Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba da importância do calendário para campanhas de e-mail marketing

11/07/2017 às 10:03 Email Marketing

Saiba da importância do calendário para campanhas de e-mail marketing

Conheça valiosas dicas para criar e organizar um calendário para o e-mail marketing e não perder nenhuma data importante.

Carnaval, páscoa, dia das mães, dias dos pais, dia das crianças, natal e réveillon. É tanta data importante que, por vezes, esquecemos de nos organizar para que nada passe despercebido. Além de definir todas as metas para o ano ou para o semestre, nada mais útil do que criar um calendário para programar todas as suas campanhas de e-mail marketing. Isso vai ajudar e muito a não deixar nenhuma data significativa passar em branco, seja para sua empresa ou para seu cliente. Através desse artigo você vai aprender a criar e organizar um calendário de e-mail marketing, para que você não perca o controle das datas e acabe perdendo valiosas chances de negócio.

Faça uma avaliação do ano que acabou

Qualquer negócio sem o mínimo de organização e planejamento, está fadado ao fracasso e obviamente você não quer isso para seus negócios. A melhor forma de começar seu calendário de início de ano, é fazer uma avaliação das campanhas de marketing digital utilizadas no ano anterior, principalmente as que trouxeram resultados positivos. Essa é uma tarefa muito fácil de se conseguir, desde que você tenha acompanhado de perto, todo o progresso de sua empresa, seja através de relatórios, cliques de conversões e taxas de abertura.

Além disso, você deve avaliar quais conteúdos postados tiveram maior repercussão, bem como os dias e horários que tiveram mais acessos. Em suma, você deve fazer uma minuciosa análise para avaliar toda a performance de sua empresa e verificar se as metas traçadas foram atingidas. Caso positivo, escreva o que pode ter levado ao sucesso e procure aprimorar cada vez mais. Caso negativo, enumere o que pode não ter funcionado conforme o esperado e trabalhe em cima disso, para que não aconteça novamente.

Defina as metas a alcançar durante o ano

A melhor hora para se fazer um calendário de e-mail marketing é no início do ano. Todas as datas importantes ainda vão chegar e você tem todo o tempo para organizar tudo com muita calma, para que nada seja esquecido. Antes de tudo isso, você precisa se perguntar: qual o meu principal objetivo? Aumentar as vendas? Conquistar mais clientes para o meu negócio? Ampliar minha lista de contatos comerciais? Respondendo a todas essas perguntas com total certeza, você já pode começar a trabalhar em cima delas. É sempre importante, em qualquer negócio, ter sempre os pés no chão e traçar metas possíveis de serem alcançadas, bem como o prazo máximo para que isso aconteça. Com todas as metas bem definidas, fica mais fácil de mensurar o resultado de todas as ações, além de identificar, com muito mais precisão, o caminho a ser seguido nos próximos meses. Sempre com muito cuidado e organização!

Leia também nosso post: Passo a Passo para criar um blog

Programe uma sequência de envio de e-mails

Para que haja uma melhor otimização de suas ações de planejamento, é recomendável que você programe, o quanto antes, a frequência dos envios de todas as campanhas de e-mail marketing durante o ano. Se no ano passado, por exemplo, você os enviou em certos dias e horários e teve um retorno satisfatório, porque não fazer o mesmo novamente? Um dos seus objetivos é ser lembrado pelo seu networking, mas de maneira alguma você quer incomodar o cliente, ir para a lixeira ou ser descadastrado.

Se você ainda não ter a plena certeza sobre os melhores dias e horários para envio dos e-mails marketing, faça alguns testes até encontrar um modelo que seja compatível com seus negócios e com os clientes. O foco principal é sempre manter um saudável relacionamento com sua base de contatos.

Faça uma seleção das datas mais importantes

Que tal você dar aquela incrementada em suas campanhas de e-mail marketing, durante algumas datas especiais? Oportunidades não faltam como aniversários, datas comemorativas, feriados, férias ou lançamento de algum produto ou serviço. Todas essas datas são excelentes oportunidades para estreitar os laços com seus clientes e ampliar as oportunidades de negócios.

Você pode programar uma certa frequência de envio de e-mails e estipular um prazo de envio entre um e outro. Com todas as datas selecionadas, você pode definir os prazos para preparar todo o conteúdo e marcar em seu calendário, o tempo que cada e-mail precisa para ser testado e depois, enviado ao cliente. Vale sempre lembrar que, quanto mais chamativo for o conteúdo, maiores as chances do cliente dar a devida atenção, principalmente se for em uma data importante.

Prepare o conteúdo de suas campanhas

Antes de finalizar o seu calendário de e-mail marketing, você deve deixar todo o conteúdo pronto com alguma antecedência. Além de textos e imagens chamativas, os tópicos que serão abordados ao longo de todo ao ano, também são de suma importância. O ideal é que você faça um cronograma de pautas, com os possíveis assuntos e a data prevista de publicação de cada um. Se você porventura ficar perdido e sem saber por onde começar, o mais sensato é investir nas datas comemorativas como eventos especiais e feriados. Para que sua campanha tenha mais êxito, programe o envio com certa antecedência. Oferecer chocolates de páscoa para o cliente faltando dois dias para o feriado, não dará certo, concorda?

Em suma, o calendário de e-mail marketing é muito útil em suas campanhas de negócios e serve para nortear o foco de sua meta. É claro que, organização e planejamento andam sempre de mãos dadas e um não sobrevive sem o outro.

Ainda tem dúvidas sobre a importância do calendário de e-mail marketing? Não tem problema. Você pode ficar por dentro de outras preciosas dicas em Porque meu negócio precisa investir em Marketing Digital? Queremos saber sua opinião se sua empresa teve um retorno satisfatório com um calendário bem organizado. A sua opinião será de grande valia para outros leitores que ainda estão meio perdido sobre o uso do calendário. A troca de experiências sempre é muito válida, principalmente se tratando de conquistar e fidelizar clientes em um mercado cada vez mais acirrado.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: