Saiba o que é Quality Assurance e como aplicar em seus serviços

02/11/2018 às 08:29 Ajuda

Saiba o que é Quality Assurance e como aplicar em seus serviços

Sempre que pensamos em oferecer um produto ou serviço através da nossa marca precisamos garantir que tudo sempre esteja sendo produzido e entregue com qualidade e eficiência.

Isso é o que garante a estabilidade da empresa no mercado, a confiança dos clientes e novas oportunidades de negócios. Criar um novo serviço não é fácil e antes de colocarmos à disposição dos clientes precisamos estar ciente de todo o seu desenvolvimento.

É aí que entra o Quality Assurance, um profissional de QA tem uma função extremamente importante dentro de uma empresa e é ele que garante a qualidade na criação desse novo produto.

Se você ainda não conhece esse termo, não se preocupe é sobre isso que vamos falar nesse texto. Saiba o que é Quality Assurance e como aplicar em seus serviços.

O que é Quality Assurance?

QA, ou Garantia de Qualidade, em português, tem como objetivo garantir o desenvolvimento de um serviço ou produto com qualidade, que atenda às necessidades da empresa e do cliente e que não tenha nenhum defeito, além de reduzir os custos operacionais.

Ou seja, Quality Assurance trata-se de um conjunto de atividades realizados por uma equipe responsável em acompanhar todo o processo de criação e desenvolvimento de um novo serviço e, o gerente de QA é o responsável por administrar essa equipe e os testes que serão feitos durante essa produção para garantir a qualidade.

Por que é importante?

De tempos em tempos as empresas estão tendo que lidar com clientes mais exigentes e que não aceitam receber um produto de baixa qualidade.

Saber o que é Quality Assurance e aplicar essas técnicas em seus serviços hoje é essencial! Encontrar erros em um produto final faz com que a empresa lide com um enorme prejuízo.

É preciso garantir que o produto seja desenvolvido com excelência e busque atender os objetivos dos clientes, reduzindo assim os riscos de ser entregue um produto ruim.

Qual a diferença entre Quality Assurance e Quality Control?

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Quality Assurance, mas provavelmente já viu algo sobre Quality Control, ou controle de qualidade.

Este, diferente do QA que busca garantir a qualidade no desenvolvimento, o QC tem como objetivo garantir a qualidade do produto final, ou seja, após a finalização do produto a equipe de Controle de Qualidade precisa verificar se não há nenhum defeito que passou despercebido pelo QA.

Ambas as equipes são importantes para assegurar que o produtos oferecido pela sua empresa esteja dentro do esperado e sem nenhum defeito.

Já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano). 

Como aplicar Quality Assurance em seus serviços

Agora que você já sabe o que é Quality Assurance e a diferença com o Quality Control, vamos dar algumas dicas básicas para você começar a aplicar esse processo dentro da sua empresa. São eles:

  • Buscar por um profissional de qualidade;
  • Treinar os funcionários responsáveis pela produção;
  • Gerenciar os fornecedores.

Esses são apenas os primeiros passos que a sua empresa deve tomar para começar a garantir a qualidade dos seus serviços, com o tempo e com a ajuda de um profissional da área vocês vão aprender ainda mais sobre as aplicações do QA no desenvolvimento dos seus serviços e produtos.

Busque por um profissional de qualidade

A primeira coisa que você deve fazer é procurar por um gerente de Quality Assurance para começar a montar essa nova equipe.

Talvez essa seja uma das tarefas mais difíceis, pois trata-se de um novo seguimento no mercado e por isso não é fácil encontrar pessoas realmente capacitadas para a função.

Esse profissional será o responsável por definir e aplicar os testes de qualidade já durante toda a criação e desenvolvimento desse novo produto.

É muito importante que ele esteja presente desde o início nas reuniões de criação, mostre-se detalhista com o processo e pense, não somente como um técnico, mas também como um cliente que irá receber aquele produto.

Ele precisa pensar em quais falhas e dificuldades o cliente pode encontrar.

Treine os funcionários responsáveis pela produção

Após encontrar um gerente capacitado a sua primeira função vai ser treinar a equipe responsável pela produção.

Isso quer dizer que todos ali presentes precisam estar cientes do que é esperado do produto final, eles não devem ser vistos apenas como o “meio”, quem apenas produz, mas sim como parte total da equipe e que conhece e sabe desse novo produto.

O QA deve garantir que todos da equipe de produção consigam analisar e garantir a qualidade dentro de suas funções específicas.

Gerencie os fornecedores

Independente do produto que será produzido você terá que lidar com fornecedores, talvez num primeiro momento seja difícil encontrar o ideal e é justamente aí que novamente entra a equipe de Quality Assurance.

Eles precisam conhecer os fornecedores e o material que está sendo entregue. Nesse momento é preciso que QA e fornecedores trabalhem juntos para assegurar a qualidade do que está sendo entregue, minimizando assim o tempo e o custo da inspeção do que foi entregue.

Leia também: Hospedagem ilimitada existe?

Muitas vezes começamos um negócio sem ter conhecimento total de todos os termos e equipes que precisamos ter para que tudo funcione perfeitamente, mas tudo bem, isso não é um problema.

O importante é que você esteja sempre buscando aprender sobre como melhorar o seus serviços e crescer ainda mais. Saber o que é Quality Assurance e como aplicar nos seus serviços é agora essencial para garantir um produto de qualidade e um serviço que atenda às necessidades dos seus clientes.

Essas foram algumas dicas básicas para você iniciar, por isso não espere mais para começar a montar a sua equipe de QA.  

Faça o teste com 30 dias de hospedagem grátis e confira todas as vantagens que pode ter!

Gostou de nosso post? Compartilhe: