Redes Sociais x Blog: como equilibrar o investimento nestes canais?

14/04/2019 às 12:30 Redes Sociais

Redes Sociais x Blog: como equilibrar o investimento nestes canais?

As redes sociais e o blog são os canais de comunicação mais conhecidos e efetivos do meio digital.

Ambos, são excelentes formas de atrair e levar público para o site da sua empresa. Mas onde e como investir? Esta é a dúvida! O ideal é que você invista nos dois, mas aí vem outra pergunta: como equilibrar os investimentos.

Muitos empreendedores ficam com dúvidas na hora de dividir o orçamento entre blog e redes sociais.

Definir um equilíbrio para o investimento nestes canais é essencial para atrair potenciais clientes, aumentar as conversões e fechar mais vendas. Neste artigo, vamos falar sobre as principais vantagens de cada canal e suas diferenças.

O consumidor atual é bem mais exigente e faz muitas pesquisas antes de comprar. O usuário precisa estar seguro para realizar uma compra online.

E isso requer dois fatores importantes: a confiança e a credibilidade. E sua marca gera estas duas sensações através de conteúdo da criação de uma boa reputação digital.

Tanto um blog como as redes sociais são caminhos excelentes para geração de tráfego orgânico e pago.

Essas plataformas possuem recursos extraordinários que precisam ser usados com inteligência. Apostar todo o seu orçamento em apenas um formato é jogar dinheiro fora, assim como investir uma pequena parte em um destes canais também é!

O equilíbrio entre os investimentos em blog e redes sociais depende do tipo do seu negócio.

E nisso, estou falando do nicho, do seu modelo de negócio e dos seus principais objetivos e metas. Por isso, para lhe ajudar a se decidir, vamos mostrar abaixo quais são as principais vantagens do investimento em cada um destes canais, confira:

Vantagens do Investimento em blog

A criação e manutenção de um blog para sua empresa depende de uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Este é um dos principais gêneros do marketing digital atual. O marketing de conteúdo visa a criação de conteúdo que atrai e converter visitantes em clientes e é bastante comum nos blogs.

Confira também: Vantagens de ter um blog em WordPress.

A primeira vantagem do investimento em blog é a maior facilitar em prender a atenção do usuário.

Vejamos por esse lado, quem é atraído para o seu blog, pode vir de diversas origens, mas quando chega a sua página e lê um de seus conteúdos, ele está num local exclusivo.

Sim, exclusivo! No seu blog, aparecerem apenas as suas postagens, diferente do que acontece com uma postagem nas redes sociais, que divide espaço com milhões de outras empresas. Por isso, no blog é muito mais fácil prender a atenção do usuário e garantir uma nova conversão ou venda.

A segunda vantagem é a personalização. Um blog pode ser totalmente personalizado.

Todo o layout e a forma de escrita do seu conteúdo pode ser feita, de acordo com os padrões adotados pela sua empresa, você tem como definir e redefinir todos os elementos para atrair mais clientes.

Nas redes sociais, o conteúdo gerado pela sua empresa está preso aos formatos oferecidos pela plataforma. E claro, ainda há a vantagem de que o conteúdo que você publica no seu blog é exclusivamente seu.

Vantagens do Investimento em Redes Sociais

As redes sociais também são fortes canais de atração de clientes e possui algumas características bem vantajosas que se complementam ao blog numa estratégia de marketing digital.

Numa rede social, o seu conteúdo tem uma chance maior de viralizar. É através de postagens nas redes sociais que o conteúdo da sua empresa pode ser tornar um viral, ou seja, se espalhar rapidamente pela internet.

E isso se dá por conta da grande audiência que as principais redes sociais como Facebook e Instagram, por exemplo, possuem.

E o melhor, esse efeito viral pode vir de forma orgânica. O conteúdo certo poderá potencializar o alcance da página da sua empresa nas redes sociais e trazer novos usuários para a sua marca.

Outra vantagem das redes sociais é o potencial que elas possuem para fazer uma segmentação de seus clientes, principalmente por meio de campanhas de mídia paga.

É uma garantia que você está promovendo o conteúdo para as pessoas certas e potencializando as suas vendas.

Principais diferenças entre blog e redes sociais

A plataforma usada é, claramente, a primeira diferença entre blogs e redes sociais. Ambas, possuem formas de diferentes de alcançar objetivos semelhantes.

Num blog, o foco está totalmente voltado para a criação de conteúdo. Nele, você produz conteúdos mais completos.

Já nas redes sociais, o foco está em conteúdos simples, que podem ser textos, animações, vídeos e imagens que visam atrair a grande audiência que estas plataformas possuem.

Em outras palavras, nas redes sociais o conteúdo buscado é o que pode se tornar viral.

E essa divergência entre os caminhos para a criação de conteúdo está refletida nos objetivos-chave de cada plataforma.

O blog visa a nutrição de leads através da criação de conteúdo e de uma estratégia de funil de vendas. As redes sociais visam o posicionamento de marca e o aumento da audiência.

Como equilibrar os investimentos nas redes sociais?

Como vimos, durante todo o texto, o investimento em blogs e redes sociais são complementares.

Para definir o equilíbrio, o ideal é que você analise todos os resultados anteriores do seu negócio.

Isso mesmo! Veja quais ações deram mais resultados e quais foram um fracasso, e claro, quais foram os principais elementos do sucesso.

A partir disso, formate uma nova estratégia de marketing digital que coloque blog e redes sociais como meios complementares e divida os investimentos entre elas e os demais canais de comunicação da sua empresa.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: