Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba o que é e como diminuir a latência do site

09/12/2017 às 20:10 Hospedagem de Sites

Saiba o que é e como diminuir a latência do site

Possuir um negócio online muitas vezes demanda diversos tipos de conhecimento que nem sempre temos. Quando mais pesquisamos sobre a administração desse tipo de negócio, mais percebemos que precisamos nos aprimorar em diversos aspectos. Um deles sem dúvidas é sobre a velocidade que seu site pode ter. Muitos se perguntam “afinal, o que define a velocidade de um site?” Bom, essa pergunta não tem uma resposta única, já que existem diversos fatores que influenciam para que ele possa ser mais rápido ou mais lento. Um deles é a latência do seu site.

Mas para saber como diminuir a latência de um site, você primeiramente precisa saber o que ela é, como surge e como ela deixa um site lento. Por essa razão, fizemos uma lista de tudo o que você precisa saber sobre latência de um site, para aprender a diminuí-la e deixar o seu negócio online cada vez mais veloz.

Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

O que é a latência de um site?

Latência é basicamente a quantidade de tempo que demora para que o servidor receba e processe uma solicitação de uma ação em determinada página. A quantidade de latência depende, em grande medida, de quão longe o usuário está do servidor. (Hospedagem Ilimitada existe? Leia e entenda mais sobre esse mito)

Para deixar isso mais claro, digamos que você visita um site e essa página contém 50 objetos coisas como imagens, arquivos, etc. Seu navegador precisa fazer 50 solicitações individuais para o servidor do site para que possa acessar esses objetos. A latência se torna um problema quando um site contém muitos objetos, o que pode fazer com que o tempo de resposta seja ainda mais demorada. O aumento de latência de um site, então, está diretamente relacionado com a sua lentidão e, portanto, também está relacionado com o número de acessos e a reputação do site perante os buscadores, já que eles priorizam sites rápidos.

Agora que já temos uma boa ideia do que é latência de um site, é hora de entender como diminui-la para fazer com que seu site fique mais rápido e melhore o desempenho do seu negócio online significativamente.

Existem diversas dicas que permitem limitar a latência para evitar seus efeitos adversos no tempo de carregamento do site. Existem dois objetivos que você deve ter em mente:

·         Minimizar a “ida e volta” com seus servidores (significa o número de vezes em que a latência será aplicada)

·         Reduzir o máximo possível a distância entre esses servidores e seus usuários (para reduzir a valor de latência).

Nos próximos tópicos, vamos explicar melhor como isso é possível.

Limitando o número de “ida e volta”

Para reduzir o número de “ida e volta” com seus servidores, a abordagem é simples: sua página deve chamar o menor número de pedidos possíveis. Tecnicamente, você pode fazer isso, com a integração de recursos pequenos diretamente no código HTML, ou então graças à adoção de uma política de cache eficiente. É claro que nem sempre somos capazes de entender profundamente esse tipo de linguagem e muito menos de fazer com que ela nos ajude. Mas entender o básico pode nos ajudar, até mesmo para pedir ajuda a um profissional, pois ele indicará os melhores caminhos para limitar o número de “ida e volta” e diminuir a latência do seu site.

Reduzindo a distância entre os servidores e o usuário

Conforme dito anteriormente, a latência está relacionada à distância entre um ponto A e um ponto B. Então, a maneira mais prática e eficiente de reduzir a latência é aproximar os pontos A e B. Os CDNs (Content Delivery Network) foram criados para atingir este objetivo: seus conteúdos são duplicados em servidores espalhados pelo mundo. O usuário que está em Paris, por exemplo, obtém seu conteúdo de um servidor localizado em Paris, enquanto um usuário da que vive em Sydney obtém o dele diretamente de Sydney. A grande vantagem é que, dessa forma a latência de um site é diminuída drasticamente, o que o ajuda a ficar mais rápido, carregar o seu conteúdo com mais fluidez e, consequentemente, ajuda tanto no rankeamento quanto na reputação do site. (Leia aqui sobre as vantagens de criar um blog).

Anycast

Anyacast é uma forma de encaminhamento de dados que pode ajudar a diminuir a latência do seu site. Com ele, os dados percorrem o caminho mais rápido até chegarem no usuário, fazendo com que a latência do site diminua. Em termos simples, anycast significa trazer o pedido mais próximo do usuário. Por exemplo, se alguém da Europa estiver tentando carregar um anúncio, para fornecer o melhor serviço, eles provavelmente serão enviados para um centro de dados dentro do continente.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Sites? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet. O preço? A partir de R$ 9,90 você já pode ter o seu! (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Saber como diminuir a latência de um site é um passo importante se você pretende que o seu negócio cresça. Isso porque, para ter sucesso nos dias de hoje com um negócio online, é imprescindível ter conhecimentos sobre o que deixa o seu site mais rápido ou lento, assim como também saber como esses problemas podem ser resolvidos.  

E aí, conseguiu entender o que é e como diminuir a latência de um site? Certos conceitos podem parecer vindos de outro mundo na primeira vez que ouvimos falar sobre, mas com um pouco de pesquisa, conseguimos entender e ver que eles não são tão complicados como imaginávamos. E o melhor é que, uma vez que temos o domínio desses conceitos, quem sai ganhando somos nós e os nossos negócios, uma vez que aprendemos a deixar o nosso site ou blog com uma velocidade cada vez maior, o que faz com que seu site ganhe relevância nos buscadores, além de agradar mais o público que o visita.

Gostou de nosso post? Compartilhe: