Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Redirecionar HTTP para HTTPS com HTACCESS

01/02/2021 às 09:32 Hospedagem de Sites

Redirecionar HTTP para HTTPS com HTACCESS

Nos dias atuais, praticamente toda a internet está migrando para o servidor seguro HTTPS, um dos vários protocolos de redes existentes. O google tem ranqueado no topo, todos os sites que possuem servidor com um certificado SSL instalado. Isso significa que o HTTPS é muito útil para o SEO de um site.

Iremos te ensinar a redirecionar o HTTP para HTTPS no seu site, para isso utilizaremos o arquivo chamado “htaccess”.

HTTP: o que significa?

Trata-se de um protocolo de transferência variante do protocolo http, ele possibilita que aos usuários que utilizem a URL para acessar determinado site e ver o conteúdo que ele possui. A sigla HTTP significa Hypertext Transfer Protocol.

Esse tipo de código existe em toda a internet, ou seja, em sites que possuem conteúdos que trazem um hiperlink para serem encontrados de forma mais fácil com apenas um clique do usuário.

Os servidores que optamos para hospedar nosso site, possui um programa criado com o intuito de receber as solicitações HTTP. Por esse motivo, o navegador que nós ou até mesmo os visitantes utilizando, são clientes HTTP que enviam uma solicitação ao servidor quando tenta acessar a página.

Quando esse usuário digita uma determinada URL, o navegador cria automaticamente uma solicitação HTTP dentro da web. Ele envia um endereço IP que a própria URL indica, sendo assim o fornecedor recebe uma solicitação e envia arquivos que a página da internet possui.

Como redirecionar HTTP para HTTPS:

Agora que já sabemos a função do Hypertext Transfer Protocol (HTTP), vamos aprender em passos simples como redirecionar HTTP para HTTPS.

Quando temos um certificado SSL instalado em nosso site, devemos criar também um redirecionamento para que o usuário possa acessar o site com http://, e logo em seguida tenha um redirecionamento automático para https:// pelo próprio servidor.

Para fazer isso, devemos criar um arquivo com nome .htaccess – é importante que você não esqueça o ponto de início do nome do arquivo -, dentro da pasta public_html de um site. Você também deve criar o arquivo usando o gerenciador de arquivos do site, ou fazer através de FTP.

Vamos ver alguns exemplos:

  1. Para poder direcionar todo o acesso do HTTP para o HTTPS, devemos incluir o código no arquivo .htaccess. Altere “seuproprionome.com.br” pelo nome que está em seu domínio.

RewriteEngine on

RewriteCond % {HTTPS} off

RewriteRule ^(.*)$ https://www.seuproprionome.com.br/$1

http para https

  1. Esse segundo exemplo iremos redirecionar um domínio em particular, usando um código. Ele irá ser redirecionado usando todos os acessos indo do siteorigem.net para https://www.seuproprionome.com.br.

RewriteEngine On

RewriteCond % {HTTP_HOST} ^siteorigem/.net

RewriteCond % {HTTPS} off

RewriteRule ^(.*)$ https://www.seuproprionome.com.br/$1

Um servidor HTTPS – rfc2818 – necessita do certificado SSL instalado, caso contrário ele não terá o funcionamento correto. Existe casos que é necessário o ajuste do código HTML do seu próprio site, por esse motivo é recomendado que faça toda a chamada CSS, JavaScript ou outros parecidos, a colocação do HTTPS:// antes de ter o nome do arquivo. Para conseguir utilizar o certificado SSL de forma gratuita no seu site, faça a instalação através do painel de controle.

Conclusão

Aprender mais sobre os protoclos de rede com certeza vai aumentar sua visão geral na hora de administrar o seu site e pode ajudar a compreeender melhor o funcionamento da sua hospedagem de sites! Quer aprender isso, desenvolvimento web e dicas de marketing? Então não deixe de seguir o blog da ISBrasil.

Gostou de nosso post? Compartilhe: