Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba mais sobre o uso de imagens da internet em seu site

01/08/2019 às 19:17 Ajuda

Saiba mais sobre o uso de imagens da internet em seu site

Usar imagens da internet para ilustrar o seu site é algo que muitas pessoas fazem, mas que requer certos cuidados.

Existem diversos fatores que podem influenciar diretamente nesse ponto, como direitos autorais, qualidade da imagem, banco de imagem confiável, entre muitas outras coisas.

É por isso que hoje vamos falar mais sobre o uso de imagens da internet em seu site e mostrar como fazer isso da maneira certa. Ficou curioso para saber como? Confira agora em nosso texto!

Você já conhece o nosso serviço de Revenda de Hospedagem? Ele tem planos iniciais de R$29,90 mensais. Quer saber mais? Confira todas as suas vantagens!

Atenção às nomenclaturas

Para você entender mais sobre o uso de imagens da internet do seu site, é necessário que entenda o que cada uma das nomenclaturas quer dizer.

Fizemos uma lista com as mais comuns e as que você com certeza precisa saber o que significa, elas são:

  • Royalty livre
  • Domínio Público
  • Creative Commons (CC)

Vamos falar sobre cada uma delas mais profundamente de maneira separada para que você entenda melhor.

Royalty livre

Esse é um termo que gera confusão em muitas pessoas. Exatamente por isso o escolhemos como primeiro a ser tratado aqui. O uso da palavra "livre" é enganoso.

Uma imagem livre de royalties significa que, embora você não precise pagar a cada vez que usar a imagem, ainda precisará fazer uma compra única dos direitos para usar a imagem em seu site.

Você também pode se interessar: Hospedagem barata para seu site compensa?

As imagens com royalty livre ainda podem resultar em penalidades por violação de direitos autorais, caso sejam encontradas em seu site ilegalmente. Por isso, fique atento ao uso e sempre adquira os direitos.

Domínio público

Imagens de domínio público podem ser usadas sem restrições para qualquer finalidade.  

Elas são basicamente imagens neutras e que podem ser encontradas nos diversos bancos de imagens espalhados pela internet.

Como ninguém possui ou controla os direitos desse tipo de imagem, você pode usá-las à vontade.

Creative Commons (CC)

Esta é uma licença pública de direitos autorais em que o criador original da imagem decidiu permitir que outros compartilhem, usem e criem o original gratuitamente.

Algumas imagens de domínio público e de creative commons exigem atribuição ou links para a origem da imagem original, portanto, é sempre bom verificar os requisitos de uso.

Estas são as nomenclaturas para licença mais comuns, mas existem outros tipos que podem ser encontrados por aí. Se você encontrar uma imagem com uma licença diferente, faça uma boa pesquisa antes de usá-la livremente.

Cuidado com as imagens licenciadas incorretamente

Esse é outro cuidado que você precisa ter se quer saber mais sobre o uso de imagens da internet em seu site.

Embora entender a diferença entre licenças possa ajudar a manter o uso legal de imagens, você ainda pode ter problemas quando as imagens são licenciadas incorretamente.

Por isso, saiba sempre o que pode usar sem pagar nada e o que é necessário pagar para ser usado. E isso nos leva para o próximo tópico.

Vale a pena pagar para usar imagens?

Esse é um ponto que vale a pena ser discutido. Se você possui um site que atrai cada vez mais visitantes, visitantes esses que podem se tornar clientes, o investimento em imagens originais e de qualidade podem valer muito a pena.

É claro que existem situações onde isso não é recomendado. Quando você ainda está iniciando, por exemplo, não faz mal usar imagens mais genéricas e gratuitas na sua página.

E como essa é uma questão relativa, você pode sempre reconsiderar a possibilidade de pagar para usar imagens.

Leia também: O que você precisa para ter uma revenda?

Dicas adicionais

Além de todas essas informações para você saber mais sobre o uso de imagens da internet em seu site, também é necessário ficar atento a algumas pequenas dicas que podem ser muito úteis em diversas situações, como:

  • Use o atributo ALT
  • Considere usar imagens próprias também
  • Qualidade das imagens

Vamos também falar sobre cada uma separadamente para poder explicar melhor.

Use o atributo ALT

O atributo ALT é uma tag que você deve colocar nas imagens de seu site para que o Google e outros buscadores entendam sobre o que aquela imagem fala.

É assim que determinada imagem pode ser encontrada no Google Imagens, por exemplo. Além disso, essa tag também é bastante útil para melhorar a pontuação SEO do seu site. Portanto, sempre use o atributo ALT.

Considere usar imagens próprias também

Saber mais sobre o uso de imagens da internet em seu site é de extrema importância, até porque são essas as imagens que você mais vai usar.

Porém, se você possui imagens próprias e que sejam pertinentes, faça também um bom uso delas. Além de dar um ar original para o seu site, elas podem ajudar muitas pessoas, afinal, são imagens únicas.

Qualidade das imagens

Não importa se você está usando imagens da internet ou imagens próprias, a qualidade deve ser sempre sua prioridade.

Sites que usam imagens de baixa qualidade normalmente acaba sendo relacionados com um conteúdo não confiável ou sem relevância, o que pode ser bastante prejudicial para você. Portanto, assegure-se de usar apenas boas imagens.

Saber mais sobre o uso de imagens em seu site é algo muito importante para que você possa ter certeza de que está montando seu negócio dentro de todas as legalidades e que não terá problemas no futuro.

É claro que, com o tempo, a sua relação com as imagens da internet acaba ficando mais tranquila, já que você acaba se acostumando com o que fazer e o que não fazer.

Ainda assim, sempre pesquisar por esse tipo de tópico e se manter atualizado sobre as políticas da internet e sobretudo dos buscadores referente às imagens faz com que o seu negócio esteja sempre à frente também.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: