Saiba mais sobre o desenvolvimento em camadas

09/06/2019 às 10:15 Ajuda

Saiba mais sobre o desenvolvimento em camadas

Quem trabalha com programação sabe o quanto é importante saber lidar com todas as questões que envolvem os clientes. Assim como em qualquer mercado, é esse relacionamento que faz com que um profissional possa crescer e se tornar mais conhecido.

E com a demanda que cresce cada vez mais nos últimos anos, é importante se especializar em determinadas áreas, pois é isso que pode ser seu diferencial.

Pensando nisso, hoje vamos falar mais sobre o desenvolvimento em camadas, explicando por que ele é importante para profissionais da área, como ele funciona e como isso pode ajudar na sua carreira. Mas antes, é necessário darmos uma breve explicação sobre o tema do texto.

O que é desenvolvimento em camadas?

Antes de mais nada, é preciso darmos uma breve explicação de como funcionam os sistemas mais comuns e que possuem apenas duas camadas.

Nele, o cliente pode acessar seu sistema a partir de um ponto e o programador a partir de outro, por isso apenas duas camadas. Esse tipo de sistema possui limitações, pois quando alguma coisa precisa ser alterada, todo o resto também pode sofrer alterações, já que estão interligados.

Por isso que o desenvolvimento em camadas acabou sendo uma solução muito útil, já que trabalha com cada ponto do sistema de forma isolada.

O desenvolvimento em camadas, que também é chamado de arquitetura em camadas, é um dos padrões arquitetônicos mais populares atualmente para programadores.

Ele modera a complexidade crescente de aplicativos modernos, principalmente após a grande explosão dos smartphones. O desenvolvimento em camas também faz com que esse trabalho seja mais ágil. Isso é importante quando você considera todas as outras metodologias de programação que também existem hoje em dia.

Seu funcionamento não é difícil de ser entendido, ele consiste em várias camadas, cada uma delas correspondendo a um serviço ou integração diferente.

Como cada camada é separada, fazer alterações em cada camada é mais fácil do que ter que lidar com toda a arquitetura, dando liberdade tanto para o programador quanto para o cliente acessarem o sistema.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Sites? O planos básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano). Teste 30 dias grátis e descubra todas as vantagens!

Vantagens do desenvolvimento em camadas

Como você pôde perceber, existem diversas vantagens em saber mais sobre o desenvolvimento em camadas.

Mas o fato é que o mercado ainda não está totalmente acostumado com esse tipo de arquitetura e pode ser que alguns clientes fiquem desconfiados se você não souber explicar exatamente quais são esses pontos positivos. Por isso, os listaremos aqui. Eles são:

  • Mais facilidade na manutenção do sistema
  • O conceito da arquitetura em camadas é fácil de aprender e de implementar
  • As camadas junto com a organização geral do código são consistentes em todos os projetos em camadas
  • Todos os elementos são mantidos juntos apesar das camadas. Então, quando você precisa alterar algo em alguns desses elementos ou todos de um tipo específico, é mais fácil encontra-los.

É importante que você saiba articular e até adaptar as explicações para que os clientes saibam mais sobre o desenvolvimento em camadas.

Pense que você já conhece esse tipo de arquitetura e sabe por que ela é tão vantajosa na hora de criar sistemas, mas muitas vezes departamentos mais leigos no assunto e que precisam dos seus trabalhos, não tem uma compreensão tão vasta do que isso significa.

Ao fim de tudo, se você mostrar resultados funcionais com o seu trabalho, o cliente vai perceber que se trata de uma boa coisa e entender o que são essas vantagens.

Leia também: Hospedagem ilimitada existe?

Desvantagens do desenvolvimento em camadas

Ao mesmo tempo que existem diversas vantagens em adotar o desenvolvimento em camadas, é importante que você também saiba quais são as desvantagens.

Você sempre deve ser sincero com seus clientes sobre os pontos negativos de adotar determinados tipos de sistema e mostrar para eles porque mesmo assim isso ainda vale a pena. Algumas das principais desvantagens do desenvolvimento em camadas são:

  • Pode ser difícil atribuir exatamente funcionalidades à camada correta e apropriada
  • Se um sistema tiver muitas camadas, o desempenho pode ser comprometido
  • A cada vez que uma nova camada é criada, o modo de acesso tem que ser modificado
  • Muitas empresas ainda utilizam sistemas mais simples, o que dificulta a implementação

Uma dica que podemos dar nesse sentido é colocar todos os pontos na balança e criar uma pequena apresentação para seus clientes mostrando que os pontos negativos não afetam o trabalho de modo que prejudique seu sistema de alguma forma.

Além disso, é importante encontrar uma forma de mostrar o quanto eles têm a ganhar, exaltando os pontos positivos que já citamos aqui. Esse é um trabalho de comunicação que você precisa ter e é essencial para a sua carreira.

Por que me especializar nisso?

Existem determinadas áreas do desenvolvimento de sistemas e softwares que ainda estão em crescimento, especialmente quando se fala em empresas nacionais.

E é exatamente nesse ponto que aprender mais sobre o desenvolvimento em camadas por ser benéfico para sua carreira, já que, além de isso ser um diferencial para você, você também pode aproveitar a demanda que vem crescendo cada vez mais.

E para que isso faça sentido para os seus clientes e para o trabalho, é necessário saber explicar exatamente como funciona o desenvolvimento em camadas e por que ele pode ser benéfico para os clientes. Você vai perceber que, em pouco tempo, isso vai te gerar ótimos retornos.

Você também pode se interessar: Vantagens de criar um blog

E aí, gostou de conhecer mais sobre o desenvolvimento em camadas? Saber aproveitar as oportunidades que o mercado oferece na sua área é essencial, especialmente quando estamos falando em desenvolvimento de softwares ou sistemas, que que esse é um mercado tão concorrido e cheio de demandas hoje em dia.

A dica que podemos dar aqui, então, é que você se aprofunde cada vez mais nos estudos sobre o desenvolvimento em camadas para que isso possa ser um verdadeiro diferencial na sua carreira e fazer você deslanchar. Boa sorte!

Gostou de nosso post? Compartilhe: