Saiba como funciona o React

24/07/2018 às 10:06 Ajuda

Saiba como funciona o React

A demanda cada vez maior pela construção de novos sistemas e aplicativos trouxeram a necessidade de criação de diversos frameworks, bibliotecas, entre outras ferramentas que podem ajudar a otimizar o trabalho dos desenvolvedores para a construção destes tipos de projetos.

Uma destas soluções é o React, que surgiu dentro do Facebook e acabou se tornando interessante para o mercado, tanto que hoje é compartilhado com desenvolvedores de todo o mundo.

O que é o React?

Como seus próprios criadores o definem, o React é uma biblioteca JavaScript declarativa para a criação de interface de usuário, ou seja, com foco em design UI (User Interface).

O serviço surgiu em 2011 e desde então é utilizada na interface do feed de notícias da rede.

Com a compra do Instagram pelo Facebook, a biblioteca também passou a ser usada na rede social de fotos e em outros serviços da empresa.

O código foi aberto para a comunidade de desenvolvedores em 2013 e se popularizou rapidamente.

Em comparação com alguns concorrentes de mercado como o Angular e o Vue.js, o React possui um número bem maior de usuários.

Como funciona o React?

Para entender o React é preciso saber como funciona o seu ecossistema. O serviço não é um framework e sim uma biblioteca, então é preciso destrinchá-lo.

Por exemplo, existem algumas extensões como o JSX, que permite aos desenvolvedores escreverem em HTML dentro da biblioteca JavaScript, o que otimiza bastante o serviço.

No início, muitos programadores criticaram a extensão por achar um atraso, voltar ao uso de uma linguagem básica dentro de uma mais moderna.

Mesmo com várias ressalvas, hoje os desenvolvedores acreditam que a manutenção da extensão JSX na plataforma é bastante importante para o sucesso do React no mercado.

A principal função da biblioteca é dar suporte para a criação de interface de usuário e seus componentes são voltados para isso.

Estes componentes acabam tornando o trabalho mais produtivo e rápido, já que estimulam o reaproveitamento de código e diminuem as chances de bugs nas aplicações, o que diminui problemas e tempos com a digitação de códigos repetidos.

Confira alguns fatos sobre o React:

React é uma biblioteca e não um framework

Essa é uma das principais confusões que fazem sobre o serviço.

Sendo uma biblioteca, o React é composto basicamente por um conjunto que funções que podem ser utilizadas para a resolução de problemas, e no caso da solução, para criação de interfaces de usuários.

Em comparação com os frameworks, as bibliotecas são mais flexíveis e menos complexas, o que torna o React a ferramenta ideal para que trabalha com UI.

Com a biblioteca, é possível criar organiza o layout que será entregue para o usuário como acontece no feed de notícias do Facebook.

Linguagem de programação declarativa

Diferente de uma linguagem imperativa, o React se preocupa principalmente com o projeto que está sendo desenvolvido pelo programador e não com o resultado final.

Confira quais são as vantagens de criar um blog.

O React é uma ferramenta bastante flexível

O serviço visa a criação de interfaces de usuários e por isso trabalha com a divisão de cada estrutura de uma aplicação em componentes.

Diferente do que acontece na criação de sites, por exemplo, onde todos os códigos são compilados em um único arquivo, no react ele é destrinchado em pequenas partes.

Com isso, o serviço divide o código em diversos arquivos, o que cria componentes reutilizáveis.

O desenvolvedor por gerir a estrutura de cada componente e deixar o trabalho bem mais fácil, já que pode reutilizar componentes em qualquer página de um site ou de um aplicativo, diminuindo o tempo para resolução de projetos.

O React é mais eficiente

Outra vantagem que o React trouxe ao mercado é o modo como o serviço trabalha com o DOM (modelo de objeto de documento, em português).

No JavaScript tradicional, o programador tem mais dificuldades para trabalhar com o DOM, já no React é possível criar seu próprio DOM, o que aumenta a eficiência no trabalho.

Conhecido como Virtual DOM, o serviço roda a cada vez que um componente é renderizado e executa as mudanças necessárias, concluindo o processo em tempo recorde.

Funciona assim: se você precisa atualizar apenas um elemento de seu projeto, o serviço renderiza o componente selecionado e não toda a lista, o que dá mais eficiência no trabalho dos desenvolvedores.

O React serve tanto para criação de sites como aplicativos

Através da plataforma React Native, é possível aplicativos móveis, assim como é possível usar o React para criar um site.

Apps como o Uber Eats foram criados com o uso da biblioteca para reduzir os gastos com a produção e otimizar o trabalho dos desenvolvedores, já que é possível mexer na aplicação de qualquer lugar.

Bom, deu para ver o quanto o React pode ajudar a dar um upgrade em seus projetos e tornar o desenvolvimento web bem mais prazeroso.

De acordo com pesquisas, o serviço foi considerado o mais adorado entre os desenvolvedores, sendo bastante importante para a realização de diversos projetos UI.

Depois de ter o código aberto para a comunidade open source, o React se tornou um sucesso e conseguiu ampliar as maneiras de desenvolvimento de interfaces de usuário, uma das principais frentes do trabalho dos desenvolvedores atualmente.

Gostou? Confira mais dicas sobre programação e outros assuntos relacionados em nosso blog.

Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site e teste grátis por 30 dias.

Gostou de nosso post? Compartilhe: