimular sua audiência a comprar os produtos de uma loja.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.

Conheça o nosso serviço de streaming de áudio e vídeo.

Gostou de nosso post? Compartilhe: