Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba como integrar seus times de venda e marketing

07/03/2018 às 15:30 Marketing

Saiba como integrar seus times de venda e marketing

Existe o mito de que as equipes de marketing e vendas não costumam se dar bem. Isso até que é plausível até certo ponto, já que trabalhar com o mesmo objetivo, mas de maneiras diferentes significa que há possibilidades de conflito. Uma das reclamações comuns de se ouvir, por exemplo, é quando as vendas estão bem, é porque a equipe de vendas está fazendo um ótimo trabalho e, quando as vendas diminuem, a equipe de marketing digital precisa trabalhar melhor. Mas como transformar esse conflito em resultados para o seu negócio? A palavras-chave é comunicação.

É necessário entender que cada equipe precisa da outra para ter sucesso e contar com sistemas bem implementados que ajudem, em vez de prejudicar o desempenho para ambas as equipes. Pensando nisso, criamos uma lista com os principais pontos para vocêSaiba como integrar seus times de venda e marketing fazendo com que eles trabalhem juntos e que fortaleçam o objetivo do seu negócio.

Por que essa interação é necessária?

Para trabalhar com um objetivo em comum, todas as áreas de uma empresa precisam estar em sintonia. Se essas duas equipes, especificamente, não estiverem totalmente sincronizadas sabendo o que está acontecendo em ambos os setores, isso pode gerar uma enorme falta de comunicação, o que, por consequência, gera outros problemas e conflitos entre esses dois times. O trabalho de um sempre vai depender do trabalho de outro e vice-versa, por isso, a comunicação entre os dois precisa estar muito bem afiada.

Leia aqui o nosso Ebook "Como alavncar o meu negócio"

Envolva sempre os dois times no mesmo processo

O objetivo é um só. Por isso não faz sentido trabalhos que parecem tão distintos andarem tão separados. Fazer com que um time entenda o que acontece do outro lado é a melhor forma de fazer entender que, se as coisas não derem certo, não é simplesmente “culpa do outro”, mas do time como um todo, tanto de vendas quanto de marketing. (Leia: Como aumentar o tráfego para sua loja virtual)

Para isso acontecer, é importante que as ações de marketing sejam apresentadas à equipe de vendas assim que forem definidas. E que a equipe de vendas conversa com a de marketing sobre como vai agir em cima dessas ações. Normalmente, os dois líderes desses setores podem fazer o negócio rodar, mas também é interessante e melhor para a empresa se não apenas os líderes, mas todos os participantes dos dois times estejam juntos em algumas reuniões para entender todo o processo tanto de marketing quanto de vendas.

As equipes são companheiras, não adversárias

Para que você saiba como integrar seus times de venda e marketing, esse é um conceito que deve ter em mente desde o início. Você deve trabalhar para estabelecer o marketing como um parceiro de nível de igualdade com vendas e não um provedor de serviços que as ajuda. Isso significa ganhar sua credibilidade e seu lugar na mesa em discussões estratégicas que produzem planos e expectativas.

Independentemente do que o seu organograma aponte, deve haver uma entrega generalizada que define o time de marketing como um participante-chave e comprometido em resultados de vendas também. Basicamente, é necessário encarar o marketing como parte do time de vendas, uma parte que vem antes, é claro, mas que trabalha em conjunto e que os auxilia para que o objetivo seja alcançado.

As estratégias devem ser definidas em conjunto

Quando uma equipe trabalha pensando em uma coisa e a outra pensando em algo totalmente diferente, isso normalmente não dá certo. Mas então o que fazer nessas situações? Nesse caso, a importância de saber como integrar seus times de marketing e de vendas vai além de simplesmente evitar conflitos e problemas dentro da empresa, mas segue para um caminho onde coisas positivas podem acontecer. Uma vez que esses dois setores estão alinhados, há muito mais chances de que as vendas, no geral acabem melhorando. Isso não ocorre simplesmente pelo fato de não haver conflitos entre os dois setores, mas pelo fato de que coisas positivas saem desse tipo de interação.

Precisa construir uma loja virtual e não sabe por onde começar? O nosso serviço de Loja Virtual custa a partir de R$39,00 mensais com 40 produtos (cada plano tem sua quantidade de produto limite).

Integre as formas de trabalho

Outra dica que pode ser muito efetiva é a integração das formas em que os dois times trabalham. Por exemplo, o software que cada um deles usa. Pode parecer fútil na primeira impressão, mas se for parar para pensar em como cada um dos times trabalham, isso ajuda um lado a entender como funciona o trabalho do outro e integra as duas equipes, proporcionando uma visão mais ampla de todo o processo de marketing e de vendas.

Com esta integração, a equipe de vendas é capaz de rastrear os comportamentos on-line de clientes e fazer com que os “frios” se tornem clientes mais “quentes” (que consomem mais ou que têm mais chances de comprar). E o Marketing pode obter uma melhor compreensão de onde seus melhores clientes vem, o que significa entender que tipo de público será convertido em cliente. Com um time sabendo realizar um pouco o trabalho do outro, é inevitável que resultados melhores aconteçam. (Leia também: 5 passos para montar sua loja virtual)

Saber como integrar seus times de vendas e marketing pode ser um desafio e tanto. Mas com essa integração, também aparecem os resultados. Entender como funciona uma empresa como um todo e não apenas a parte que você faz é de suma importância para que todos os membros de qualquer uma das equipes entenda porque ele está fazendo aquilo e por que ele é importante dentro daquele determinado processo. Só assim as pessoas conseguem ter uma noção real do porquê de erros acontecerem e como fazer para que eles não ocorram mais. Em outras palavras, quanto mais os funcionários souberem sobre o próprio trabalho, melhor para todos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: