Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba 5 tipos de investimentos que todo empreendedor deve conhecer

18/01/2022 às 18:40 Ajuda

Saiba 5 tipos de investimentos que todo empreendedor deve conhecer

Se você tem um perfil de investidor, com certeza deve procurar se manter antenado a respeito das oportunidades que surgem no mercado. Sendo assim, é importante ficar a par dos tipos de investimentos que podem ser lucrativos.

Nos dias de hoje, esse assunto tem sido cada vez mais discutido, em especial por conta da internet. No entanto, muitos o consideram como uma questão complexa de entender. Mas o fato é que tudo aquilo que é novo há uma certa resistência de entender.

Investir é um assunto que todos deveriam entender ao menos o básico, haja vista que é uma questão que engloba pontos de suma importância de toda a sociedade. Então, ainda que você não seja um empreendedor, vale a pena conhecer os melhores tipos de investimentos, os quais iremos abordar no decorrer deste artigo.

Tipos de investimentos

A verdade é que há várias opções de investimentos e, para quem está iniciando ou pensando em entrar nesse universo, pode ser um pouco difícil de saber quais são os que valem mais a pena ou mesmo de entender o assunto com mais profundidade.

O que é positivo a respeito dessas questões é que, devido a popularização e acessibilidade da internet, cada vez mais pessoas têm se interessado e procurado entender sobre investimentos. Ou seja, o "monopólio" desse conhecimento tem diminuído.

E isso tem contribuído bastante para que mais pessoas adentrem a esse universo. Mas o fato é que, para quem é empreendedor, há alguns tipos dos quais não podem ficar de fora da sua lista. E é sobre eles que iremos falar logo a seguir.

Investimento de renda fixa

Renda fixa é um investimento conhecido por ser um dos mais seguros que existem. E isso acontece porque eles são feitos direto em Títulos Públicos e Privados. Ou seja, isso quer dizer que você está emprestando dinheiro a quem emite o papel, que podem ser empresas, bancos ou o próprio governo.

Nesse tipo de investimento, é possível receber uma remuneração por um determinado prazo em forma de juros e/ou correção monetária. Ademais, ainda há possibilidade de obter parcelas que se chama amortização.

Investimento de renda variável

Trata-se do tipo com maior retorno, mas nem sempre é possível prever quanto será. E isso acontece porque são muito voláteis. Então, se você é um empreendedor e quer investir em renda variável, é importante entender sobre o assunto, para evitar prejuízo.

Como o retorno tende a ser maior, os riscos são proporcionais. Ademais, elas costumam ter um rendimento melhor a médio e longo prazo.

Principais tipos de investimentos

Dentro desse universo de investimentos, há aqueles que são mais populares. E, como um bom investidor, é importante ter uma carteira diversificada, até mesmo para que os lucros possam ser mais recorrentes. Por isso, iremos falar sobre eles a seguir.

Tesouro direto

Com certeza esse é um dos mais conhecidos, haja vista que muito tem se falado dele. Em suma, o Tesouro Direto nada mais é que um programa criado pelo Governo Federal. Em virtude disso, ele tende a ser mais seguro. Isto é, apresenta menos riscos.

Ele funciona como se você emprestasse dinheiro ao Governo Federal e, em troca, ele lhe dá título de crédito, o qual tem um vencimento pré-estipulado. Quando chega essa data, esse valor retorna a você, somado aos devidos juros.

CDB

O Certificado de Depósito Bancário, ou apenas CDB, é uma espécie de alternativa ao Tesouro Direto. E isso acontece porque quem emite os títulos são os bancos. Ou seja, é como se você emprestasse dinheiro a uma instituição bancária.

E, como as chances de um banco falir são bem baixas, esse é um outro investimento seguro. Assim como na anterior, quando o "empréstimo" acaba, o banco irá devolver o dinheiro, também com os devidos juros acrescidos.

LCI e LCA

Também se caracterizam como sendo de renda fixa. Ou seja, quer dizer que é possível prever o quanto os títulos irão render, mesmo antes de finalizar a operação. A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) também são emitidos por bancos.

Trata-se de títulos cujo intuito da captação é de enviar recursos para esses dois setores: agronegócio e imobiliário. Então, ao investir nesses dois tipos, quer dizer que você está auxiliando esses dois setores.

O melhor a respeito desse investimento é que, além de serem cobertos pelo FGC, eles são mais benéficos que outros tipos de renda fixa. E isso acontece porque são isentos de Imposto de Renda e IOF, mas apenas para pessoas físicas.

Ações de empresa

As ações de uma empresa representam uma fração do valor dela. Então, quando você compra uma ação, de certa forma você se torna sócio da organização. Portanto, à medida que a empresa obtém lucros, você obtém valorização das suas ações, as quais podem ser vendidas.

Trata-se de um investimento variável, haja vista que não é possível prever o rendimento. Ou seja, ele é muito mais volátil e, portanto, apresenta maiores riscos. Portanto, ainda que uma ação possa valorizar e lhe dar bons lucros, ela pode desvalorizar e lhe proporcionar prejuízos.

Fundo de investimento

Essa é uma modalidade de aplicação financeira. Ou seja, é um fundo que reúne o capital de várias pessoas, o qual será aplicado em um único investimento. Sendo assim, é uma ótima opção para pessoas que não tem tanto tempo para operar no mercado financeiro.

Afinal de contas, a partir do momento que você faz esse tipo de investimento, todo o capital fica sob responsabilidade do gestor do fundo. Então, ele será o responsável por realizar todo tipo de aplicação, além de acompanhar o mercado.

Qual melhor tipo de investimento hoje?

Isso vai depender do seu perfil de investidor. O melhor investimento para você não necessariamente será o melhor para outras pessoas. Então, antes de optar por algum, você deve estipular quais são os seus requisitos e o que você espera do investimento.

Você quer que ele tenha um bom rendimento em um prazo não tão longo? Prefere um tipo de investimento que seja mais seguro, mesmo que a rentabilidade não seja tão alta? Ou, diferente de tudo isso, prefere por aqueles que sejam seguros, com alta rentabilidade, mas apenas a longo prazo?

Para definir qual é o melhor tipo de investimento, é preciso responder todas essas perguntas, uma vez que irá variar de acordo com os seus ideais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: