Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba as boas práticas no e-commerce

10/01/2018 às 10:00 Loja Virtual

Saiba as boas práticas no e-commerce

O mercado de compras online é cada vez maior, pesquisas apontam que boa parte das transações e a maior parte das pesquisas para compras ocorrem em sites de internet. O faturamento das lojas virtuais de diversos segmentos também tem aumentado nos últimos anos.

O cenário positivo atrai cada vez mais empreendedores que buscam apostar nesse tipo de negócio para ter sucesso. Porém, apesar das facilidades, não é fácil ter uma loja virtual de sucesso, para isso é preciso adotar práticas dentro de uma boa estratégia para alavancar suas vendas e melhorar o relacionamento com seus clientes.

Confira as principais práticas para adotar em seu e-commerce:

Utilize as redes sociais

Existem diversas redes sociais, e com isso o ideal não é estar em todas como muitos pensam, mas estar presente aonde seu público-alvo estiver. Faça uma boa pesquisa de mercado para saber quais são as redes que seus clientes mais gostam e onde eles são mais ativos.

Netas redes sociais, você deve estar presente e ter uma boa estrutura para construir um bom relacionamento com seus potenciais clientes. Defina uma estratégia específica, que conte com postagens frequentes, utilizando conteúdo multimídia como imagens, textos e vídeos para chamar a atenção dos usuários para seus produtos e serviços, aumentando as chances de converter novos leads e fidelizar novos clientes.

Peça feedback de seus consumidores

Um bom trabalho numa loja virtual visa a retenção de clientes. É preciso fidelizar clientes para garantir vendas e renda para o seu negócio. Lembre-se de uma máxima no marketing digital e de vendas: fidelizar clientes sai muito mais barato do que adquirir novos.

É muito importante ouvir as queixas, opiniões e sugestões de seus clientes, e claro, respondê-los o mais rápido possível. Isso ajudará a sua empresa a melhorar o relacionamento com o cliente, além de mostrar para o cliente que você se importa com ele, o que é essencial.

O consumidor atual é bem mais exigente do que os consumidores que existiam antes da internet se disseminar pelo mundo. Por conseguirem de maneira prática um maior número de informações sobre qualquer assunto, os clientes sabem muito sobre tudo. Ou seja, você deve ser, de fato, um especialista sobre o seu ramo de atuação para não se surpreendido, e principalmente, saber responder a altura das expectativas do cliente.

Realize o maior número de testes possíveis para reter mais informações sobre seus clientes e assim conseguir melhorar a experiência deles com os seus produtos e serviços. Com base nos dados obtidos, é possível tornar o estilo do seu negócio mais atrativo, deixando-o personalizando para o seu tipo de cliente.

As melhores lojas virtuais buscam sempre valorizar a opinião de seus clientes, se preocupando em resolver possíveis problemas em produtos ou serviços, ou em serviços de entrega e compra. Fazer com que os usuários se sintam satisfeitos com o seu e-commerce.

Utilize gatilhos mentais para vender mais

Uma ação bastante relevante no marketing digital é a criação de gatilhos mentais para estimular seus clientes a tomarem uma decisão de compra. Essa estratégia é simples e bastante eficaz, sendo muito utlizada para a venda de novos produtos, novas campanhas ou liquidações de estoque de sua loja.

Os gatilhos mentais são criados para estimular, através de anúncios de sua loja virtual, criar um sendo de urgência ou uma sensação de conforto e segurança, o que pode e deve influenciar seus clientes a comprarem os produtos anunciados pelo seu e-commerce.

Confira também o que é preciso saber para montar uma loja virtual.

Utilize métricas para alavancar o seu negócio

Um dos maiores pontos positivos da internet é que tudo, absolutamente tudo pode ser medido e analisado. Existem diversas métricas que podem lhe ajudar a perceber seus pontos fracos e pontos positivos e conseguir melhorar o seu negócio.

Existem plataformas específicas como o Google Analytics para poder tabular os mais variados dados de sua loja virtual e assim realizar as ações corretas para crescer cada dia mais o seu negócio. Baseado em métricas, é possível fazer um bom planejamento para ações futuras para melhorar os resultados do seu e-commerce.

Adote um layout responsivo

Os sites responsivos, ou seja, que se adaptam a todos os tipos de telas, incluindo dispositivos móveis como smartphones e tablets, estão cada vez mais valorizados no mercado digital. Isso porque, esse tipo de layout passou a ser um dos principais fatores para ranqueamento no Google.

A atenção redobrou após pesquisas de entidades do setor apontarem que grande parte das pesquisas em sites de buscas como o Google, acontecem através de dispositivos móveis. Por isso, criar uma loja virtual com um layout responsivo é essencial para não perder vendas, já que a concorrência na internet é cada vez mais agressiva.

Além da adaptação aos diferentes tamanhos de tela, é possível utilizar sites responsivos para alcançar clientes que tenham conexões mais restritas como o 3G. Com isso, além de um bom layout adaptável, é possível se preocupar com outros detalhes como o peso dos arquivos inseridos no site como imagens e sistemas de compra e entrega, adotando as opções menores para melhorar o tempo de carregamento de seu site, o que pode lhe garantir boas vendas.

De acordo com a plataforma de loja virtual escolhida por você, é possível que já exista essa possibilidade de adaptação automática para o mobile, através de simples atualizações nas configurações.

Crie um conteúdo relevante

Não se preocupe apenas em vender, mas também é prover soluções e tirar dúvidas de seus potenciais clientes. É possível criar conteúdos de diversos formatos para engajar o seu público a conhecer melhor seus produtos e serviços.

Com isso, os clientes terão uma noção maior do valor de seu produto e para que ele serve, quais necessidades ele atende e quais problemas ele pode solucionar. Gerar um conteúdo informativo para atrair a atenção dos usuários que visitam sua loja virtual, pode ser uma boa opção para alimentar ainda mais o interesse em seu negócio e garantir futuras compras.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: