Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba como fazer um storyboard para campanhas de vídeo marketing

24/12/2018 às 17:47 Ajuda

Saiba como fazer um storyboard para campanhas de vídeo marketing

O storyboard é uma espécie de roteiro descritivo e é essencial para criar campanhas de vídeo marketing de sucesso. Basicamente, no storyboard você faz um rascunho em desenho das cenas que serão gravadas, ou seja, você ilustra o roteiro.

Com isso, o storyboard parece um gibi, mostrando quadro a quadro o andar da história e isso pode ser um bom norte para gravar um comercial da sua nova campanha de vídeo marketing, por exemplo.

Hoje em dia, não basta apenas criar um roteiro, é preciso criar um storyboard para ajudar na descrição e gravar um vídeo com mais facilidade e mais rápido.

Quanto maior for a organização e mais claro for a ideia do que deve ser gravado, mais rápido você irá gravar e o vídeo tende a ser mais assertivo, ou seja, você acerta de primeira na gravação.

Aliado ao roteiro, o storyboard é uma ferramenta essencial para ilustrar a narrativa da história que você pretende contar.

E por isso, o storyboard é um documento muito utilizado na indústria do cinema e até dos games, muitos filmes e jogos são projetados em cima de storyboards bem produzidos.

Storyboard ferramenta para Marketing em Vídeo

E por conta da sua versatilidade, o storyboard foi adotado pelo comunicadores e marqueteiros.

Com a chegada da era digital e o crescimento da atração pelo conteúdo em vídeo, muitos profissionais de marketing passaram a utilizar o storyboard para descrever cenas simples e até vídeos animados de novas campanhas.

Com foco na persona principal de sua campanha de vídeo marketing, o storyboard deve desenvolver imagens simples que possam ilustrar o que precisa ser gravado.

Geralmente, ilustradores, designers e produtores audiovisuais são os profissionais de agência que mais são responsáveis por desenvolver um storyboard.

Quando o marketing começou a adotar o storyboard no mundo da comunicação?

Com a era digital, os meios tradicionais perderam espaço para os sites da internet. E com isso, a forma de atrair público e conquistar clientes mudou.

Com isso, surgiu o marketing digital, o inbound marketing, o marketing de conteúdo e posteriormente a isto, surgiu o vídeo marketing.  

Confira também: O que preciso saber antes de abrir um e-commerce?

Apesar do vídeo estar presente nos meios tradicionais, antigamente era muito caro fazer um vídeo. Com as novas tecnologias, criar um vídeo profissional ficou bem mais fácil, e principalmente, mais barato.

E por conta da união em vídeo e áudio, e até texto, em vídeos legendados, tem feito do vídeo o principal formato de conteúdo e atraído bem mais atenção do que blog posts, por exemplo. Com isso, o vídeo começou a fazer parte de estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo.

E com a chegada do vídeo no marketing, os marqueteiros perceberam que esse formato é muito atrativo.

A partir daí, produtores audiovisuais e profissionais de motion graphics passaram a ser contratados por agências para desenvolver campanhas de vídeo marketing.

Teste 30 dias de Loja Virtual.

Como criar um storyboard para campanhas de vídeo marketing?

Para fazer um bom storyboard, é preciso ser bastante criativo e isso faz parte da vida dos marqueteiros e comunicadores. E para criar um bom storyboard, é preciso entender qual é o passo a passo para realizar isto.

O primeiro passo é concluir um roteiro para o vídeo. Depois de terminado e revisado o roteiro, é hora de partir para a criação do storyboard da sua campanha.

Pense todo o projeto e veja como é possível desenhar quadro a quadro, o que é preciso gravar.

Revise todo o projeto e tire todas as dúvidas para que quando você partir para a gravação, você faça de uma vez, evitando que você e sua equipe tenha o retrabalho de redesenhar o storyboard e gravar mais de uma vez o vídeo.

Depois de revisado o roteiro, é hora de começar a esboçar o storyboard. Antes de utilizar ferramentas de ilustração para a criação do desenho, o ideal é que você primeiramente faça um rascunho no papel, ou seja, um esboço do seu storyboard.

Conforme, você for criando os quadros, vá anotando a descrição de cada um deles e após terminado o esboço, analise o que faz sentido, se a narrativa está coerente e altere o que achar necessário.

Outra dica é pensar o vídeo como se fosse consumidor e também se inspirar em campanhas já criadas. Essa é uma maneira de “ver de fora” e imaginar qual será a percepção das pessoas sobre o vídeo.

Você pode também convidar alguns amigos para ver o storyboard e pegar um feedback sobre a percepção deles em cima do quadro a quadro de seu storyboard.

Essa é uma maneira de conseguir dicas para refinar o material e ter novos insights para melhorar o projeto e depois partir para a gravação do vídeo.

Conclusão

Como vimos acima, o storyboard é uma excelente ferramenta para a construção de campanhas de vídeo marketing de sucesso. Junto de um bom roteiro, esse documento é o que dá vida ao seu vídeo antes que ele seja gravado.

Com o vídeo marketing tão valorizado no mercado digital, é essencial que você aprenda ou conte com profissionais em sua equipe que produzam audiovisual com qualidade.

Essa é uma necessidade de qualquer agência de marketing atualmente.

Os marqueteiros que quiserem, também podem começar a fazer por si próprios seus storyboards.

Além de criatividade, é preciso ter uma boa noção de desenho e conhecimento em ferramentas de animação para criar um storyboard profissional e depois partir para gravar os seus vídeos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: