Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba as tendências de Instagram para 2018

21/03/2018 às 20:44 Redes Sociais

Saiba as tendências de Instagram para 2018

Nos últimos tempos, o Instagram tem ganhado notoriedade no meio das redes sociais. Hoje, o aplicativo se encontra apenas atrás do Facebook e está sendo cada vez mais usado para gerar mais resultados para as empresas.

Isso por que o Instagram também vem seguindo as tendências da internet e vem lançando novas funcionalidades que podem ajudar (e muito!) os empreendedores a crescerem seus negócios.

O crescimento da rede social é um fato que impressiona bastante, atualmente a rede conta com mais de 800 mil usuários. Prova da eficácia do Instagram num bom planejamento de marketing digital é que até 80% das marcas investem em ações na rede para venderem mais seus produtos e serviços.

Esse crescimento repentino, mas consistente faz com que muitos especialistas apontem que o Instagram seja a rede social de maior sucesso nos próximos anos, ficando a frente inclusive do Facebook.

A rede vem adicionando novos recursos, incluindo formatos de anúncios, além de ferramentas de interação para tentar encurtar a distância entre seguidores e empresas, promovendo o maior engajamento das marcas.

Hoje em dia, o Instagram é a melhor ferramenta para o engajar sua empresa com clientes, desbancando o Facebook. Por isso, é preciso estar atento as principais tendências da rede para que você consiga fazer um bom planejamento de marketing específico para o Instagram.

Ficando de olho nas novidades é possível gerar vários insights para o seu negócio, por isso confira abaixo as principais tendências da rede para 2018:

Aposte no Stories

Os Stories, criados originalmente pelo Snapchat, acabou se difundido em outras redes sociais, após o Facebook comprar o Instagram e outras redes. Porém, foi no Instagram que esse formato fez mais sucesso. 

Após a chegado a redes, os Stories, histórias em português se tornaram o vício da grande maioria dos usuários do Instagram, se tornando a principal tendência da rede para este ano. O formato é bem simples e prático, produzir Stories é bem rápido e consumi-lo também, esses são os principais fatores que tornaram o recurso um sucesso.

É por conta dos Stories que o Instagram virou a rede social de maior engajamento. O conteúdo extremamente visual e rápido estimula a interação entre seguidores e marcas, isso por que é possível comentar os Stories e personaliza-lo com inúmeros recursos multimídia.

Mas o que é possivel utilizar nos Stories? Veja alguns exemplos:

  • Criação de Enquetes
  • Inserir Links
  • Vídeos de curta duração
  • Gif's
  • Lives (Transmissões de video Ao Vivo)

Vamos falar um pouco mais sobre essas funcionalidades. Devido ao sucesso, o Instagram vem investindo cada vez mais em funções adicionais para deixar os Stories cada vez mais interativo. Uma das últimas adições ao recurso foi a possibilidade da criação de enquetes, o que é muito útil para as empresas medirem, por exemplo, o nível de satisfação dos seus clientes com seus produtos.

Também é possível inserir links para o seu site, fazer vídeos curtos de até 15 seguntos, subir imagens em .GIF, outra funcionalidade muito importante é a de fazer Lives que são as transmissões Ao Vivo por vídeo, ter acesso às métricas da rede em tempo real e possibilita também dar uma resposta rápida aos seguidores, o que é essencial para a produção de conteúdo das empresas.

A intenção das empresas é aproximar de seu público através do Stories, criando mais engajamento com o público e construindo uma boa imagem no mercado, agregando valor a marca. Nos Stories é possível estreitar a relação com os usuários que se interessam pelo seu negócio.

Uso de Chatbots

Os chatbots, ou robôs virtuais, também chegaram ao Instagram. Esse tipo de tecnologia usa da inteligência artificial para manter uma comunicação com seus clientes de maneira prática, se assemelhando cada vez mais a um atendimento humano.

O CEO do Facebook e do próprio Instagram, Mark Zuckerberg já disse em entrevista oficial que o atendente virtual tende a ser mais humanizado e é uma das principais tendências tecnológicos para o futuro próximo.

Após o sucesso recente no Facebook Messenger, as grandes empresas do mercado digital já cogitam o uso de chatbots integrados ao Instagram e também ao WhatsApp.

Confira também se realmente existe uma hospedagem ilimitada.

Vitrine de Vendas

Muitas das maiores grandes marcas do varejo já utilizam, e com sucesso, o Instagram como vitrine de vendas, isso por que a rede tem um forte apelo visual. Fora isso, a rede social começou a ser um canal de vendas importante, já que já é possível fechar vendas pelo Instagram.

Existe uma forte tendência de que a rede invista ainda mais em soluções para vendas, já que Facebook e WhatsApp, empresas do mesmo dono do Instagram, lançaram recentemente plataformas para esquentar o mercado de negócios.

Na versão americana do aplicativo, o Instagram já vem testando uma integração com o Shopify para que as compras sejam realizadas inteiramente dentro do aplicativo. O Pinterest, famosa rede social que também tem forte apelo visual, já investe nesse mercado e claro que o Instagram não quer ficar para trás.

Conteúdo em Vídeo

De acordo com pesquisas, o vídeo deve ser o principal formato de conteúdo até 2020, prova disso é que boa parte das publicações em redes sociais no último ano foram compartilhadas em formato de vídeo.

E quando o assunto é anúncio na internet, o vídeo também é formato que mais cresce entre as principais companhias mundiais. Segundo especialistas, até 2020, cerca de 80% de todo conteúdo divulgado em redes sociais será em formato de vídeo, como a forma mais direta de gerar engajamento com o público.

Outras redes sociais além do Instagram investiram pesado no conteúdo em vídeo no ano passado, como por exemplo, o Facebook e o Twitter. As funções do Instagram Live vem se adaptando a este novo mercado e vem apoiando cada vez mais o crescimento dos anúncios e geração de conteúdos por meio de vídeo.

Esse tipo de conteúdo tem se mostrado bastante eficiente, sendo altamente atrativo e funcional pelo seu apelo visual e pelo forte direcionamento ao público em diferentes nichos, servindo para empresas de qualquer porte.

Gostou das dicas? Bom, não esqueça que seguir as tendências não adiantará nada se sua empresa não gerar insights e montem um plano de marketing estratégico para a rede. O Instagram será cada vez mais essencial para as marcas poderem definir e personalizar a comunicação com seu público.

Confira mais dicas sobre o Instagram e as outras redes sociais em nosso blog e conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: