Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Saiba como atender bem os seus clientes

Saiba como atender bem os seus clientes

24/08/2017 às 08:18Marketing

Conheça preciosas dicas de como fazer um bom atendimento aos clientes de sua loja virtual e como aumentar consideravelmente suas vendas online.
Atire a primeira pedra quem nunca ouviu o slogan: Atender bem para atender sempre! Mas em algumas empresas trata-se de mera ilustração, porque a realidade é completamente diferente. O atendimento em várias lojas ou empresas está muito aquém do que o cliente realmente espera. Seja atendimento telefônico, virtual ou presencial, dependendo do problema do cliente, ele tem que enfrentar uma verdadeira peregrinação para resolver seu problema. Através desse artigo, você vai conhecer dicas úteis de como atender bem os seus clientes para que ele se sinta único e especial para sua empresa e que volte a fazer negócios com ela.

Treine sua equipe

É difícil adivinhar o que se passa na cabeça de um cliente. Entretanto, algumas coisas são unânimes entre todos eles: todos querem ser tratados com respeito e agilidade na solução de seus problemas. Com esses dois pilares em mente, as empresas procuram mil e uma formas de atender bem os seus clientes, conquistando fama no mercado e sendo referência em um atendimento de qualidade.
Para que isso ocorra é necessário capacitar sua equipe de atendimento com treinamentos diversos na área ou cursos de aperfeiçoamento. O profissional, primeiramente, deve conhecer todo o processo de vendas da empresa onde trabalha para conseguir prestar um bom atendimento ao cliente. Isso se consegue com muita dedicação e treinamento sobre o produto alvo de vendas.

Tenha pessoas ágeis

Um atendimento de qualidade sem agilidade não faz sentido, certo?  O cliente não quer ficar esperando a resposta por e-mail ou o gerente chegar do almoço para resolver o seu problema, principalmente se ele estiver com a razão. Respeitar prazos e sanar rapidamente todas as eventuais dúvidas, são pontos essenciais para atender bem o seu cliente.
Se você conhece bem sua equipe, tente selecionar os profissionais que são mais ágeis para atender diretamente o cliente. Não existe mais aquela história de que cada um faz uma função, pois o funcionário deve ser versátil. Quando a demanda de atendimento está alta, todos devem colocar a mão na massa, para que o cliente tenha seu problema solucionado o mais rápido possível.

Aproveita e leia também nosso post sobre: Como atrair mais clientes?

Não faça distinção entre clientes

Em uma empresa ou loja virtual que seja verdadeiramente séria, não pode haver distinção entre os seus clientes. O ideal é que se atenda todos da mesma maneira, independentemente de sua condição financeira ou do bairro onde mora, por exemplo. A regra é clara: todos os clientes devem ser atendidos igualmente, de maneira rápida e cordial.
A isonomia nesse caso é extremamente necessária, pois, existem vários tipos de clientes com necessidades, nível intelectual e condição socioeconômica diferentes. Desde os problemas simples até os mais complexos tem que ser resolvidos prontamente e com o mesmo tratamento do início ao fim do atendimento.

Tenha uma equipe motivada

Ter uma equipe motivada é um dos grandes segredos para atender bem os seus clientes. Na verdade, tudo funciona em uma sincronia. Se a equipe de atendimento tem um suporte de qualidade, conhece bem o produto através de um treinamento eficaz, presta um atendimento com agilidade e tem motivação no trabalho, nada pode dar errado.
Quem nunca ouviu falar que motivação é tudo para que as coisas andem bem? Pois é. No mundo corporativo é a mesma coisa. A empresa precisa investir em pessoas que realmente gostam do que fazem, ou seja, trabalhar com o que gosta é uma das principais condições para que se tenha prazer no trabalho e, como consequência, uma maior motivação. Uma outra dica bacana é ter sempre a ciência do grau de satisfação do cliente através de pesquisas ou afins. Isso serve para se ter uma noção do que pode melhorar na empresa em prol do cliente.

Preste um atendimento eficiente

O cliente sempre deseja um atendimento eficiente, independentemente do tamanho de seu problema. Essa é uma das principais dicas, que tem extrema importância para que fidelizar os clientes. Segundo uma recente pesquisa norte-americana, um atendimento eficiente e que resolva o problema do cliente chega a ser mais importante que o próprio preço do produto em si. Isso porque quando o cliente tem um problema, o mesmo quer conversar com alguém que, de fato, resolva o seu problema da forma mais rápida possível.
Você nunca deve empurrar com a barriga o problema do cliente e sim, tentar resolvê-lo de maneira ágil. Lembre-se que essas dicas dadas anteriormente são primordiais para que o cliente volte a fazer negócio com sua empresa novamente. Em um mercado tão disputado, a empresa que se destacar em prestar um atendimento eficiente para seus clientes, leva a melhor.

Ofereça um diferencial para seu cliente

Se você tem uma loja virtual, que tal oferecer para seus clientes um atendimento diferenciado através de um chatbot? Clientes mais exigentes preferem aquelas empresas que tem um atendimento personalizado ou diferenciado para eles. Ofereça uma comodidade diferenciada para seu cliente, como por exemplo, um chat online, ou uma URA (unidade de resposta audível) com opções de ser direcionado para a área que deseja. O mais importante de tudo é a plena satisfação do cliente e que seu problema seja resolvido, o mais rápido possível, sem enrolações. Para saber como anda o atendimento de sua empresa aos seus clientes, basta perguntá-lo se ele voltaria a fazer negócio com ela. Se a resposta for positiva, você no caminho certo, mas se for negativa, repense como está o atendimento de sua empresa e lembre-se sempre da concorrência.

Ainda tem dúvidas sobre como atender bem os seus clientes? Sem problemas. Você pode ficar por dentro de outras dicas bacanas em Como criar uma empresa na internet? Queremos saber se seus clientes estão satisfeitos com o atendimento ou se ainda existe muitas reclamações. Toda troca de experiências sempre é muito válida, principalmente quando se trata de um assunto tão importante e que é a alma de todo negócio.

Gostou de nosso post? Compartilhe: