Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Redes Sociais: Como montar um planejamento estratégico

24/01/2019 às 20:06 Redes Sociais

Redes Sociais: Como montar um planejamento estratégico

As redes sociais têm um potencial imenso na era digital. Estas plataformas são gigantescas e se destacam principalmente por terem um público bastante ativo.

E por isso é preciso traçar um planejamento estratégico para as redes sociais da sua empresa para potencializar o poder estes canais de mídia.

E por que reforçamos isto? Bom, muitas empresas ainda têm dúvidas do potencial das redes sociais ou até atuam nestes canais, mas sem traçar uma boa estratégia, que foque no público-alvo do negócio e com isso não consegue obter bons resultados.

A grande concorrência entre marcas que vemos nos resultados de busca do Google, também chega as redes sociais.

Enquanto outras empresas não conseguem implementar um planejamento estratégico de redes sociais, outras concorrentes o fazem e aproveitam todos os recursos que as redes disponibilizam.

Dessa maneira, se cria uma discrepância entre empresas na internet. Algumas possuem um posicionamento forte e uma reputação boa, enquanto outras por desleixo não conseguem formar uma boa imagem para os internautas.

E para lhe ajudar a montar o seu planejamento estratégico, fizemos esse texto e listamos abaixo diversas dicas para que sua estratégia de redes sociais seja realmente efetiva e você consiga tornar a sua marca conhecida e ganhar autoridade na internet através destes canais de mídia de massa.

Agora confira as dicas abaixo:

Faça um estudo aprofundado sobre o público do seu segmento de mercado

Antes de tudo o marketing é baseado em dados e para fazer marketing é preciso conhecer o seu público. Então, se você tem uma empresa B2B, conheça melhor seus potenciais clientes, da mesma forma, se sua empresa vende para o consumidor final avalie o mercado como um todo.

É preciso entender a cabeça de quem compra seus produtos para conseguir fazer uma estratégia de marketing efetiva.

E um dos pontos importantes e que ajudam bastante no entendimento do comportamento do cliente são as redes sociais. É preciso encontrar, por exemplo, em quais redes estão seus clientes e como eles se comportam nestas redes.

Aprenda a como usar as hashtags para atrair seu público, e assim irá conseguir gerar mais audiência!

Com isso, será possível formatar perfis de clientes e montar personas que são essenciais para nortear as ações do seu planejamento estratégico de redes sociais.

E assim, você pode encontrar os melhores canais de mídia, definir os melhores horários, a linguagem certa para abordagem e os melhores métodos para estimular o engajamento em suas redes sociais.

E para obter esses dados será preciso muita pesquisa e o uso de ferramentas de análise. Já existem diversas ferramentas próprias para as análises das principais redes sociais, por isso fica bem mais fácil obter informações para montar um planejamento estratégico mais assertivo.

Faça um diagnóstico do momento atual da sua empresa no mercado

Para montar um planejamento estratégico será preciso além de entender o seu público, entender o momento atual da sua empresa no mercado que ela está inserida.

É preciso ir a fundo no contexto da atualidade para nortear uma estratégia de marketing nas redes sociais.

Por isso, é hora de notar qual é a reputação da sua empresa no mercado, fazer uma análise profunda dos seus canais digitais, do seu site e saber quais são seus níveis de engajamento.

Checar todas as métricas importantes para saber quais ações de marketing nas redes sociais trouxeram os melhores resultados.

Baixe já o Ebook Dicas de Como prospectar clientes.

Fazer um mapeamento não só do seu negócio, mas do mercado onde você está inserido podem gerar diversos insights. É uma maneira de entender as estratégias que seus concorrentes estão utilizando com sucesso no mercado.

Existem diversas ferramentas que possibilitam uma análise e uma comparação entre a sua empresa e as principais concorrentes.

Confira também: Quanto custa montar uma loja virtual?  

Defina o objetivo e as metas do seu planejamento estratégico

O que norteia um planejamento estratégico são objetivos e metas e quanto mais claros e palpáveis eles forem melhor. Depois de estudar o seu público, a sua empresa e os concorrentes, você deve definir o que você quer buscar com uma estratégia nas redes sociais.

Quando disse no parágrafo acima que os objetivos e as metas devem ser claros, estou dizendo que eles devem ser alcançáveis, ser específicos, ser mensuráveis e serem relevantes dentro de um certo prazo.

Um exemplo de objetivo que não é relevante, por exemplo, são o ganho de curtidas nas redes sociais.

Isso não representa nada para sua empresa, além de curtidas a mais que os concorrentes. O que torna sua marca realmente uma autoridade no assunto vai muito além das curtidas, é preciso estimular o engajamento e fortalecer o posicionamento da sua marca.

Estipule estratégias específicas para cada objetivo e meta do seu planejamento

Cada meta e objetivo do seu planejamento estratégico devem ter estratégias específicas. É preciso definir as redes sociais que sua empresa irá atuar e como se dará essa presença online nestes canais de mídia.

É lógico que as metas e objetivos se complementam e as estratégias devem ter relação entre si, mas não é possível montar apenas um único conjunto de ações para atingir todas as metas, por que existem peculiaridades em cada um destes pontos.

Com certeza, você irá utilizar métodos diferentes para atingir cada meta e será preciso criar meios de análises específicos, realizar testes A/B para refinar o seu planejamento estratégico e alcançar os objetivos traçados.

Lembre-se que as metas devem ser mensuráveis, só assim você poderá saber se a estratégia está dando certo ou se ela precisa ser modificada para aumentar a efetividade do seu planejamento estratégico de redes sociais.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: