Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba como medir o ROI das suas estratégias de marketing

07/11/2017 às 11:30 Marketing

Saiba como medir o ROI das suas estratégias de marketing

Conheça dicas sobre como fazer essa medida de forma precisa e verificar se todo seu investimento está valendo a pena ou não

Todas as pessoas que trabalham com marketing digital sabem que ele não é uma ciência exata, mesmo que tenha vários cálculos e fórmulas que fazem parte dos profissionais da área. Afinal de contas, saber quanto de dinheiro que cada uma das ações promocionais está gerando de retorno, é uma preocupação constante de qualquer empresa. Uma das ferramentas mais usadas para calcular esse retorno é o ROI. Mas você sabe o que significa essa importante sigla e como calculá-lo? Através desse artigo você vai saber como medir o ROI das suas estratégias de marketing, que é considerado um dos principais desafios de pequenas e médias empresas.

O que é ROI?

ROI (Return on Investiment) é uma abreviação do idioma inglês que significa Retorno do Investimento. Trata-se de um cálculo muito usado para medir os resultados financeiros que cada ação de marketing pode gerar para a empresa. Esse tipo de cálculo serve tanto para mensurar todos os resultados das ações de marketing digital da empresa como o Facebook Ads, Google Adwords e e-mail marketing, quanto para as ações do marketing tradicional, como folders, anúncios na mídia e panfletagem. Calcular o ROI é indispensável para identificar quais ações estão gerando mais resultados e quais precisam de alguns ajustes para que o retorno seja mais eficiente e satisfatório.

Como calcular o ROI?

Saber medir o ROI de suas estratégias de marketing não é difícil e basta alguns cálculos simples. A forma mais prática de se fazer isso, consiste em pegar o número total de vendas geradas por cada ação de marketing, subtrair desse montante todos os curtos gerados por cada ação promocional e depois dividir o resultado pelo custo de marketing. Em outras palavras, a fórmula poderia ser feita da seguinte forma:

(Vendas geradas – Custo de Marketing) / Custo de marketing = ROI

Veja um exemplo prático: imagine que uma campanha que sua empresa fez no Google Adwords tenha custado R$ 200,00 e no final acabou gerando R$ 2.000,00 em vendas. Se você aplicar o fórmula para calcular o retorno do seu investimento, pode-se concluir que o ROI dessa estratégia de marketing foi de 900%, ou seja, ((2000- 200) /200. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Loja Virtual

Atenção aos detalhes

Apesar de ser um cálculo simples, é importante frisar que alguns fatores externos podem influenciar o sucesso de determinado investimento, dificultando a mensuração perfeita do ROI. Por exemplo, o investimento em ações de comunicação e marketing feitos pela concorrência, pode exercer impacto direto no desempenho de todas as ações criadas por sua empresa. O consumidor vai ser bombardeado por diferentes e simultâneos estímulos que podem influenciá-lo e muito.

Além disso, o valor do ROI não deve ser estipulado como bom ou ruim. A empresa que faz o cálculo é que determina qual o valor que deseja alcançar e define as margens dos seus resultados. Nessa área, os números são muito relativos, pois um resultado com 100% de retorno pode ser considerado satisfatório em determinada área e insatisfatório em outra. Leia também nosso post sobre Quanto custa montar uma loja virtual?

Os desafios de trabalhar o ROI de suas campanhas

Agora que você já sabe como medir o ROI de suas estratégias de marketing, o primeiro desafio é saber entender o período de tempo necessário para colher e mensurar todos os resultados de toda sua campanha. Lembre-se de que algumas ações de marketing visam um prazo mais longo e elas podem envolver diversos processos até a venda ser efetivada.

Cada ação de marketing deve ser acompanhada em tempo real para que seja possível identificar quais ações estão gerando um resultado positivo e quais ações precisam ser repensadas. Tudo isso exige muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos, mas é indispensável para aumentar a taxa do ROI de sua empresa. Que tal baixar nosso e-book totalmente grátis?

Especialistas podem ajudar

Se estiver com dificuldades em medir o ROI das suas estratégias de marketing, você pode contar com o apoio de especialistas na área que podem te ajudar com esse assunto. Eles são mais preparados para fazer a análise dos resultados de cada ação promocional e podem fazer os ajustes necessários em cada uma delas, garantindo um maior retorno de investimento. Na dúvida, contratar uma agencia especializada pode ser uma solução viável para seu negócio.

Atenção ao valores do ROI

Valores negativos do ROI significa que a estratégia de marketing não trouxe nenhum retorno e que sua empresa teve prejuízo.  Quando o valor do ROI é positivo, a análise é mais particular, pois cada empresa tem seus parâmetros que podem basear no custo dos produtos ou no quanto o valor investido pode impactar no orçamento. Aprimore seus conhecimentos lendo nosso post sobre Por que ter uma loja virtual?

Não existe uma reposta exata que vai dizer se seu custo por lead está alto ou baixo. Um boa dica é fazer duas campanhas e analisar quais delas trarão um melhor resultado para seu negócio. A que teve um menor custo e gerou mais vendas é a melhor alternativa para sua empresa.

Caso não tenha capital suficiente para fazer as duas campanhas ao mesmo tempo, você pode realizar sua análise com base na porcentagem do ROI. Veja se ela foi satisfatória para sua empresa, levando em conta todo o seu faturamento, quantas horas foram gastas com ela, dentre outros. O mais importante é que você saiba que na hora de interpretar seus dados, não existe regra, ou seja, leve em consideração o custo do seu produto ou serviço, sua margem de lucro e todas as outras informações que você julgar necessárias.

Ainda tem dúvidas sobre como medir o ROI de suas estratégias de marketing? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade. Conte sempre com nossa equipe com o que precisar!

Gostou de nosso post? Compartilhe: