Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba como melhorar a experiência do usuário com o Mobile

15/11/2017 às 10:03 Loja Virtual

Saiba como melhorar a experiência do usuário com o Mobile

Não há como ir contra a maré do mercado quando seus indícios estão muito claros: o consumo de smartphones e de tablets cresce exponencialmente com o passar dos anos. Isso quer dizer que, além das dinâmicas comerciais terem mudado consideravelmente com a migração total ou parcial das lojas físicas para o ambiente online, o perfil dos consumidores e a maneira como que eles fazem suas compras estão profundamente afetados pela iminência dos celulares com acesso à internet.

Junto à invasão dos smartphones, evidencia-se também o mobile commerce. Trata-se de um comércio eletrônico realizado a partir de um dispositivo móvel. Em ascensão, é preciso que estratégias sejam pensadas para a conversão de leads nesse novo formato, ou seja, em mecanismos que propiciem uma experiência tão agradável aos clientes nessa plataforma a ponto de transformá-los em potenciais compradores, em vez de apenas usuários.

Conheça mais sobre técnicas de como alavancar  o seu negócio online, baixando gratuitamente o nosso e-book.

Para isso, separamos algumas dicas que podem proporcionar essa experiência positiva. Confira:

1 – Atenção à velocidade. Ninguém gosta de esperar pelo carregamento lento de uma página para visualizar o produto ou serviço desejado, não é mesmo? Para tanto, a otimização de páginas inicialmente pensadas para os desktops é essencial para essa experiência pelo celular. Para atrair mais clientes para sua loja virtual, ela deve ser pensada para o acesso dos usuários mobile. O uso de imagens com tamanhos adequados para cada tipo de formato e pensados de maneira inteligente, de modo que os visitantes não estejam baixando coisas desnecessárias e demoradas pode ser averiguado pela técnica responsiva de imagem;

2 – Entre os passos para montar sua loja virtual, a lição sobre não haver nada de ruídos na hora da compra é necessária. Como assim? Quando os visitantes querem comprar algo na internet, na maioria das vezes, eles primeiro fazem uma pesquisa em seu site de buscas, além disso, pesquisas apontam que os usuários de mobile são um perfil mais propenso a de fato comprarem na internet. Portanto, certificar-se que o campo de busca está visível e acessível para a localização em seu site, de preferência, perto do topo da página, é um modo de facilitar o fluxo de sua compra. Essa é uma etapa que também inclui o recurso de análise preditiva de palavras-chave que sugere o termo de busca quando ele ainda está sendo digitado; as regras de auto-correção ou de indicação de sinônimos para palavras com desvios ortográficos, podendo ser facilmente substituídos nesses casos; assim como, as redes sociais previnem os clientes dos possíveis obstáculos de sua compra via mobile, quando estão configurados para que mostrem suas avaliações e comentários nos resultados de busca de seus produtos, sendo de conhecimento imediato dos usuários. Outra estratégia muito interessante é a de que os clientes não precisem sair de sua página para pesquisar sobre os produtos, tendo a opção de compartilhamento de seu site nas redes sociais.

3 – Considere a sensibilidade ao toque desse tipo de dispositivo. Pensar as diferenças entre o padrão dos dedos indicadores e os polegares é cuidar para que os usuários de celulares não fiquem frustrados ao clicar em seu site. Os clientes não costumam se demorar muito em sites, cuja informação deve ser buscada ou ter seu zoom aumentado, ela deve estar óbvia para o visitante, caso contrário sua experiência é negativa e ele não realiza a compra. Não funciona muito bem, por exemplo, transpor fidedignamente as features do desktop para o dispositivo mobile, uma vez que é funções como rolagem do mouse não são tão úteis assim em um celular, se ele tiver muita paciência, terá de clicar muitas vezes em um mesmo item até que abra o link desejado, mas, a maioria deles logo desistirá, preferindo a outro site mais navegável;

4 – Cuide de um check out muito fácil. Marcas online de sucesso têm sites que necessitam de menos etapas para que o seu check out mobile seja concluído. Quando essa parte é ágil, o cliente tende a finalmente comprar nele e se fidelizar. Para encurtar esse caminho, basta reduzir o tamanho do formulário de cadastrado, alinhá-lo no topo da página, permitir que ele seja feito por convidados e que várias formas de pagamento estejam disponíveis na hora da compra;

5 – Combata os pop ups no mobile. Inúteis, essas caixas que aparecem nos sites não interessam aos seus visitantes e é bem provável que eles não as acessem. Em vez de uma chuva de pop ups, foque em itens de venda que sejam relevantes, personalize as ofertas conforme as informações em questão, mostre aos clientes algo que tenha a ver com a última vez que eles visitaram o site e permite o chamado “banner blindness” que se volta realmente para o que você quer do cliente;

6 – Teste. É sempre bom conhecer as mudanças a sua volta, para tanto, recorrer às estratégias de teste para saber o que tem funcionado e agregado para a experiência do cliente no mobile ao acessar seu site. Por exemplo, testes de performance do tipo A/B, por exemplo, para poder determinar se uma ação é adequada ou não para certo perfil, sempre pensando na melhor maneira de converter  seus usuários em clientes, a partir de uma boa experiência de navegação em seu site via mobile.

Assim, ter uma loja virtual que esteja direciona para esse perfil de usuários mobile que cresce cada vez mais significa investir no sucesso de seu negócio online, para tanto, pensar a configuração e manutenção dessa loja nesse sentido é fundamental, assim, por apenas a partir de R$ 39,00 mensais, você tem acesso a uma quantidade diferente de produtos oferecidos para sua loja virtual, dependendo de suas necessidades. Não perca mais tempo!

Gostou de nosso post? Compartilhe: